domingo, 22 de janeiro de 2012

Não há dúvidas que vou ficar redonda que nem um pote... =P

É certo e sabido que já devia ter começado a estudar para a desgraça de Fiscal II, mas todos os dias parece acontecer alguma coisa que faz essa tortura ficar para o dia seguinte. A última desculpa foi o megafone da mini igreja que há perto da minha casa. Porque é que as festas do santo daquilo têm que ser quando menos se precisa? Conclusão: não há sossego nas imediações com o volume a que põem a música pimba... Se bem que agora, com um pouco de esforço, até que se consegue dormir de manhã, porque antigamente até em Santa Luzia devia dar para ouvir aquela bodega... --'

Continuando, como estou em pseudo férias e nunca tenho vontade de voltar a pegar nos livros depois de uns mesitos sem descanso nenhum, também me dá mais fome de doces. E como o meu foufinho me tinha feito prometer que hoje ia fazer um bolinho para mim, decidi tentar uma coisa totalmente nova: bolo de limão. Deixo ficar aqui a receita porque sei que vai haver gente com curiosidade:

Para a massa:
  • 250 g de manteiga
  • 250 g de açúcar
  • 4 ovos
  • 350 g de farinha
  • fermento
  • raspa e sumo de 2 limões
Para o creme de limão (lemon curd):
  • 75 g de açúcar
  • 2 ovos (grandes)
  • 50 g de manteiga partida aos pedaços
  • raspa e sumo de 1 limão
Bata bem a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um,misturando uma colher de sopa de farinha. Deite a restante farinha, o fermento, o sumo e a raspa dos limões. Leve ao forno até ficar dourado. Deixe arrefecer e corte o bolo na horizontal em três.
Para preparar o limon crud misture o açúcar e a raspa de limão uma tigela. Bata bem os ovos com o sumo de limão e junte à mistura do açúcar. Deite a manteiga aos pedaços e coloque a tigela em banho-maria. Mexa bem até a manteiga derreter e o creme ficar suficientemente denso para cobrir as costas da colher. Retire do lume e deixe arrefecer.
Agora apare as bases da massa do bolo se lhe parecer necessário. Espalhe uma camada do creme de limão sobre uma das bases, coloque outra e repita. Decore a gosto.

Umas notas antes de tentarem fazer isto em casa: 1) eu pus apenas 250 g de farinha, porque a massa estava a ficar tão presa que, se continuasse, ainda partia as varetas da batedeira; 2) não usem, repito, não usem limões caseiros. Pelo que provei do limon crud, aquilo não vai ser fácil de comer, e porquê? Porque o diabo dos limões que usei são ácidos para c*railho! Acabei por por um morango lá para aos pedacinhos lá para o meio do creme, mas acho que vou ter que adicionar mais enquanto estiver a comer o bolo, cheira-me...

 
O bolo ficou mais ou menos assim... mas maior. Tentem imaginar xD É o que dá não ter a máquinha fotográfica por perto quando se tem uma veia de confeiteira ^^ A continuar assim, vou ficar redonda que nem um pote, mas ao menos, vou ser um pote doce (que amargas já eu conheço muitas pessoas... e pessoazinhas também, LOL).

6 comentários:

  1. Isso é mais um desafio para a XS?

    ResponderEliminar
  2. epá só coisas boas :D


    olha... quando li isto pensei em ti: http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt/163925.html

    E pra meter também ronha (sim porque nao podes ser só tu) eu já estive aí :D

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Tu és como a canalha, queres tudo! xD

    XL - Não era suposto ser um desafio para a Xs, mas se ela o quiser aceitar, está à vontadinha =P

    Corina - És mesmo mete nojo hah... =P

    ResponderEliminar
  4. Eu também fiz um bolo no fim-de-semana!
    Amanhã conto!
    E fica um desafio para ti!!!
    Queres luta???? Vais ter luta!!!!!
    :P
    :P

    ResponderEliminar
  5. Xs - Sim, fico à espera para saber do bolo ^^ Não estava bem à espera de uma luta, mas se é para aprender a fazer bolos, para isso estou sempre pronta! xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)