sábado, 18 de fevereiro de 2012

Olhares de soslaio

Não, não vou falar de como as pessoas são umas idiotas por olharem os outros de lado, só porque se acham a última bolacha do pacote e melhor que a madre Teresa de Calcutá. Um dia dará um excelente post, tenho a certeza, mas fica para outra altura. O que eu vou vou falar hoje é dos meus óculos.

Tal como o meu avatar elucida, eu sou caixinha de óculos, quatro-olhos, e coisas que tais desde os treze anos. Na altura para mim foi uma coisa terrível, porque não queria ter que andar com o trambolho atrás de mim, só que a verdade é que realmente precisava deles. Já não via nadinha desta vida com eles, visto já ter umas dioptrias jeitosas. Uns anitos depois tive que mudar as lentes, porque a minha miopia tinha duplicado, e já não vi nadinha desta vida outra vez. Neste momento preciso de fazer outra mudança, mas não tenho dinheiro para tal, já que umas lentes para mim devem rondar os 300 euros, ou mais. Daí que tenho que me aguentar com as legendas desfocadas e as ocasionais dores de cabeça, que sempre pioram em alturas de estudo intenso.

Mesmo assim, ao cabo de tanto tempo, ainda não me habituei às gafas. São horríveis e pronto. Quando está frio e entro em divisões mais quentinhas, ficam logo embaciados. Quando acordo vejo tudo desfocado e quando me deito também, o que me obriga a andar quase às apalpadelas às coisas e espetar-me contra móveis e tal. Tenho ainda que ter posições específicas para me esparramar no sofá, pois se me mexer um pouquinho para o lado, os óculos já saem do sítio e não consigo ver nadinha desta vida do que se passa na televisão. Ser operada? Nem pensar! Não quero arriscar com tanta cirurgia da área a correr tão mal por estes lados... Prefiro ser pitosga que cega.

Isso faz com que, por vezes, para tornar as imagens mais nítidas, tenho que olhar as coisas e as pessoas de soslaio, já que as minhas lentinhas são mais espessas do lado (já que sou míope). Vejo a televisão ligeiramente de lado, vejo as coisas ao longe ligeiramente de lado, olho para os power points nas aulas ligeiramente de lado, e olho para os professores ligeiramente de lado quando estão a dar matéria, porque não os consigo ver decentemente. Essa minha "ladesa" faz as pessoas mirarem-me de uma maneira estranha, tipo o que é que aquela tipa está a fazer a olhar de lado para as coisas. À conta disso, uma altura, numa aula de Direito do Trabalho, a stora fixou-me durantes alguns segundos como se quisesse perceber os meus olhares de soslaio em direcção a ela... Momento totally awkward...

E é esta a vida de uma cegueta: ser olhado de uma maneira diferente e não ter dinheiro para se trocar as lentes quando as antigastêm uma graduação tão fraquinha que nos faz esquecer que existem formigas e demais bichos de tamanho diminuto (felizmente ainda não é o meu caso). Se caixinha de vidrinhos não é tarefa fácil... oh se é!

5 comentários:

  1. ''Não, não vou falar de como as pessoas são umas idiotas por olharem os outros de lado, só porque se acham a última bolacha do pacote e melhor que a madre Teresa de Calcutá. Um dia dará um excelente post, tenho a certeza, mas fica para outra altura''.

    Eu vou ficar a espera dessa dissertação ihihih

    ResponderEliminar
  2. Fiz um lasik ao olho direito à 10 anos (só via mal desta vista). Tive a sorte do seguro pagar 80% mas foram os 1500€ mais em dados. Hoje em dia uso outra vez para estar ao PC ou para ver TV...

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Eu sei que gostas =D

    Anónimo - Fica aqui prometido, seja quem seja =P

    XL - Eu tenho medo de ficar cega. Ainda bem que te correr bem isso, mas prefiro não arriscar...

    ResponderEliminar
  4. Eu sou tal e qual como tu, mas eu não uso os meus na rua! (depois do meu último post sobre este assunto, até tenho usado mais regularmente)

    Passo por antipática, não vejo nada, mas não me consigo habituar aos óculos e nem sempre me apetece usar as lentes!

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)