Eu sei que toda a gente anda a falar disto e que, muito provavelmente, vou ser uma em centenas a publicar sobre o assunto. Porém, sinto que tenho que o fazer porque não escrevo pela "sensação" da notícia, mas sim porque me sinto na obrigação de o fazer.
A menina (porque sim! Ela é uma menina) que apareceu na capa da Vogue há uns meses chama-se Thylane Lena-Rose Blondeau. E tem apenas 10 anos.
Não a condeno por querer ser modelo, muitas meninas da idade dela e mais novas querem sê-lo, e não há mal nenhum em entrar para a indústria... desde que haja bom senso à mistura. Modelos fotográficos de tenra idade há vários, mas são fotografados por alguém que respeita a sua integridade, idade e inocência. Mas pior que isso são os pais, que deixam que ela seja retratada como uma adulta. Só que não o é. A miúda devia andar a brincar às bonecas, a ver desenhos animados, a jogar à bola, a viver a sua infância porque só vai ter uma e passa tão rápido que nem dá-mos por ela.
Espero estar errada, mas o mais provável é que se deslumbre com a fama e a ribalta, se torne uma estrela degradante e acabe dependente de álcool e drogas, e acabe como a Amy e tantos outros que por lá passaram.
Acredito também que este número tenha tido a maior tirada de sempre da história da revista, não graças às tias de Cascais que existem por este mundo fora, mas sim pela quantidade de pedófilos que as adquiriram. Estamos a alimentar esta doença: estamos a dizer às meninas da idade da Thylane que é perfeitamente normal parecerem-se com as raparigas crescidas, e aos molestadores que o buffet está aberto e é só escolher.
Em consequência da polémica, e do burburinho criado em torno da (mini)modelo francesa, a mãe da mesma, decidiu fechar a conta que a menina tinha na Internet para, segundo a mesma "proteger a filha, porque ainda é muito nova". A sério Apolinario?! Devias tê-la protegido ao impedir que as fotos fossem feitas daquela maneira, oh otária! Que tipo de pais são estes que para ganharem dinheiro à custa da beleza da filha, fazem dela atracção de circo, contudo, quando a coisa não lhes corre bem, reagem de um modo verdadeiramente infantil, patético e totalmente desprovido de lógica?
Querem um conselho? Tenham mais respeito pela vossa filha em vez de a explorarem. Talvez resulte.
Sou de total acordo... aliás quando passou a noticia estavam todos a dizer "ah que horror, tadinha, nao devia ser permitido" e nao sei quê... mas esquecem-se que para ela fazer aquilo, os fotografos precisam de ter as autorizaçoes dos pais. Por isso algo está de muito errado.
ResponderEliminarHá qualquer coisa que existe que não permitido a crianças trabalharem... não tenho a certeza de como isso funciona, mas deveria poder ser aplicavel nestes casos.
ResponderEliminarTens razão. Eu com 10 anos brincava às bonecas, via desenhos animados, raspava joelhos, sonhava com o principe encantado, e não estava sujeita a este mundo que uma "menina de 10 anos" não tem cabeça para o enfrentar. Não tarde estão, como dizes, a "mandarem" vir, a dizer para ela tomar drogas (por diversas razões), a dizer que ela tem de ter um fisico perfeito e que nng gostará dela se ela não o tiver.
ResponderEliminarQue é feito da infância? Já me faz confusão quando a infância que tivemos está a ser substituída por uma de miudos obesos que não brincam lá fora, que não sabem o que são jogos a não ser os da playstation, isto então faz-me ainda mais confusão. Num espaço de 10 anos criou-se uma geração completamente diferente da nossa: ler é aborrecido, já começam a querer ser lindas de morrer, não devem ver os desenhos da disney, não sabem o que é brincar. São egoistas e já vivem em competição. A nossa sociedade está a criar futuros adultos depressivos e infelizes, ninguém consegue ver isso?
Esta é daquelas notícias que me faz pensar, em que mundo vivemos agora? Não existem valores nem princípios que orientem o crescimento das crianças dos nossos dias! A infância deixou à muito de ser uma altura gloriosa de fanfarrice e inocência, onde todos eram ensinados a divertir-se com os amigos e chamados a conhecer o mundo de forma gradual e real. Hoje, infelizmente, temos crianças deslumbradas, mimadas, sem conhecer o real valor do dinheiro, sem espírito de sacrifício e muito menos de entreajuda. Devemos pensar muito bem naquilo que estamos a fazer a estas crianças...elas são o futuro da nossa sociedade!
ResponderEliminarDesenganem-se: não sou uma saudosista! Mas penso, sinceramente, que os pais de hoje não devem precipitar os seus filhos em carreiras que os exponham desta forma - eles terão tempo de tomar as suas próprias decisões e traçar o seu próprio caminho.
Os pais dessa criança só podem ser completamente atrasados mentais. Só não percebo como isto é permitido. Ela é uma criança e devia estar a brincar, não a entrar num mundo em que vão exigir-lhe o tempo todo que seja perfeita, magrérrima, esbelta, sem uma ruga nem um buraquinho de celulite. Ninguém devia crescer com essas preocupações! Já chega a partir dos 15... Faz-me lembrar aquele programa parvo chamado toddlers and tiaras. Irrita-me profundamente e só dá vontade de pregar um par de estalos naquelas mães idiotas...
ResponderEliminarA todos vocês: os pais destas crianças deviam ser presos pela valente caca que tão a fazer aos seus filhos, sangue do seu sangue. Qnd começar a puberdade, as borbulhas, as birras, o período e coisas que tais, elas vão ficar feias e confusas. Os paisinhos queridos são dar-lhes surras e dizer-lhes que são feias e que já não gostam delas pq não vão ter trabalho pq "têm a cara em obras" e o corpo a mudar. E dps vão para a droga e o álcool e dps Amy na morgue.
ResponderEliminarQnd estava a fazer este post tb me lembrei do programa "toddlers and tiaras". Um dia tb escrevo sobre isso...