sábado, 26 de abril de 2014

Pizza time!

E hoje o jantarico é pizza! Nos fins-de-semana que estamos juntos, eu e o Moço criamos uma nova tradição: fazer pizza e enfardá-la como gente grande =P

Somos nós que fazemos tudinho!! Vá, ele faz quase tudo... eu dou apoio moral e digo: mais queijo!! A receita é bastante simples, ainda que um pouco trabalhosa:

Para a massa (dá para 3 pizza médias ou duas grandes):

550 g de farinha
25 g de fermento de padeiro
3 colheres de azeite
300 ml de água
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal fino
Farinha para polvilhar

Numa tigela, dissolver o fermento e o açúcar num pouco da água. Deixar repousar 5 minutos. Em seguida, dissolver o sal também num pouco de água. Colocar a farinha numa tigela e abrir um buraco no meio. Colocar o fermento, o sal e o azeite, e misturar com os dedos. Adicionar o resto da água e amassar até deixar de colar nas mãos (se for preciso, juntem um pouco de faria para esse efeito). Deixar levedar durante 2:30 h.


Receita para o molho de tomate (à la Moço):

Azeite
Cebola picada
Orégãos
Tomate picado ou em cubos
Polpa de tomate
Alho picado
Pimentão doce
Louro

Todos estes ingredientes são colocados q.b. Normalmente o tomate em cubos deveria chegar, mas como eu sou uma "tomateira", ponho polpa também para o sabor ser mais intenso =)

Colocar o azeite na frigideira e deixar aquecer. Depois alourar o louro, alho e a cebola, até esta última ficar transparente. Em seguida, adicionar o tomate picado e deixar cozinhar entre 3 a 4 minutos. Adicionar um pouco de polpa de tomate e mexer. Adicionar os orégãos e o pimentão doce, mexer e deixar cozinhar se tornar mais ou menos espesso. Em seguida, tirar o louro, colocar num recipiente e passar pela varinha mágica.

O molho deve ser deixado arrefecer antes de ser colocado na pizza, para que não coza a massa.




E pronto, é isso! Depois é só colocar o molho e todos os ingredientes que quiserem lá para cima, levar ao forno e... enfardar!! Experimentem, e bon appetit!

5 comentários:

  1. Sou demasiado preguiçosa para fazer pizza em casa...xD Mas a-d-o-r-o pizza. Fiquei com água na boca agora :P

    R: A série é sobre uma rainha da Escócia que é mandada para França para se casar com o próximo rei. E, entretanto, surge uma profecia que diz que, se eles se casarem, ela será a causa da morte dele. E andam uns enredos em torno desse casamento, mas não só. É sobre coisas "da realeza", pronto xP Mas é super giro... Eu não costumo gostar dessas coisas mais viradas para o histórico, mas fiquei apaixonada pela série ^^

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso comer pizza à bruta, mas gosto muito. Ontem até me apetecia, mas não me apeteceu ir comprar a base (o resto "ela" gosta de fazer em casa) e ficámo-nos por umas fatias de pão alentejano com queijo e chourição, que foram ao forno e imitam a pizza. Eheheh

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Estás sempre cheio de fome... isso deve ser doença xD

    IceQueen - Esta vale a pena o trabalho (se bem que eu quase só como... =P)

    Essa série parece interessante... vou investigar!

    JS - Muito bem!! A arte de desenrascanço é muito importante =) E se soube bem à mesma, é o que se quer ^^

    ResponderEliminar
  4. Quando vou passar os fins de semana a casa do meu namorado (moramos quase em pontas opostas do país), também há a tradição da pizza. Mas é uma receita que "inventei", a pizza-pão. Num desses fins de semana tínhamos feito pouca massa de pizza (nem para uma pequena dava), por isso improvisei, cortei baguettes, e pus os ingredientes lá em cima. Desde aí que temos a tradição e já nem sequer tentamos fazer pizza normal, a pizza pão é bem melhor :P

    Blog | Facebook |

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)