sexta-feira, 6 de abril de 2012

No tobacco use, please

Ontem à tarde tirei um pouco do meu tempo para estar com a Sister mais uma vez. Uma pessoa tem que aproveitar todos os bocainhos que aquela desnat(ur)ada vem à terrinha, que o tempo e o dinheiro não o possibilita mais vezes. Não, não desesperem, que não estou aqui para relatar mais uma tarde de nerdice fora de horas que aqui estou hoje, mas para falar de uma peripécia que nos aconteceu e que me deixou afectada no verdadeiro sentido da palavra.

Fomos dar uma voltinha para o shopping da terrinha, como já é nosso costume, até porque ela queria comprar um ovo da páscoa do Noddy para dar ao afilhado. Não encontrou. Para além disso, tivemos a passear pelas lojas de livros por tempos infinitos, enquanto nas lojas de roupas demorávamos apenas escassos minutos. Uma pessoa tem prioridades... Algures a meio da tarde, ela decidiu tomar um cafézito e abancamos num dos vários lugares para o efeito. Mal me alapei numa das cadeiras do local, tive uma vontade horrorosa de vomitar. E porquê? Porque dentro do centro comercial, num local sem paredes estava uma boa quantidade de pessoas a... fumar.

Não sou fumadora, e para os que me conheces, sabem que tenho vários problemas a nível respiratório. O fedor do tabaco para mim é como uma refeição fora do prazo: vá-me a volta ao estômago e uma vontade terrível de vomitar. Quando ainda era caloira, uma boa parte das pessoas que me rodeavam eram fumadoras, naqueles saudosos tempos em que toda a gente se dava com toda a gente. Comecei a tolerar o cheiro, porém, nunca me senti realmente bem com ele. Ao cabo dos restantes anos de curso, raras foram as vezes que voltei a contactar com o dito, e deixei de o poder suportar como o fazia antes. Ainda assim, não sou contra os outros fumarem, apesar de achar que isso é um pouco estúpido. Gastar o pouco dinheiro que se tem numa coisa que nos faz mal à saúde e nos vicia de um modo nada positivo não me parece um acto lá muito inteligente. Mas cada um sabe de si e eu não tenho nada a ver com as escolhas dos outros.

O pior é quando começam a atentar contra a minha saúde física e mental. Num café que não devia ter mais de quinze metros quadrados, num shopping fechadíssimo e logo perto da zona do cinema, estavam pelo menos três ou quatro pessoas a fumar. De um lado estavam três rapazes a beber as suas cervejitas e do outro duas mulheres e uma menina. E nós mesmo ali no meio de ambos os grupos. Só o facto de estarem a permitir tal coisa num sítio sem extracção de fumo e sem maneira de se ir para o exterior já me chocou, mas o mais ridículo foi ver uma avó a fumar mesmo "debaixo do nariz" da neta de cinco ou seis anos, sem se preocupar com a saúde da rapariga. Isso, e do lindo exemplo que lhe estava a passar. Daqui a uns dez anos, e creio que não me vou enganar, a mesma miúda, já adolescente, aparece com um maço de cigarros em casa e a avó extremosa vai dar-lhe na cabeça por isso. A resposta vai ser algo como "se a avó fuma, não tem moral nenhuma para me proibir a mim!", com aquele nariz empinado que todos nós temos ou já tivemos com aquela idade.

E pronto, grassas ao civismo daquelas pessoas com as quais estava a dividir o ar, tivemos que ir conversar para outro lado, que eu já revirada os olhos nas órbitas e tinha que pôr o lenço na frente da boca e do nariz para não me gregar toda já ali. Eu não sei quanto a vocês, mas pessoas deste calibre a mim dão-me vontade de ar correr a todas com duas bofetadas a cada na focinheira... --'

4 comentários:

  1. Reformulo a história da menina: daqui a 10 anos talvez até nem fume porque viu a avózinha morrer de cancro nos pulmones... (no happy ending, sorry)

    ResponderEliminar
  2. Sabes bem o que penso sobre isso. Acho o cheiro do tabaco muito irritável e horrendo mesmo. Quando se vai a um café onde se fuma, meia hora e venho empestado a tabaco. E o mesmo acontece ao meu pobre cabelo que é quase um cobertor na minha cabeça e esse sim custa a sair o cheiro.

    ResponderEliminar
  3. É estranho, na maioria dos Shoppings não se pode fumar, tem zonas cá fora para o fazer.
    De qqr modo como também não fumo...Fora com Eles!!!

    ResponderEliminar
  4. almond_girl - Ou isso, também é uma possibilidade...

    Heartless - Sei sim. Também não posso entrar num café cinco minutos que fico logo a feder a tabaco, entre roupa e cabelo que não têm outro remédio sem ser a máquina de lavar ou o chuveiro =/

    XL - Pois, também acho estranho, mas nós na terrinha devemos ser muito avançados... ou muito atrasados, ainda não percebi qual das duas... --'

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)