quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Recolha de monstros =P

Quando estou na paragem/à espera de boleia, passam por mim coisas muito interessantes. No outro dia foi um miúdo bastante traquinas, e hoje foi... a Recolha de Monstros.

Mas, e o que é isso Nightwisha Maria? É um serviço prestado por diversas entidades públicas responsáveis pelos resíduos em cada município (por cá, isso está a cargo da Agere - empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga) que, mediante marcação prévia, vão recolher à casa das pessoas electrodomésticos, mobílias e outros monos que já não usam/estão avariados/estragados e que, por serem de grande porte, acabam por ficar acumulados a um canto ou nas beiras dos passeios. Para clientes domésticos, a Agere presta este serviço de forma gratuita. Quem for daqui e precisar de uma recolha de monstros, pode aceder ao serviço via online aqui. Se forem de outras zonas do país, basta uma pesquisa rápida, que encontram facilmente um serviço similar a este.

Hoje, o camião que passou por mim levava, para aí, uns sete ou oito colchões, todos muito bem amarradinhos. Com o início das aulas aqui na universidade, deve haver muitos monos de natureza diversa por aí. Lembro-me que, há uns anos, foi o mês dos colchões e dos sofás. Todos os dias, havia novos "monstros" desses por aí, espalhados, e nem por isso para recolha, visto que permaneceram onde foram deixados durante dias.

Não sei o que acontece aos "monstros" recolhidos, uma vez que nem todos estão inutilizáveis. Acredito que aqueles que ainda estejam em relativo bom estado, ou que necessitem apenas de um arranjozinho, sejam posteriormente encaminhados para instituições ou directamente a terceiros que precisem deles. De todo o modo, acho uma boa iniciativa. Afinal, é bom para, por um lado, quem se quer livrar de algumas coisas lá de casa, especialmente aquelas que não têm conserto, ou daquelas que são grandes de mais para transportar para onde quer que seja, e por outro, para tentar prevenir o abandono destes grandes monos assim no meio da rua. E diga-se, é bastante divertido ver o camião a passar por nós na rua, com uma faixa que diz, em letras garrafais, "Recolha de Monstros" ^^

4 comentários:

  1. e eu a pensar que era os monos :p

    ResponderEliminar
  2. Aqui é a autarquia que faz a "recolha de monos" e quando o serviço se iniciou, distribuiram panfletos pelas caixas do correio, a avisar do dia da recolha (no meu bairro é às terças-feiras, mas como este pessoal andou na escola de noite e com a luz apagada, toda a gente mete os monos ao lado do contentor no dia que lhe dá mais jeito.
    O resultado é termos os passeios entupidos com trastes até ao dia em que passa a camioneta dos monos. :)

    ResponderEliminar
  3. Achei imensamente interessante o nome que deram à recolha desse género de "lixo". Também temos disto na terrinha, mas não tem qualquer nome... e todos têm medo de o utilizar pois não tenho a certeza que seja grátis.

    ResponderEliminar
  4. É uma excelente iniciativa! É muito frequente, infelizmente, vermos muitos monstros por aí nas ruas, que entretanto são destruídos por vândalos e só servem para estragar as vistas... É uma forte medida para cuidar do local onde vivemos. Damos os nossos parabéns à iniciativa!


    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    O Blogue | Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)