quinta-feira, 29 de maio de 2014

Second Round

Há dois dias, sonhei que tinham saído as notas dos exames de aferição da Ordem que fiz há cerca de dois meses.

Ontem andava a circular o boato que as notas estariam eminentes, mas o concelho distrital do Porto desmentia com os dentes todos tal informação.

Hoje o meu coração falhou duas batidas. As notas saíram... e PASSEI C*RAILHOOOOO!!

Quase não consigo explicar que inferno foi aquele pelo que todos nós passamos. Todos os dias a correr para as aulas, ter sessões extra e aulas de reposição, o stress e a pressão de saber que iriam fazer tudo para nos chumbar, o trabalho, o estudo infinito, os exames, a espera, as viagens, a mala carregada de códigos que pesava uma tonelada, a incerteza. A falta de respeito.

Dizem-nos que as coisas "dependem", que não há critérios ou rigor, que somos medíocres, que é culpa nossa de a profissão estar neste estado e que, de tão digna que é, temos que pagar para a exercer. Se somos tratados assim pela nossa própria ordem profissional, porque haveríamos se ser tratados de outro modo pelos demais??

Muitos dos meus colegas chumbaram com nove, para que tivessem que pagar mais uma revisão, e assim terem a honra do dez que lhes permitirá seguir para a segunda fase de estágio. Mercantilismo.

Momentos há em que me sinto super inteligente. Momentos há em que me sinto super sortuda. Será que a nota é minha ou será que é resultado da generosidade do corrector, em contraponto com a dos demais? Alguém me explica a taxa de reprovação de cerca de 80%? Não podemos ser assim tão burros... nem derrotistas.

Agora é seguir em frente, esperar pela cédula de advogada estagiária, que me permitirá assinar peças, ir a tribunal em nome próprio e ter clientes (com limites). Quanto aos meus colegas, tenham força e coragem, e não desistam. Tudo irá correr bem. Não devem nada a ninguém, nem têm que sentir vergonha. Afinal, tal como o nosso lema de curso, Resistir é Vencer!!




P.S.: Sabiam que os exames da Ordem são ilegais?!?! É verdade, há uma directiva comunitária que já foi transposta, que os proíbe. A OA foi "notificada" para alterar os seus estatutos... mas enquanto isso não acontecer, tal como diz a nossa Ministra da Justiça, façam-se os exames!
Portugalândia.

6 comentários:

  1. Já ouvi falar muito sobre esses exames e que sim, sao ilegais, e mesmo nao sendo, quase sao um atentado aos direitos humanos xD mas como por enquanto a melhor maneira de vencer o sistema ainda é como tu fizeste, passando, resta-me dizer PARABÉNS :)

    ResponderEliminar
  2. PARABEEEENS!!! :D e adorei o teu PS, é mesmo tipico do Tuga!

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Obrigada Foufinho, bem sabes o que passei, e estiveste sempre ao meu lado!! =)

    FME - Muito obrigada!! ^^

    almond_girl - Obrigada!! Infelizmente, a maioria dos meus colegas não conseguiu passar... E sim, são um atentado. É uma pressão tal que colocam em cima de nós, que nem quero pensar mais naquele inferno... É desumano.

    Corina - Obrigada Corina! =) Sim, infelizmente é típico... é o que temos.

    IceQueen - Obrigada!! Este obstáculo já foi!! ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)