terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Folhado de maçã ^^

Hoje de manhã quando acordei decidi voltar aos velhos hábitos: fazer bolos ^^ Não sei de onde veio essa vontade súbita, se do sonho extremamente mau que tive esta manhã, ou do apetite que me atacou pouco depois de abrir os olhinhos ainda cheiinhos de "ramelas".

A escolha passou por duas fases. 1.º: escolhi fazer uma tarde (para aproveitar a massa folhada que tinha aqui por casa), e 2.º: escolhi a tarde. E aí é que a coisa se complicou, porque eu tenho várias receitas de tardes, mas poucas levam massa folhada. Já estava mais que fartinha de tentar procurar um docinho que preenchesse os meus requisitos, e eis senão quando me lembro da revista que a minha mãe me deu só com receitas de bolos com maçã, a mesma onde também consta o "famoso" Bolo Bêbedo. Acabei por me decidir pelo Folhado de Maçã, que passo a transcrever:

  • 1 embalagem de massa folhada
  • 2 ovos
  • 50g de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de farinha Maizena
  • 1 colher de chá de açúcar com aroma de limão *
  • maçãs q.b.

Forre uma tarteira de 28 cm de diâmetro com a massa folhada e puxe as orlas para cima. Retire os excedentes da massa. Bata um pouco os ovos com o açúcar, junte a Maizena, açúcar aromatizado de limão e misture bem. Deite tudo sobre a massa folhada. Descasque as maçãs, retire a casca e as sementes e corte em fatias. Junte-as ao creme que está sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido (forno eléctrico: 180.ºC; forno ventilado: 160.ºC; forno a gás: posição 2) por volta de 45 minutos.

*Como não tinha açúcar aromatizado, aliás, nem sabia que tal coisa existia, juntei mais uma colher de chá de açúcar normal às restantes 50g, e deixei ainda umas gotinhas de sumo de limão.

Não sei como está de paladar que ainda não a provei. Vai ficar para sobremesa depois do jantar, mas tenho a certeza que, apesar das "pequenas queimadelas" que se podem ver na foto (não tenho mesmo sorte nenhuma no que toca a fornos...), vai estar uma delícia! ^^ Experimentem!

4 comentários:

  1. Espero que eventualmente, quanto de dignares a achares-me querido e fofo faças um bocadinho disso para mim. ***

    ResponderEliminar
  2. Lamento, mas odeio massa folhada, e bolos/tarte de maçã!
    Mas a tua ficou com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspecto, mas folhado de maçã não gosto muito, já se fosse um mistinhoooo!!!

    ResponderEliminar
  4. Heartless - Pára de te queixares!! xD

    Xs - Não sabes o que perdes... É tão bom!! Mas obrigada na mesma ^^

    Ritinha - Esquisitinha pah...! Lol

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)