sábado, 31 de maio de 2014

Há gente que não tem espelho em casa...

Esta tarde fui ter com uma amiga a um café aqui perto, literalmente estilo foguete. Quando cheguei, cumprimentei a mesa, e ela e a mãe vieram logo felicitar-me pela passagem nos exames. Depois a senhora perguntou como estava de perspectivas, e se queria mesmo advocacia. A conversa que se seguiu foi, mais ou menos esta:

Mãe da minha amiga: E queres advocacia?
Nightwisha Maria: (com toda a confiança) Sim.
Anormal que estava na mesma e que não conhecia de lado nenhum: *riso estilo estou totalmente-obstipada-e-não-consigo-aliviar-me*
Nightwisha Maria: *cara de quem te vai estripar toda*
*Silêncio na mesa*
Mãe da minha amiga: (para a Anormal, como que a tentar remediar a situação) Tens que ver que as pessoas são diferentes, e cada um tem os seu carácter e os seus objectivos!!
Nightwisha Maria: Até porque quem é bom, tem sempre trabalho. Não é a Ordem que vai seleccionar os bons, é o mercado. Por isso, não me preocupo.
Mãe da minha amiga: Ora aí é que está! É isso mesmo!
Nightwisha Maria: Até porque, eu quero mesmo advogar, mas não quero só isso. Quero fazer outras coisas, como investigação ou dar aulas.
Anormal: Desculpa a minha ignorância... mas o que é investigação?!?
Nightwisha Maria: (a deitar lume) Fazer pesquisas, estar ligada a uma universidade ou centro de estudos e estudar sobre determinados assuntos...?!
Anormal: (com cara de gozo, ou de parva, ainda não decidi) Ah, ok...
Nightwisha Maria (para a minha amiga, cabra mode: on) Estás a ver-me a chegar de Panamera à universidade?!?!? É assim que o vou conseguir.

Primeiramente, tenho desde já que informar os meus leitores que nem sou grande fã de Panameras.

Depois, quero que fique aqui bem claro que a minha intenção não foi atingir a minha amiga, ou a mãe dela. Aliás, muito pelo contrário. A minha amiga limitou-se a ficar calada, provavelmente a pedir a todos os santinhos que não mandasse a fulana para um sítio que eu cá sei; e a mãe dela lá tentou compor a coisa de modos a tornar a situação menos desagradável. Só não fiz um escândalo por respeito a todas as outras pessoas presentes na mesa, em especial a elas as duas. Não podia ia descer assim tão baixo.

Não sei o que essa pessoa faz na vida, mas também não quero saber. Como a minha avozinha diz, no alto da sua sapiência: quem não tem que fazer, abre o c* e caça moscas. Eu, por cá, continuo a trabalhar e a investir na carreira que escolhi, porque eu não sou como aqueles colegas que se inscreve na Ordem porque, nas suas próprias palavras, "ainda não sei muito bem o que quero fazer a seguir, e até lá estou aqui". Não tenho tempo, ou dinheiro, ou idade, para andar a brincar às carreiras.

E se as pessoas se rissem primeiro daquilo que vêem no espelho logo pela manhã, talvez não o fizessem quando vêem alguém na rua. Ou no café. Eu rio-me de mim mesma todos os dias. Mas, efectivamente, eu até que tenho espelho em casa. E trabalho que chega e sobra. E uma vida.


5 comentários:

  1. O pão não cai do céu!
    Mas parece que há quem acredite que sim. :/

    ResponderEliminar
  2. Eu passo por pior que tu. Pelo menos a tua profissão ainda é valorizada.

    ResponderEliminar
  3. JS - Já quem pareça parvo... isso sim.

    Heartless - Só se for valorizada como sendo uma corja de ladrões... lol!

    ResponderEliminar
  4. não percebo muito essa atitude... essa tua amiga estranha estuda o quê, afinal? é que eu penso que as pessoas escolhem o seu curso conforme os seus gostos e aptidões e nao propriamente por saidas profissionais ou empregabilidade... por ex, eu estou num curso que tem uma empregabilidade elevadíssima e sei que não vou ter dificuldade em arranjar um bom emprego mesmo em Portugal mas eu não o escolhi por isso, escolhi-o porque, apesar de me imaginar a fazer varias coisas diferentes, é uma área que me interessa imenso e que me dá muito gosto de estudar.

    ResponderEliminar
  5. almond_girl - A minha amiga coitada, estava mais calada que um pilar de mármore. Essa criatura que falou era conhecida dela, nunca a tinha visto na vida. Essa não deve mesmo fazer nada da vida, pelo que percebi. A minha amiga tirou o mesmo curso que eu, mas está a pensar enveredar por um caminho diferente. Independentemente disso, ela tem objectivos, o ser que mandou para lá uns bitaites fora do penico é que não teve tê-los. Há muitas razões pelas quais podes escolher um curso, é certa, mas acho que a maioria o faz por gosto, precisamente. E depois há aqueles que nem sabem o que isso é e só criticam... é a vida.

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)