quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Direito Penal II - Penar pelo segundo ano consecutivo

Hoje tive o primeiro teste parcelar de Direito Penal II. E aquela m*rda foi penar até ao fim.

Para começar, são as aulas em que os stores não dão nada desta vida de jeito. Não faço a mínima ideia da vidinha do que raio ando a dar nas aulas. Na teórica, o stor divaga e divaga e divaga... É muito boa pessoa, mas não tem noção que ele sabe imenso e tem que dar o programa em concreto e uma ou outra coisa a mais, só por curiosidade. Pois bem, ele dá todas as curiosidades e mais alguma possível e imaginária, e só de vez em quando se cinge à matéria do programa da cadeira. As aulas práticas... nem vou falar.

Sinceramente, não sei qual das aulas é pior, ou seja, em qual delas aprendo menos. Ou desaprendo mais. Ainda assim, lá fiz um esforço maior do que o Atlas para mover o mundo, e tentei estudar o mais que pude aquela bodega. Falhei miseravelmente.

Nem um dia inteiro consegui estudar. Foram uma ou duas horas por dia em 3 dias, dias estes intercalados. Acho até que nem consegui fazer as 6 horas que acabei de escrever, Pavoroso, foi o que foi olhar para aquilo. Mas fui na mesma fazer o teste, basicamente numa de "temos global, recurso, época de Setembro e para o ano (não convinha muito...), por isso, depois vê-se". Eu bem sei que esta não é a melhor postura, só que também não me adianta nenhuma ir super nervosa, que se assim for, só vou para lá fazer m*rda.

E pronto. Lá fui eu. Mal li o teste, fiquei logo de olhos em bico... Na parte teórica do teste, do qual constavam três perguntas, estava o seguinte:

"1. É a indemnização por perdas e danos uma consequência penal? Justifique a resposta dada.

2. Como caracteriza justificadamente o sistema penal português no plano das suas reacções criminais (monismo/dualismo)?

3. Discuta doutrina e jurídico-positivamente a questão dos sistemas de determinação da multa."

Do caso pratico, nem vou fazer menção, que aquilo ainda era uma cagada maior que as perguntas supra transcritas. F*da-se! Mas que questões da treta são estas? Tirando efectivamente a segunda pergunta, tinham tanta m*rda para pedir ao pessoal para desenvolver, e metem estas coisas? A primeira questão foi abordada assim uns 5 minutos ou menos numa aula teórica, se não me engano, a última era quase igual a uma parte do caso prático.

Facto mais interessante de todos: tinha uma hora para fazer o teste, sem tolerância. Três perguntas teóricas para desenvolver e um caso prático super geral e abrangente com duas alíneas e só 90 minutos... E depois admiram-se que os alunos de Direito não tiram notas de jeito. Gostava de ver os stores a tirarem 20 e a fazerem um teste tão absurdo em tão pouco tempo. E não eram só os de Direito Penal II. Queria ver todos os meus docentes a fazerem os testes que nos dão e ter tudo certo com a miséria de minutos para cobrir todas as possibilidades... É uma vergonha, tendo em conta que processo na primeira instância (tribunal de comarca, como quem diz, tribunal da terrinha) chegarem a demorar 12 anos...! Mas é o que temos...

2 comentários:

  1. Credu!
    Só de ler as questões até eu fiquem com os olhos em bico!
    Boa sorte para isso tudo!
    :)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)