sábado, 10 de janeiro de 2015

Saldos de "província"

Não sei se é só de mim... mas os saldos esta temporada estão pelas horas da morte. Ontem aproveitei a tarde livre para ir a algumas lojas, mas vim desconsolada. Para além de não conseguir encontrar quase nada de jeito (bem sei que sou esquisita, mas não me lembro de, noutra situação semelhante, não encontrar praticamente nada que gostasse), as peças em saldo são pouquíssimas. Comprei apenas uma t-shirt do Mickey para usar "de fim-de-semana" e um anel. Ok, confesso que foi bom para a carteira uma vez que apenas gastei €5, mas ver o Moço com mais sacos do que eu, não é algo a que esteja habituada.

Mas acho que já percebi o que se passa... O nosso "Primeiro" explica às massas:

Na cerimónia de assinatura do consórcio da UNorte.pt, que junta as universidades do Minho, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a qual se realizou em Vila Real, o nosso "Primeiro" declarou que, embora esta iniciativa seja inspiradora, e o Estado esteja interessado em ser parceiro, precisa de "conhecer as regras", já que é necessário um "grande sentido de realidade e pragmatismo". É certo que destacou este caminho seguido pelas três universidades em questão, mas que não podemos "pensar só no Norte", acrescentando ainda que "não podemos ter uma visão provinciana, paroquial, mas antes uma visão cosmopolita, aberta e global dos nossos projetos e intenções"*.

Oh homem, podias ter dito logo de caras que achas que a iniciativa é boa, mas que devia ter sido feita em Lisboa. E já agora, a Comic Con também. É provável que alguém se tenha esquecido de te dizer que Porto e Braga são as segunda e terceira cidade, respectivamente, mais desenvolvidas e cosmopolitas do país. Mas lá está: em Lisboa usam-se fundos comunitários; cá no Norte, a zona mais pobre do país e das mais pobres da Europa, fazem-se "omeletes com os ovos que se tem", como bem dizes.

Por isso, meus caros, está explicado porque razão os saldos "cá por cima" estão a ser uma treta: nas províncias, não se pode esperar mais. Acho que vou ter que ir a Lisboa aos saldos...



* Os trechos a itálico são citações da versão impressa da notícia do JN de hoje.


Adenda: Obviamente, o facto de os saldos estarem a revelar-se uma nulidade, não tem nada a ver com regionalismos (apesar de as diversas lojas de uma mesma entidade terem produtos diferentes entre si).

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra as pessoas de outras regiões, lisboetas incluídos - que não têm culpa que na capital se concentre todo o tipo de serviços (e de subsídios europeus). Afinal, é a capital do pais. Acho apenas que a situação supra descrita foi, no mínimo, infeliz e despropositada.

Finalmente, espero que a Comic Con continue a realizar-se no Porto (ou nos "arredores" como algumas pessoas gostam de dizer), porque assim de repente, não conheço mais nenhum evento do género que não seja fora da área metropolitana de Lisboa (já que Amadora, segundo essas mesmas pessoas, não é Lisboa). Ao menos, tenho um evento a onde ir, nem que seja somente uma vez por ano ^^

2 comentários:

  1. Nos últimos anos isto tem vindo a piorar. Então nas grandes cidades pior! Quando estava na Covilhã encontrava sempre umas ceninhas fixes nos saldos, da estação e até logo para a próxima. Aqui em Lisboa? Nem pensar... Vá lá que não tenho gostos muito requintados e gosto de coisas simples, lá encontro sempre qualquer coisa...

    Em relação àquela minha imagem do sotão: que cantinho de sonho! E do desafio... Euzinha também ficava out da escola primária!

    ResponderEliminar
  2. Não faço ideia de como é que isto anda em termos de saldos, já que ainda não fui... Aliás, nem sei se vou aos saldos este ano xD Não ando a precisar de nada e nem tenho sentido falta de ir às compras x)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)