sábado, 21 de abril de 2012

Docinhos... a dobrar!! =)

Depois de uns dias sem dar sinal de vida, de ter estudado até não me aguentar mais à frente e de ter feito um teste de Internacional Privado detestável. Ontem estava tão mortinha para encontrar a minha cama que não pensei em mais nada quando cheguei à minha casinha.

Ainda assim, o meu foufinho veio ontem para Braga ter comigo com os meus livrinhos do tio George Martin assinados, ou seja, este fim-de-semana há desculpas para fazer coisinhas boas para nós comermos até ficarmos redondinhos como umas azeitonas para rebolarmos pela rua fora. Como ele já andava há milénios a pedir-me mousse de chocolate todos os santos dias, e eu queria pôr em prática a receita de um novo bolinho, não nos conseguimos decidir por qual fazer e... acabamos por fazer ambas =P

Para quem estiver interessado, aqui ficam as receitinhas e respectivas fotos, para verem como as iguarias são:

Mousse de Chocolate:
  • 1 tablete de chocolate de 200 g (eu usei 100 g de chocolate de leite e mais 100 g de chocolate preto)
  • 5 ovos
  • 5 colheres de açúcar
Este docinho foi feita um bocado "a olho", que não tinha receita, mas deixo aqui os passinhos que executei:
Separei as gemas e as claras dos ovos, e bati as claras em castelo. Quando estavam prontas, meti-as no frigorífico para ficarem fresquinhas. Bati as gemas com a açúcar até ficar um creme fofinho e clarinho. Derreti o chocolate numa chávena com um pouco de leite no microondas, e juntei ao preparado de açúcar e gemas. Quando o creme ficou uniforme, juntei as claras e bati mais um pouquinho. No final foi só pôr a mousse no frigorífico. Como ainda não passaram as cinco horas necessárias para se comer a mousse, não sei como está o seu sabor, mas de aspecto está óptimo.


Bolo de Pêra Dinamarquês:
  • 125 g de manteiga amolecida
  • 125de açúcar, mais uma colher de sopa para polvilhar
  • 2 ovos
  • 175 g de farinha
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 2 pêras maduras
Pré-aqueça o forno a 180º.C. Bata a manteiga com o açúcar numa tigela larga, até obter um creme claro e fofo. Bata ligeiramente os ovos e adicione-os a pouco e pouco à mistura de manteiga. Peneire a farinha e o fermento e envolva. Deite a massa na forma e alise. Descasque, abra ao meio e retire o caroço das pêras; corte em fatias finas, ao alto. Disponha as fatias em leque no topo do bolo. Polvilhe com a colher de açúcar. Leve a cozer (na prateleira do meio) durante cerca de uma hora. Deixe mais 10 ou 15 minutos, se a massa não lhe parecer cozida no centro. Retire do forno e deixe arrefecer na forma. Pode servir morno ou frio, acompanhado com creme inglês ou natas batidas em chantilly.


Como podem ver, metade já foi comida... Não só por mim, claro está. De qualquer maneira, posso atestar que está super delicioso e aconselho toda a gente a fazer também ^^ Tenho também que referir que o foufinho me ajudou a fazer estas iguarias docinhas, caso contrário o homem não se calava nunca =P Espero que estas sugestões vos ajudem a passar o fim-de-semana de um modo ainda melhor ^^

8 comentários:

  1. Pois so para o fofinho para as amigas nada. Ainda acabamos a LIC, Mestrado e Doutoramento sem provar as tão afamadas natas! OMG
    Luisa

    ResponderEliminar
  2. Epa a Xs anda a falhar, já há bues que nao me faz um docinho

    ResponderEliminar
  3. D. Luísa - Sua 'minência está sempre a pedir e a pedir... Mas sabe bem que o meu forno para fazer natas este forno não dá lá muito bem... Vamos lá ver o que se arranja =P

    Cardeal de curso - Lol!

    XL - Então é dar-lhe na cabeça até ela fazer um docinho, que um docinho não se nega a ninguém! =P

    ResponderEliminar
  4. Olha lá bom aspecto tem ele.. Cá em casa gostamos muito de fazer bolos(gostamos mesmo é de fazer), a maior parte do bolo depois damos, mas quase todas as semanas cá há um bolito ou feito por mim, ou feito pela mamã!

    ResponderEliminar
  5. Ritinha - Tinha bom aspecto e sabia bem como tudo!! Podias mandar um para mim, um dia destes =P

    ResponderEliminar
  6. Há bues que não te faço um docinho?????
    Tu não aprecias bolos!!!!!
    oh!

    Quanto ao teu bolo, sou capaz de experimentar! Está com óptimo aspecto!
    Quanto à mousse, eu tenho a minha própria receita, que fica um espectáculo!
    Um dia destes ponho no meu cantinho das receitas!

    ResponderEliminar
  7. Xs - Acho que fazes muito bem em partilhar as tuas receitas, para eu poder experimentar também =) E deixa estar, que os meninos são os mal agradecidos... o meu também é assim, nunca lhe chegam os docinhos que eu faço para ele =P

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)