quinta-feira, 15 de maio de 2014

A "Besta" #1 - Nesta linda tarde solarenga de verão...

...a Nightwish permaneceu dentro de casa a trabalhar na tese. É sempre assim: quando temos que calcorrear meio mundo, chove a cântaros lá fora, num verdadeiro temporal em toda a sua apocalíptica glória; quando temos papel onde enterrar o nariz, o mundo está em eterno verão. Habitua-te, que não tens remédio.

Mas a essência da minha cogitação hoje foi outra. Eu, que estou a fazer uma tese sobre direitos de autor, tenho por base do meu trabalho, essencialmente... fotocópias.

Irónico, no mínimo. Aposto que muitos de vocês estão a pensar neste momento: Ai Nightwish Maria, sua hipócrita!! É certo que não é necessário estarmos de acordo com determinada posição/opinião sobre o que quer que seja, para se fazer um trabalho de investigação; todavia, ou se tem uma conta milionária no banco, (o que não é o caso), ou não há outra hipótese. Cada livro que eu consulto custa, em média, 30 a 40 euros. Agora façam as contas. Em toda a minha vida de universitária, só comprei algumas sebentas e os códigos básicos. Tudo o resto foi emprestado ou fotocopiado. E nem me vou pronunciar quanto aos códigos anotados, que esses são uma verdadeira pipinha de massa (que podem ir dos módicos 40 aos escabrosos 110 euros...), e muito menos dos emolumentos da Ordem dos Advogados.

Para que fique aqui bem esclarecido, não sou contra os autores serem remunerados quanto ao seu trabalho, ao seu esforço e à sua dedicação. Acho bem que o sejam. Quando não tenho numerário disponível para ler um livro "propriamente dito", peço emprestado ou vou a uma biblioteca. Assunto resolvido. Mas no que toca à investigação científica, a coisa muda totalmente de figura. Os livros técnicos são estupidamente caros, e sem eles, não se faz nada. E não posso requisitar 74978392 livros de uma vez só e durante 10 meses. Calro que o autor quer receber... o chulo do editor também quer. Essa história do incentivo à produção académica é um pouco banha da cobra. Apesar de os EUA não serem exemplo para ninguém, lá as publicações do género são disponibilizadas à comunidade científica, para que outros possam beneficiar do trabalho anteriormente produzido e, consequentemente, vir a ajudar outros no futuro com as suas próprias publicações. Por vezes, são os autores/investigadores, ou seja, a "mão de obra" over worked and uberfucked under paid, que se insurgem contra as editoras que, vendo a perspectiva dos seus lucros diminuídos drasticamente (em comparação com a dos autores), tentam travar esta troca "natural" de conhecimento.

Aqui, vai-se fazendo o que se pode. E tirando cópias.

6 comentários:

  1. Mas é por uma boa razão. Força nisso menina :)

    ResponderEliminar
  2. São mesmo estupidamente caros. Nunca comprei um livro para a faculdade por causa disso. Só mesmo fotocópias, e, mesmo assim, só quando é estritamente necessário.
    Se te serve de consolação, hoje também fiquei em casa à volta de um trabalho em vez de aproveitar o sol xD Boa sorte com isso ;)

    ResponderEliminar
  3. E as fotocopiadoras, scanners e impressoras, bem como todas as tecnologias de reprodução, gravação e difusão de som, imagem e afins, têm uma taxa destinada a cobrir os direitos de autor. Ou seja: compras uma impressora e pagas direitos de autor e depois tens que ir comprar o livro (e pagar direitos de autor), porque não podes copiar.
    O mais grave é que se anda por aí a dizer que os coitadinhos dos autores vivem das suas criações, quando quem mais ganha são os abutres das editoras. :\

    ResponderEliminar
  4. Eu, como estudante de Medicina, estou habituado a ter que estudar por livros que os professores nos pedem. Porém, há vezes em que a biblioteca já não os tem ou são demasiados velhos e ter que gastar 80€ (sim, custa o mais barato) para estudar 3 meses e pronto, é demasiado. Por isso também funciono à base de fotocopias :D
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  5. As editoras têm imensa pena dos autores... olá se têm. xD

    ResponderEliminar
  6. Heartless - Sim, é por uma boa razão... mas ninguém merece =P

    IceQueen - Muito obrigada =) Também só comprava os livros mais importantes, e mesmo assim em fotocópias. É um abuso, acho, porque sem muitos destes manuais, acaba por ser difícil fazer algumas cadeiras... Boa sorte para ti também ^^

    JS - Não sabia dessa taxa! Provavelmente ela existe para o caso de alguém a usar para copiar obras, qualquer que seja o seu formato, porque assim torna-se muito mais fácil a cópia ilegal. Mas a questão é precisamente essa: se eu soubesse que estava a pagar ao autor, custava na mesma, mas ao menos sabia que estava a recompensar a pessoa certa. Infelizmente quando compro um livro sei que estou a encher os bolsos do editor apenas...

    Pedro - A nossa biblioteca é mesmo muito fraquinha no que toca a livros de direito. Tem mais exemplares e variedade (e manuais mais recentes, que nesta área as leis estão sempre a actualizar) a biblioteca municipal, que também não tem tudo (até porque nem tem essa obriagação, diga-se de passagem). Acho que poucos devem comprar os originais... é mesmo muito dinheiro. Bom fds ^^

    Prova dos noves - Elas têm é pena de não puder espremer mais os moços!! xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)