sábado, 20 de agosto de 2011

Senhora d'Agonia

Começaram ontem as festas da minha terrinha linda, as mais belas de Portugal. As festas da Senhora d'Agonia  remontam ao séc. XVIII e são em honra da padroeira dos pescadores locais. Este ano decorrem nos dias 19, 20 e 21 de Agosto e são um marco das nossas gentes.

Ontem decorreu o Desfile da Mordomia, que contou com cerca de 400 mordomas. Estas eram as "meninas casadoiras" da altura, que usavam um traje preto e camisa branca, com um lenço de cor e uma enorme quantidade de ouro ao peito, que simbolizava a riqueza da sua família, o dote da moça. Há ainda o traje de Lavradeira, sendo o mais conhecido o de cor vermelha.
Curiosamente, ou não, a noiva vestia toda de preto, com um lenço branco na cabeça e ainda mais ouro. Haviam raparigas, provavelmente as mais pobres, que usavam ouro da freguesia inteira. Pelo que ouvi contar, houve uma rainha portuguesa que, ao ver-se presa a um casamento arranjado e que não desejava, decidiu usar um vestido de noiva preto em modos de retaliação e ordenou que a partir daquele momento em diante, todas as noivas vestissem essa cor. Na verdade, as noivas de vários grupos folkelórios vestem efectivamente de preto, mas se esta é a verdadeira razão, não o sei dizer.




Já no dia de hoje, o feriado da cidade, realizou-se durante a tarde a Procissão ao Mar, dia este que os pescadores dedicam à Senhora d'Agonia, sua padroeira que tantas vezes recorrem para ajuda nos momentos de maior aflição. Centenas de embarcações acompanham a procissão, que conta com andores com quatro figuras da tradição local, Senhora de Monserrate, Senhora dos Mares e São Pedro, além da Senhora d'Agonia, cada um transportado ao mar num barco de pesca próprio. Os andores regressam pelas ruas da Ribeira de Viana onde, na noite anterior, a população elaborou tapetes de sal, onde milhares de pessoas concentram-se para ver e saudar a sua passagem.


Amanhã, no último dia das festas, sai à rua o cortejo etnográfico. Este já se realiza há mais de um século e este ano está subordinado ao tema "Viana do Castelo - Cidade do Vinho", e contará com 3.000 figurantes, mais de 100 quadros temáticos e 30 carros alegóricos. Para terminar a romaria, a noite termina com fogo de artifício a partir do rio Lima e a cascata formada desde a ponte Eiffel.

5 comentários:

  1. Ainda digo que o acto de se casarem com um homem é o que leva as mulheres a vestirem o preto de luto

    ResponderEliminar
  2. *.*
    Embora eu também seja de Viana não coloquei os pés nessa festa :( É que isto de trabalhar não ajuda lá muito -.-
    Bem , adoro o blog =o E estou a sacar o Plants vs Zombies ... Também não sou de jogos (até porque não tenho jeito nem paciência...) mas vamos lá ver xD

    ResponderEliminar
  3. Sê bem vinda ^^ Folgo bem em saber que tens gostado do blog e os teus coments são sempre bem esperados =P Espero que te dês bem com o jogo, até porque ele não é muito difícil, mas qualquer coisa é só perguntar ^^

    ResponderEliminar
  4. tenho uma amiga de viana que foi minha colega de curso... e ela tem muito orgulho :D

    ResponderEliminar
  5. E só tem que ter orgulho. Não que eu seja muito amante destas coisas, mas sempre é a nossa terra e o orgulho tem que estar sempre lá. É a nossa terra, é um pedacinho de nós =)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)