quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ozzy, a tartaruga cá do sítio ^^

Para quem não sabe, eu tenho uma tartaruga de estimação, que é absolutamente louca. É uma menina e chama-se Ozzy, em honra do cantor e chanfrado de serviço, Ozzy Osbourne, porque no momento em que me questionava como baptizar a bicharoca, começou a passar na tv o Paranoid dos Black Sabbat.
Não tenho nenhuma foto dela quando chegou à minha casa, num qualquer Natal que não me lembro em que ano tomou lugar, mas já foi há uns seis ou sete anos, mais ou menos. De qualquer maneira, aqui fica uma imagem para terem uma ideia de como são quando bebés:


A minha Ozzy é do tipo Hieroglífica, originária dos USA, mais concretamente desde o Sul de Indiana até ao Norte do Mississipi. O seu nome científico é Pseudemys concinna hieroglyphica, a sua esperança de vida anda nos 40 anos e pode chegar a medir entre 25 a 30 cm. Esta espécie tem uma carapaça escura, entre o castanho e o preto, com um padrão irregular de riscas amareladas. A cabeça, cauda e membros também são escuros e adornados de riscas amarelas, mas não tem riscas a rodear os olhos. No caso das fêmeas, como a minha pequenota (que já não é assim tão pequenota), estas são tipicamente maiores e mais abobadadas do que machos (ainda dizem que a natureza não é perfeita... lol!).


Estas malandrecas gostam de apanhar solinho em grandes quantidades e de se esticarem todas, e a minha não é excepção. Também se gostam de empoleirar em qualquer coisa e jogar à estátua (pelo menos a minha gosta). São óptimas nadadoras e ainda melhores coscuvilheiras. Quando alguém cá em casa entra na sala, a Ozzy começa logo a espreitar para ver quem é e o que está a fazer, provavelmente a ver se alguém lhe vai dar de comer. Não sei se com as outras tartarugas acontece o mesmo, mas eu não me posso chegar à bicharoca que ela pensa logo que lhe vou dar de comer e começa a dar muito às patas, tipo desesperada quase a afogar-se. Se cinquenta vezes lhe desse comida, cinquenta vezes teria fome suficiente para devorar este mundo e o outro. Claro que isso não a leva a lugar nenhum, porque as tartarugas não podem comer de mais, cumprindo a dieta que eu e a minha mãe lhe damos à risca, porque também não tem outro remédio xD E quando come, é uma sôfrega que só visto! Até parece que tem medo que a comida lhe fuja. As Tartarugas Hieroglíficas são omnívoras e comem um pouco de tudo. A minha, só não come queijo, que de resto "traça tudo": é carne, é peixe, é alface (o que deve ser evitado porque lhes pode causar diarreia), tomate, fiambre, presunto, pão, etc., etc. Desde que dê para comer, até vão dedos! Mas normalmente, a base da sua alimentação é composta por comida daquelas próprias que se vende nas lojas, como um género de "rolhinhas" ou camarões secos.


Ela agora está enorme, maior até que a minha mão, e quando veio era tão bebé e pequenina, que a carapaça tinha mais ou menos 4 centímetros desde a cabeça até ao rabo. E nesse ano, curiosamente não hibernou, como também não o fez no ano seguinte. Porquê, nunca saberei. Este ano, tal como os anteriores, irá hibernar, comerá muito esporadicamente e deixará de fazer as palhaçadas habituais que tanto me fazem rir. Podem dizer o que disserem dos animais, de estimação ou não, quer sejam gatos, cães, periquito ou tartarugas, que não têm sentimentos nem sensibilidade ou que não são importantes, mas quem o diz nem sabe do que fala: os animais sentem sim, e são nossos amigos e companheiros, nunca nos vão trair ou deixar e mesmo que não digam palavra, são melhor companhia que muito humano que por aí anda.



A informação específica sobre as tartarugas hieroglíficas utilizada neste post foi recolhida daqui. As imagens são do google, porque apesar de já ter a minha máquina ao meu dispôr, a desgraçada não quer colaborar, sendo que nenhuma das tartarugas aqui expostas é a minha Ozzy. Sorry guys =/

5 comentários:

  1. o meu Mais-que-Tudo também teve uma e teve que dar ao áquario nacional porque estava já enorme :s

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho medo é disso mesmo: que ela fique muito grande e que seja obrigada a dá-la a um aquário ou coisa equivalente... =(

    ResponderEliminar
  3. OLá, gostava de saber à quantos anos a compraste :)

    ResponderEliminar
  4. oi tenho dus tartarugas filhotes desdo dia que a ganhei elas não tao comendo e nem bebendo agua e não ficam na agua o q faço

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)