Para quem não sabe, eu tenho uma tartaruga de estimação, que é absolutamente louca. É uma menina e chama-se Ozzy, em honra do cantor e chanfrado de serviço, Ozzy Osbourne, porque no momento em que me questionava como baptizar a bicharoca, começou a passar na tv o Paranoid dos Black Sabbat.

A minha Ozzy é do tipo Hieroglífica, originária dos USA, mais concretamente desde o Sul de Indiana até ao Norte do Mississipi. O seu nome científico é Pseudemys concinna hieroglyphica, a sua esperança de vida anda nos 40 anos e pode chegar a medir entre 25 a 30 cm. Esta espécie tem uma carapaça escura, entre o castanho e o preto, com um padrão irregular de riscas amareladas. A cabeça, cauda e membros também são escuros e adornados de riscas amarelas, mas não tem riscas a rodear os olhos. No caso das fêmeas, como a minha pequenota (que já não é assim tão pequenota), estas são tipicamente maiores e mais abobadadas do que machos (ainda dizem que a natureza não é perfeita... lol!).
Estas malandrecas gostam de apanhar solinho em grandes quantidades e de se esticarem todas, e a minha não é excepção. Também se gostam de empoleirar em qualquer coisa e jogar à estátua (pelo menos a minha gosta). São óptimas nadadoras e ainda melhores coscuvilheiras. Quando alguém cá em casa entra na sala, a Ozzy começa logo a espreitar para ver quem é e o que está a fazer, provavelmente a ver se alguém lhe vai dar de comer. Não sei se com as outras tartarugas acontece o mesmo, mas eu não me posso chegar à bicharoca que ela pensa logo que lhe vou dar de comer e começa a dar muito às patas, tipo desesperada quase a afogar-se.
Se cinquenta vezes lhe desse comida, cinquenta vezes teria fome suficiente para devorar este mundo e o outro. Claro que isso não a leva a lugar nenhum, porque as tartarugas não podem comer de mais, cumprindo a dieta que eu e a minha mãe lhe damos à risca, porque também não tem outro remédio xD E quando come, é uma sôfrega que só visto! Até parece que tem medo que a comida lhe fuja. As Tartarugas Hieroglíficas são omnívoras e comem um pouco de tudo. A minha, só não come queijo, que de resto "traça tudo": é carne, é peixe, é alface (o que deve ser evitado porque lhes pode causar diarreia), tomate, fiambre, presunto, pão, etc., etc. Desde que dê para comer, até vão dedos! Mas normalmente, a base da sua alimentação é composta por comida daquelas próprias que se vende nas lojas, como um género de "rolhinhas" ou camarões secos.

Ela agora está enorme, maior até que a minha mão, e quando veio era tão bebé e pequenina, que a carapaça tinha mais ou menos 4 centímetros desde a cabeça até ao rabo. E nesse ano, curiosamente não hibernou, como também não o fez no ano seguinte. Porquê, nunca saberei. Este ano, tal como os anteriores, irá hibernar, comerá muito esporadicamente e deixará de fazer as palhaçadas habituais que tanto me fazem rir.
Podem dizer o que disserem dos animais, de estimação ou não, quer sejam gatos, cães, periquito ou tartarugas, que não têm sentimentos nem sensibilidade ou que não são importantes, mas quem o diz nem sabe do que fala: os animais sentem sim, e são nossos amigos e companheiros, nunca nos vão trair ou deixar e mesmo que não digam palavra, são melhor companhia que muito humano que por aí anda.

A informação específica sobre as tartarugas hieroglíficas utilizada neste post foi recolhida daqui. As imagens são do google, porque apesar de já ter a minha máquina ao meu dispôr, a desgraçada não quer colaborar, sendo que nenhuma das tartarugas aqui expostas é a minha Ozzy. Sorry guys =/
OZzy... The turtle menace XD
ResponderEliminaro meu Mais-que-Tudo também teve uma e teve que dar ao áquario nacional porque estava já enorme :s
ResponderEliminarEu tenho medo é disso mesmo: que ela fique muito grande e que seja obrigada a dá-la a um aquário ou coisa equivalente... =(
ResponderEliminarOLá, gostava de saber à quantos anos a compraste :)
ResponderEliminaroi tenho dus tartarugas filhotes desdo dia que a ganhei elas não tao comendo e nem bebendo agua e não ficam na agua o q faço
ResponderEliminar