sábado, 17 de janeiro de 2015

Equal not the same

No outro dia acompanhei uma pessoa a uma loja de roupas e bijuterias, para ver uma estola/gola de pelinho. Entramos, perguntamos pela peça que tínhamos visto na montra e a senhora que lá estava (que era extremamente simpática) diz "as nossas peles são todas verdadeiras". Primeira facada. Acto contínuo, a senhora diz que as peles são de raposa. Segunda facada. Escusado será dizer que qualquer dos "pelinhos" da loja, mesmo em promoção, custavam os olhos da cara.

Já de saída, passamos novamente pela montra e, qual não é o meu espanto, estava lá bem na ponta uma raposa branca (que devia ter sido linda quando era viva) transformada em estola/gola completa. Não estou a brincar, era o bichinho todo ali, cabeça, patinhas e tudo, exposto, como um troféu. Se eu já estava chocada, nesse momento acho que alguns órgãos que possuo experimentaram algum tipo de falha de funcionamento.

Eu sou totalmente contra o abate indiscriminado de animais. Não vou ser hipócrita e dizer que não gosto de comer carne, porque gosto. E também gosto bastante de comer peixe e marisco. Não sou ingénua ao ponto de não saber que alguns (muitos) dos animais que comemos não foram necessariamente bem tratados para que nos possamos alimentar e subsistir, tanto quanto à produção de outros alimentos como o leite ou os ovos, como em relação ao abate propriamente dito. Mas ainda assim há diferenças entre o abate para consumo e o abate para "contrabando legal de órgãos". Todos os tipos de acção que inflija sofrimento e humilhação aos animais devia ser proibido, os quais repugno totalmente. A ideia de fazer um animal correr pela vida, numa luta desigual contra um humano (cobarde) munido de armas até aos dentes, que só persegue o animal porque sabe que é mais forte e lhe vai ganhar, é algo tremendamente errado.

É verdade que se matam animais diariamente, mas o intuito maior é prover à alimentação da população e, em consequência disso, não acho bárbaro aproveitarem-se as peles para se fazer roupas ou calçado, porque também precisamos de nos vestir e calçar. Tal como quando ainda vivíamos nas cavernas, matámos para comer, ainda que se tenha que interpretar tal declaração cum grano salis. Agora, matar animais somente pelas suas peles ou dentes/presas ou qualquer órgão muito específico e "deitar o resto ao lixo" é totalmente... horrível e nojento. Aliás, não acho que seja muito diferente de matar uma pessoa para lhe tirar um rim.

Ai Nightwisha Maria, és tão drástica!! Os animais não são como nós! Pois, talvez resida aí o cerne da questão. Sabem quantas martas são necessárias para se fazer um casaco? Sabem o nível de raridade de qualquer animal totalmente branco e imaculado que seja caçado unicamente para se obter as suas peles?! Os animais matam para se alimentarem e se defenderem. Os humanos matam por prazer. Não conheço mais animal nenhum à face da terra, que mate por prazer e até os da sua própria espécie (excepto algumas espécies de primatas, que são "nossos primos"). Nenhum outro animal faz aquilo que nós fazemos, nem há mais nenhum ser tão desprovido de humanidade como o ser humano.

7 comentários:

  1. Apesar de não me pronunciar muito sobre o assunto em questão, concordo plenamente com tudo o que disseste!
    r: sim, já pensei nessa hipótese, do tapete mais para castanho /creme como sugeriste, só que o chão é azulejo escuro e acho que ia morrer muito, mais ainda estou a ver e a fazer uns testes com alguns tecidos dentro dos tons!

    ResponderEliminar
  2. r: espero que tenhas razão! estou completamente esgotada e preciso muito de descanso!

    Não podia estar mais de acordo contigo! O ser humano realmente faz coisas horríveis apenas por capricho. O pior de tudo é saber que existem por aí muitas senhoras e senhores, como a dessa loja das golas, que se orgulham de afirmar que as peles são verdadeiras.
    xoxo* mafs: alittleguess7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Fogo :S não curto nada dessas cenas também...

    ResponderEliminar
  4. Concordo.

    Eu sempre digo que o dia em que tenha que assistir a um animal morrer para eu o comer, torno-me vegetariana. Não consigo comer coelho por essa razão, pois tinha muitos em criança, brincava com eles e um dia vi-os serem mortos. :((

    A morte de um animal para alimentar alguém não é tão inglória como a morte para fazer um casaco ou qualquer outra peça de moda. Ainda me falta um longo caminho para deixar de comer carne, mas acho que um dia vou conseguir.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Só tenho um comentário: era abater as responsáveis por tal barbaridade e fazer duma certa parte peluda delas, as estolas que vendem. Até já têm o formato aproximado, não era necessário tanta mão-de-obra.
    Já é cruel matar para comer e começo a ter um pó do caraças aos felinos e toda a espécie de predadores (não posso com a p*tas das hienas), quanto mais matar por desporto, por prazer ou para satisfação do luxo de gente fútil. :/

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente contigo.
    Não sei como há pessoas que gostam de usar essas coisas, isso arrepia-me profundamente. Matar um animal só porque cobiça-se a pele dele é monstruoso.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente. Matar animais para comer, é uma coisa. Mas matar "por desporto" ou só para retirar a pele ou o quer que seja, é repugnante. E desumano... Estou agora a lembrar-me da caça aos golfinhos que fazem não sei onde...completamente bárbaro, ainda para mais se for feito sem motivo algum

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)