quarta-feira, 14 de março de 2012

Vamos todos assinar esta petição, por uma UM mais segura!!

Esta semana está a decorrer na minha universidade uma petição. A maioria deve estar a pensar que é só mais uma treta sem qualquer importância, mais um pedido dos meninos e das meninas estudantes, que muitos acreditam nada querer fazer no mundo do que gastar o seu tempo e o dinheiro dos pais. Para começar, não, nem todos somos assim e, não, este assunto é do maior interesse de todos, em especial, da comunidade estudantil da Academia Minhota.

O que pedimos é tão somente "mais polícias perto da Universidade". Essa petição destina-se, unicamente, a que haja um reforço policial em ambos os campus da Universidade do Minho, que se situam em Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). Não queremos luxos nem futilidades, apenas mais segurança e, acima de tudo, uma segurança efectiva, para que mais ninguém seja subtraído dos seus pertences e/ou dignidade quando quer aprender uma profissão e, mais tarde, se tornar produtivo para o seu país.

Infelizmente, não só aqui, os roubos e furtos e até violência têm aumentado de um modo absurdo. Imensos colegas e amigos meus têm sido abordados quase diariamente por indivíduos munidos de facas, e sabe-se lá que mais. Em anos anteriores já se tentaram organizar outras petições, inclusivamente para criarem um posto de polícia perto do campus, todavia, acabamos por não nos mostrarmos importantes o suficiente para sermos merecedores de uma maior e melhor segurança.

Todas as semanas ouvem-se histórias de pessoas que são roubadas nas imediações e, inclusivamente, dentro do campus de Gualtar. Sinceramente, não sei como as coisas andam em Azurém, mas não estão melhores. Soube também de uma rapariga que quase, quase!, foi violada algures no campus ou muitíssimo perto deste. A semana passada duas caloiras do meu curso foram furtadas, e uma delas ficou sem o dinheiro da renda de uma outra colega e, surpreendentemente, ou não, a polícia não se prontificou a ajudar. Da última vez que verifiquei, ainda somos nós, contribuintes, que pagamos os ordenados deles... Depois deste triste acontecimento, por todas as razões imagináveis, dois colegas do 1.º e 3.º ano de Direito decidiram que era tempo de voltar a demandar aquilo que deveria ser nosso por direito: um reforço policial que tem vindo a ser pedido à imenso tempo. Aliás, há tempo demais.

Até ao momento, já foram recolhidas imensas assinaturas, e estou convicta que as 4500 necessárias para a questão ser debatida a nível nacional serão conseguidas. Felizmente, a massa estudantil tem aderido positivamente, porque são eles que sentem a falta de segurança todos os dias. O Cabido de Cardeais já se mostrou disponível para ajudar, quer a nível de divulgação, quer ao nível financeiro. Ainda, a AAUM (Associação de Estudantes da Universidade do Minho) está a preparar uma campanha de sensibilização para a intensificação do policiamento na zona.

Para o porta-voz da Reitoria, estes "são episódios muito pontuais". Pergunto-me regularmente se, caso fossem os filhos deles roubados ou as filhas deles quase violadas, se estas situações seriam meramente pontuais ou, pelo contrário, de extrema urgência e que têm de ser resolvidos o quanto antes. Mas isso sou eu, e cada um tem a sua opinião. Quem foi vítima desta violência desmedida são, para além de estudantes da Universidade do Minho, filhos, netos e irmãos de alguém.

Ajuda nunca é demais, assim que peço a colaboração de todos os que me lêem. Se forem alunos da Academia, podem e devem assinar a petição nos locais divulgados (Complexo Pedagógico 2 no campus de Gualtar e no Gabinete de Apoio ao Aluno no campus de Azurém, de dia 13 a 16 de Março, terça a sexta-feira, das 9:30 às 12 horas e das 14 às 18 horas). Hoje, no Porto Canal, pelas 21 horas, passará uma peça sobre o assunto, que está também disponível das edições do Jornal Académico da UM e no Diário do Minho desta semana. Quem quiser aderir à página do Facebook do evento pode ir aqui e aderir. É tão simples, e estariam a fazer muito quer por mim e também por todos nós.

4 comentários:

  1. eláaaa... nao fazia ideia :o piorou bastante :s

    ResponderEliminar
  2. Alguem sabe se vai haver mais recolha de assinaturas? Infelizmente não pude assinar.

    ResponderEliminar
  3. Corina - Sim, está muito pior. Tem ficado cada vez mais perigoso de ano para ano... =/

    Xs - Muito obrigada ^^

    Isabel - Vou falar com os responsáveis, a ver o que se pode fazer =)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)