sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cozinheiros de serviço! ^^

Para sermos bem precisos, é mais um cozinheiro e uma pasteleira, daqueles dos bons! Pois é, o foufinho veio passar o fim-de-semana aqui com a je moi, o que significa duas coisas: ele faz a comida e eu os docinhos.

A pergunta dele, ainda não tinha cá chegado, foi: "O que é que vamos fazer para o jantar?!", porque sempre que me visita, ele confeccionar uma coisa mais elaborada, de preferência nova e que nunca tenha tentado antes, ou que já tenha tentado e ache que eu vou gostar muito. Eu tento inovar nos bolos e coisinhos que tais, mas acabo quase sempre por fazer o supra sumo dos clássicos, ou seja, bolo de chocolate.

Só que desta vez decidi variar. Ia fazer um bolo que, por acaso, encontrei numa revistinha que a minha mãe me deu só com receitas de bolos com maçãs, no dia em que a Rita "Desaparecida" veio fazer as lulas (desaparecida porque são mais as aulas a que falta do que as que frequenta xD Mas é uma óptima pessoa). O problema é que não tinha duas coisas muuuuito importantes: canela e, acima de tudo, as maçãs. Como entretanto adquiri os ingredientes que me faltavam e substitui o rum da receita pela vodka que tenho cá por casa (que casa de estudantes não é casa de estudante sem uma garrafinha de vodka ou equivalente), meti-me lá à aventura com o "Bolo Espanhol de Maçã" (a sério Apolinário?! Tinha mesmo que ser espanhol?! --'):

Ingredientes:

3-4 maçãs
125 ml de rum (que substitui pela vodka, vide supre)
200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
125 g de nozes picadas (que não pus, porque não gosto disso em bolos)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento em pó
200 g de farinha

Descasque as maçãs, tire as sementes e corte em pequenos cubos. deixe marinar em metade do rum. Bata a manteiga com o açúcar numa taça. Adicione os ovos um a um e continue a bater. Misture as nozes picadas com o cacau, canela, fermento e farinha. Junte o resto do rum e os cubos de maçã. Deite a massa numa forma já untada, alise e leve ao forno. Após o tempo de cozedura (40-45 minutos), retire o bolo, deixe arrefecer e desenforme para um prato de bolo.

E pronto, é só isto, e já dá algum trabalho. O bolito ficou bom, mas tinha vodka a mais, que foi posta mais a olho do que outra coisa. Ainda assim, o foufinho gostou muito e eu também, e aconselho a todos a experimentarem! Aqui fica uma foto da coisinha boa, que desta vez lembrei-me de fotografar antes de comer e depois não haver bolo para amostra ^^

4 comentários:

  1. E estava muito bom, pena o assado nao ter ficado tão bom... eu embebedo a coisas XD

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que a Xs tambem vai fazer quqlaquer coisa doce este fim de semana, vamos aguardar...

    ResponderEliminar
  3. Mas tambem bolo de estudantes com vodka a menos, não podia ser :p LOLOLOL

    Divirtam-se ^^

    ResponderEliminar
  4. agora fiquei com apetite para uma coisa destas xD faz uma destas para mim um dia :)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)