quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sinais de que poderás ser um livro-dependente

Há uns tempo, encontrei pela internet algumas listas de sinais de que indicam que, provavelmente, se é um bookaholic: alguém que adora livros (livro-dependente). Tipo eu. Posso dizer que me revejo na maioria das situações enumeradas, o que não é um choque nem um espanto, mas deu para rir um bom bocado.
Decidi então partilhar uma lista criada por mim, com alguns dos sinais que podem demonstrar que também tu, sim tu que estás a ler, és alucinado por livros:

1. Lês à socapa no trabalho
Check. Mais que uma vez, e cheia de medo de ser apanhada. Mas não resisti. Também já li nas aulas. Lembro-me perfeitamente de ler O Monte dos Vendavais da Emily Brontë nas aulas teóricas de Penal II. Não sei como o professor nunca percebeu, uma vez que tinha aulas em anfiteatros, em que o orador consegue ver tudo o que a plateia está a fazer, ainda para mais tendo em conta que àquelas aulas iam meia-dúzia de gatos pingados.

2. Lês no carro/enquanto conduzes
Não, nunca fiz. Mas isso é porque não conduzo. Mas admito que, se conduzisse, tal como algumas pessoas, ficaria tentada a ler nos semáforos...

3. Lês noite dentro:
Check. Até cair, literalmente, para o lado com o livro na mão, ou mesmo com a cabeça entre folhas do dito cujo. Check that too.

4. Sentes-te nervoso(a) entre leituras
Check. Posso não ter tempo para pegar num livro durante semanas, mas tenho sempre que ter algum para ler. Sempre. É uma necessidade básica, portant's.

5. Os funcionários das livrarias e/ou bibliotecas que frequentas, já sabem o teu nome
Não digo que me conheçam pelo nome, mas os funcionários da Bertrand do burgo reconhecem-me quando lá vou e, por vezes, até sorriem daquela forma como quem diz "lá vem esta outra vez...". Tenho histórias muito engraçadas lá passadas, em especial com o gerente da loja, que é um senhor impecável tendo em conta que aguenta com a minha panca sempre sorridente e bem disposto.

6. A primeira coisa que fazes quando vais à casa de um amigo, é espreitar a sua prateleira
Check. E até trago alguns emprestados.

7. Após a leitura de um livro, tens necessidade de fazer "luto"
Check. Por diversas vezes, quando leio aqueles livros que mais gosto e, por consequência, que mais me marcaram, apesar de poder já ter uma leitura seguinte em mente (vide ponto 4.), sou incapaz de ler. Alguns livros exigem um momento de reflexão depois de terminados, quase como uma lavagem à alma.

8. Falas sobre personagens fictícias como se fossem reais
Muito check nisto. Consigo conversar durante horas sobre personagens, acontecimentos, locais... tudo o que exista num livro de ficção, como se fossem coisas reais, como se conhecesse essas pessoas ou locais, ou como se essas situações se tivessem passado comigo e bem à frente dos meus olhos. Perguntem ao Moço que ele confirma (ele também sofre deste e de outros males da lista =P ).

9. Lês enquanto fazes outras coisas
...como comer ou a andar na rua. Sim, já fiz ambas. Lembro-me que, não há muito tempo, estava a ler quando a minha mãe me chamou para almoçar. Como estava mesmo a terminar um capítulo, levei o livro para a mesa e continuei a ler, passando as folhas com uma mão, e tentando não espetar o garfo no olho com a outra. De repente, só ouço a minha mãe a dizer "mas estás a ler ao mesmo tempo que estás a comer?!?!". A resposta parecia vinda de uma criança apanhada com a boca cheia de chocolate "mas só me faltam umas duas páginas para terminar esta capítulo!!".

10. Lês em catadupa, a uma velocidade estonteante, e mais que um livro de cada vez
Não. Primeiro porque não tenho tempo, e segundo, porque gosto de "digerir" os livros que estou a ler. Conheço vários testemunhos de leitores que, passado pouco tempo, já não se lembram de nada do que leram. Uns, é certo, não têm lá grande memória, mas arrisco-me a dizer que a maioria simplesmente não presta lá grande atenção ao conteúdo do livro, e está mais preocupada em dizer que leu 275062 obras em determinado número de dias/meses. Sou uma leitora lenta, portant's, que normalmente lê um livro de cada vez, e demoro o meu tempo para deixar-me embrenhar na sua história (ou deixar a história embrenhar-se em mim =P ).

11. Tarefas incompletas
Podes ter a casa virada do avesso mas, nesse momento, só consegues pensar que tens que continuar a ler para saber o que se vai passar a seguir. E sim... check.

12. A tua lista de presentes de aniversário/natal contém, essencialmente, livros
Check. Uma das últimas listas que dei ao Moço, despoletou a seguinte reacção: "eu pedi-te uma lista de prendas, não uma lista de livros". Aliás, muitos dos meus presentes são efectivamente livros. Posso dizer que prefiro isso a roupa! Quando me dão dinheiro... é óbvio onde o vou gastar, não achas?! Sim, pois claro, vou comprar um livro ^^

13. Não sabes o que é ter "demasiados livros"...
...mas sim o que é não ter prateleiras suficientes. Check!

2 comentários:

  1. Também sou uma alucinada por livros xD
    Só os pontos 2, 5 e 10 é que falham de resto sou igual :)

    ResponderEliminar
  2. Está confirmado, sou uma bookaholic com toda a certeza... e sim, eu também sei bem o que é não ter prateleiras suficientes xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)