segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Happy Samhain to all!

Para a maior parte de vós, hoje é o dia do Hallowe'en, de vestir a preceito para o "Dia das Bruxas", empanturrar-se de coisas boas ou simplesmente sair (e/ou apanhar mais uma piela, depende dos casos xD). Para mim, é um dia importante: é o Samhain, o início do calendário celta, que marca o fim de um ano e o começo de um novo. A ideia era fazer mega festão, ou coisa que o valha, mas infelizmente a coisa não vai sair como eu planeai, porque:

1. Não tenho as coisas todas para fazer tudo como deve de ser, daí que vou simplificar um pouco a celebração (visto que só me lembrei de verificar o que necessitava hoje de manhã...);

2. Tenho muuuuuiita preguiça para preparar aquilo que ainda tenho;

3. Tenho que economizar tempo para estudar para Direito do Trabalho... --'

Pois, a coisa não vai sair pelo melhor. Ainda assim, vou manter algumas tradições, como acender velinhas pela casa para afastar os maus espíritos que possam andar por aí à solta esta noite (daí surgiu a história das abóboras com caras mázonas), queimar as coisas más que me aconteceram no ano passado e pedir coisas boas para o novo ano que está a entrar. Este último ritual encerra um simbolismo de purificação e de renovação. Para tentar completar a coisa, vou queimar incenso e comer alguns alimentos com algum significado, como maçã, um produto das colheitas e um bolinho de chávena, provavelmente de chocolate, para a celebração. Porque sim, hoje é um dia de festa!

As pessoas normalmente associam este dia e o seguinte a coisa más ou tristes, porém a ideia celta é mesmo celebrar as coisas boas da vida! Era no Samhain que os clãs celtas comemoravam o fim das colheita e do trabalho na terra, e armazenavam o que tinham adquirido ao longo de meses de lavoura para as agruras do Inverno, meses de escuridão, em que o solo se tornava infértil. Faziam fogueiras sagradas enormes, e cada clã acendia aí uma tocha para a purificação dos seus. Era feitos sumptuosos banquetes, para comemorar mais um ciclo de vida, com vinho, doces e muita comida.

E é mais ou menos isso que vou tentar fazer hoje ao jantar, ainda que sem a maioria dos recursos a que a coisa obriga, e sem mais ninguém cá em casa. Pois é, hoje estou sozinha por aqui, visto as meninas terem "esquecido umas aulinhas", e decidido fazer "ponte".

Anyway... Happy Samhain to all of youuuuu!! ^^

4 comentários:

  1. Aqui não se fez nada!
    Nunca liguei a isso!
    Foi um dia como todos os outros!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já sabia :) Mas é sempre bom descobrir mais alguém que conhece e não pensa que é só sobre bruxarias... Sabes eu tenho desejos diferentes para esta celebração, desejo menos preconceito e mentalidades mais abertas. Feliz Saimhain para ti também!

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Thank yoooouu! ^^

    Xs - Eu cá ligo. Desde que tenha sido um dia como todos ou outros e com chocolate, estás perdoada xD

    Corina - Bons desejos =) E obrigada ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)