domingo, 11 de março de 2012

A moda chegou a isto...?!

Ontem, à hora do jantar, deu uma reportagem no jornal da noite sobre a Moda Lisboa, que este ano tem como tema "Freedom". Não tenho, na verdade, rigorosamente nada a dizer quanto ao evento em si ou quanto às roupas, que eu não percebo nada de moda. Não. Vou falar da viadice patológica que alguns seres demonstraram e que foi transmitida pelo telejornal...

Infelizmente, ou felizmente, depende das perspectivas, não encontrei nem vídeo nem fotos do que vi ontem na tv, mas posso desde já dizer que foi aterrador. À entrada do sítio onde ia decorrer o invento estava um travesti bastante produzido e que, ao longe, era quase uma mulher autêntica. Deve ter tomado tantas hormonas que até a voz era de rapariga, bem fininha e que nada tinha a ver com a sua ração negra. Estava vestido como uma mulher, com um penteado que fazia lembrar uma princesinha das histórias da canalha, de salto alto, maquilhagem e sei lá mais o quê. Cada um sabe de si, contudo, acho que uma pessoa chegar àquele ponto é um pouco absurdo. Antes que comecem com ideias de que sou homofóbica ou preconceituosa, não sou nada disso. Mas tudo tem limites, e se vocês vissem o que eu vi, pensariam o mesmo. E tenho a certeza que toda a gente com quem falou sorriram para ele/ela e, ao mesmo tempo, diziam mentalmente para si que ele/ela era uma aberração. Eu apenas pensei que ele/ela estava mais para o perdido da cabeça do que outra coisa. Se ele/ela se sente melhor num corpo de mulher, esses são os seus sentimentos, contudo, não precisa de se ridicularizar para se afirmar, que era simplesmente o que ele/ela estava a fazer. Exagerou a personagem um pouquinho demais, diga-se. Todavia, não era quem estava pior.

Como se não bastasse, apareceram os viadinhos de serviço naquele dia. Vamos lá esclarecer uma coisa: existem gays e lesbicas, homossexuais, que gostam de pessoas do mesmo sexo que eles. Até aí, não há nada mais normal (sim, eu considero a homossexualidade normal, quem não gostar que ponha na beira do prato, quero lá saber). Uma coisa totalmente diferente é o viadinho. Esse tipo de ser tem como único propósito usar a sua orientação sexual para chamar a atenção e exagerar tudo o que é ser-se homossexual. Aquilo a que assisti ontem foi uma ridicularizarão dos homossexuais, ponto final. Aquilo eram eram rapazes com hastes de veado no casaco, com carteiras de senhora, com sapatos de salto, com blusas femininas, com fitas e adornos do cabelo de mulher! Eram homens vestidos como raparigas, mas não eram travestis, não estavam produzidos como o indivíduo referido supra, que apesar de um pouco ridículo, desempenhava a personagem. Ao lado deles, o travesti era uma rainha. Aqueles eram matrafonas, tipo carnaval versão rasca e altamente foleira. A Lady GaGa veste-se melhor que eles todos os dias.

E agora eu pergunto-me: quem em é que gosta assim tão pouco de si para se expor desta maneira ante das câmaras e achar que é a melhor bolacha do pacote?! Pior: quem é que usa estas pessoas para "engrandecer" um evento de moda?! Digam o que disserem, o travesti que ali estava não apareceu pela obra do divino espírito santo, nem foi tampouco em razão do dito que as moçoilas que estavam encarregues dos penteados das modelos lhe deram um jeitinho ao cabelo só porque ele pediu. Ele foi convidado para lá estar, mesmo à porta do espaço, para dar espectáculo.

Em resumo, o Castelo Branco que se cuide. Andem aí umas versões bem mais parolas dele mesmo, se é que isso é possível. Temos que dar mérito ao fulano, que ele pode ser um marchand da mariquice, mas tem o seu estilo. Aqueles miudinhos só devem andar à procura de alguém com quem praticar umas orgiazinhas, e pensaram que a melhor maneira era era combinar a roupa da irmã com uns galhos da árvore do quintal.


P.S.: Para a nova seguidora, a RougeDessin, os meus votos de não te assustares com o primeiro post que escrevo depois de te juntares a nós, sendo ele deste tema. Se tiverem um ataque do miocárdio, depois manda a conta... =/

7 comentários:

  1. Epah sinceramente, a "bicheza" tem muito que se lhe diga... Acho que é um caso muito complexo. O que é o conceito "normal"? Quem é que estabeleceu esse padrão? Quem sou eu ou tu ou um psiquiatra qualquer para decidir que o comportamento foge dos parametros naturais?
    Eu não conheço nenhum travesti, mas gostava de conhecer. Gostava de compreender quais são as motivaçoes que levam alguem a vestir-se assim e a ter essas acções espanpanantes. O mais proximo que conheço sao os homossexuais que frequentam o curso de teatro, que sao todos bichas teatrais. Mas vestem-se como gente normal. Acho que os gestos exagerados deles fazem parte da sua natural tendencia para a representaçao.
    Agora sinceramente, se os travestis que viste nao faziam mal a aninguem, deixa-os estar. A distinção piroso/com classe tambem afecta essa comunidade. Não conheces pessoas completamente heterossexuais que se vestem e agem de formas ridiculas so para chamar a atençao? Vai por aí.
    O senhor Castelo Branco, eu tento respeitar o maximo que posso. Acho que é uma figura que nao se enquadra em Portugal, mas que faz todo o sentido nos EUA onde por acaso, o senhor vive grande parte do tempo. Não foi ele que se auto-intitulou um dos homens mais sexy da Madison Avenue, mas sim a comunidade gay - e acho que só isso diz muita coisa.

    ResponderEliminar
  2. epá... é mesmo isso para chamar atenção porque têm essa necessidade

    ResponderEliminar
  3. Eu tava contigo quando deu isso... eu vi a tua reacção :P

    ResponderEliminar
  4. almond_girl - Eu já os deixo estar, e claro que há heteros que são altamente parolos, até já falei disso aqui no blog. Mas o que mais me revoltou foi usarem a imagem do travesti e das bichonas para vender mais moda, como se fossem uns sacos de batatas...

    Corina - Mesmo, não é por mais razão nenhuma. E assim, acabam por ridicularizar todos os homossexuais... =/

    Heartless - Eu sei que sim xD

    ResponderEliminar
  5. *Nightwish* - nós vivemos num Mundo perverso, o que é que tu queres? O que faz o Mundo girar não é a força gravitacional. É o money money money. O que interessa é vender, seja lá como for... A indústria publicitaria não tem escrúpulos, nem decência, nem racionalidade. Quem é que não se lembra de há uns anos atrás ter toda a gente andado a comprar ecopontos só porque apareceram crianças, com textos decorados e ensaiados a apelar na tv? Já viram que depois do discurso altamente idiota do Futre, o gajo não faz nada senão lucrar - ele é livros, ele é comerciais televisivos, ele é campanhas publicitárias... O que é o gajo vale realmente?
    Epah, c'est la vie. Eu já não me surpreendo com este sick World tão facilmente quanto isso...

    ResponderEliminar
  6. Eu vi com cada um(a) no Telejornal a ser entrevistado!
    Que só pensei: Mas que merda é esta?!

    ResponderEliminar
  7. almond_girl - Também não me surpreende... Mas mete-me nojo na mesma.

    Xs - Eu pensei o mesmo, deixa estar...

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)