domingo, 8 de abril de 2012

Vieux saveurs

Esta tarde, depois de um extenuante estudo de Processo Penal, decidi arregaçar as mangas e fazer um bolito para a sobremesa. Não foi nada demais, daí que nem necessito de deixar receita por estes lados, já que a delícia que confeccionei limitou-se a ser um bolo de chocolate de esponja, do mais simples que há. Ainda assim, pus a minha mais recente arma secreta nos bolos do chocolate: umas pinguinhas de aroma de baunilha. Fica diferente e muito saboroso. Podem experimentar, é sucesso garantido (a não ser que não gostem de baunilha... =P).

Quando o docinho já estava no forno, fiz a segunda parte da receita: comer o que sobrou da massa do bolo. Sim, um dia destes ainda me dá uma desinteria, já sei. Mas como isso nunca aconteceu, e eu já levo um grande historial destas andanças, continuo a tentar a minha sorte, algo que não é apenas genuinamente português, como também humano. Obviamente que, depois da proeza descrita, fiquei com sede e fui logo direitinha ao frigorífico quando a minha mãe me disse que me tinha comprado iogurtes de bebe com sabor a framboesa. Para quem já segue este meu bloguito há uns tempos, bem sabe que eu adoro framboesas, e onde já relatei o meu encanto pelo fruto em questão. Descobri ainda, em conversa com a minha mãe, que a mercearia onde a minha avó me comprou framboesas há uns valentes anos atrás ainda está aberta, para grande espanto meu.

Fiquei em pulgas, literalmente, para provar o dito iogurte. E quando o fiz... pareceu que a minha infância, tal como a recordação das framboesas na mercearia. Aquele sabor era meu velho conhecido. Não sei se chegaram a comer daqueles iogurtes espanhóis com rótulo azul escuro que eram vendidos às dúzias se não me engano, e que se podiam adquirir em qualquer loja dos trezentos na década de 90. Sim, para aqueles que podem achar estranho ou não se lembram, naquela altura as referidas lojitas eram abastecidas por Espanha e, no meio de brinquedos, coisinhas para a casa e uma data de bujigangas que nunca conseguimos descobrir para que serviam, também haviam os iogurtes de comer, de todos os sabores possíveis e imaginários. Um dos sabores, tenho a certeza, era o de framboesa, igualzinho ao que senti ao beber o iogurte líquido de hoje. Acredito, pois, que o fornecedor ainda seja o mesmo, mas abasteça pessoa diversa de há uns quinze anos atrás.

Segundo a minha mãe, esse iogurtinhos ainda existem, no LIDL, mas com outra embalagem. Um dia ainda vou lá a trago uma carrada monumental deles. Sabem-me à minha infância... e isso basta para me fazer feliz =)

3 comentários:

  1. Bolo de chocolate de esponja? Desconheço isso. Afinal se calhar até dava jeito meteres a receita :P

    ResponderEliminar
  2. É bolo esponja de chocolate... tu e as tuas definições :P

    Ainda bem que encontraste desses yogurtes ^^ É da maneira que tambem me passas a comprar pudins.

    ResponderEliminar
  3. almond_gril - Os bolos esponja são os "bolos normais", com ovos, leite, açúcar e farinha, qualquer que sejam as quantidades =P

    Heartless - Vai dar tudo ao mesmo, lol! O que é que os pudins têm a ver com os iogurtes?! Guloso... =P

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)