domingo, 13 de novembro de 2011

Bolo de laranja e eu com muito que fazer!

Infelizmente, tenho andado mais parada do que o desejável, visto que a minha vida "profissional" tem andado, como diria o foufinho, "numa fona". A minha rica vida tem-se resumido a: aula, reuniões, estudar, testes e trabalhar (na generalidade). Ou seja, não tenho tempo "nem para me coçar".

Ainda assim, este fim-de-semana não fui à terrinha porque tenho teste terça e quarta-feira, e só o tempo que eu ia perder nas viagens e a descansar em resultado destas, foi mais produtivo ter ficado aqui em casa, quentinha e de pijama (estou assim desde quinta à noite...), de meiinhas felpudinhas e com canequinhas consecutivas de leite com chocolate quente na mão. Alguns até podem pensar mas que bom... esta gaja não faz puto da vidinha e ainda se queixa... Mas é que na outra mão tinha os Códigos Civil e do Registo Civil, a sublinhar merdinhas sobre, imagine-se... casamento. Como diz a Mónica, uma coisa que parece simples, é na verdade uma grande trapalheira que dá uma grande trabalheira. Querem o meu conselho: não casem. "Ajuntem-se" masé, e não se esqueçam de se precaverem (vulgo, façam um contrato de coabitação, ou lá como a coisa se chama), só para prevenir asneirada.

Apesar disso tudo, e de eu ainda nem sequer ter pegado nas coisas de Direitos Reais (valham-me todas as coisinhas santas...!!), não é disto que vos quero falar. Hoje fiz uma coisinha nova na cozinha (mais concretamente na sala, que levei o material todo para lá xD): bolo de laranja. O foufinho está cá em casa por estes dias e deu a ideia de experimentarmos algo diferente, para não ser sempre bolo de chocolate. Encontrou esta receita na net e pusemos mãos à obra (sim, ele ajudou ^^):

Ingredientes:
  • 250 g de farinha
  • 250 g de açúcar
  • 100 g de margarina
  • 2 laranjas
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
Esprema o sumo de apenas uma laranja e reserve. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a margarina com o açúcar, adicione as gemas uma a uma, batendo entre cada adição, até ficar um creme espesso. Junte o sumo e a raspa da casca das duas laranjas e bata mais um pouco. Adicione a farinha previamente misturada com o fermento e por fim as claras batidas em castelo, envolvendo toda a massa cuidadosamente. Leve a forno pré-aquecido a 180º numa forma untada e enfarinhada, durante cerca de 45 minutos (ou até o bolo ficar decente, no caso do meu forno... --').

Não sei se conhecem a técnica, mas para vermos se um bolo está pronto basta espetarmos um palito no dito e se este sair sequinho, então o bolo está pronto. Claro que, mais uma vez, com o meu forno as coisas não se passam bem deste modo... Da última vez que o foufinho cá esteve, o bolinho de chocolate que fiz estava meio cozido, meio por cozer, ao que vulgarmente de chama "o bolo tinha pito". Ainda assim estava muito bom, que eu até que gosto desse pito. Nada de piadas porcas, agradecida... xD


E aqui fica uma fotita do bolinho. Aconselho o(s) seguinte(s) acompanhamento(s): leitinho, quente ou frio, e um pouquinho de chocolate derretido por cima das fatias do bolo, num contraste saboroso entre a laranja e o chocolatinho ^^ E já agora, não liguem à publicidade descarada... façam de conta que não está lá =P

3 comentários:

  1. Chá tambem resulta bem como acompanhamento ó tonta... provavelmente melhor até do que leitinho :P

    Estava muito bom ^^

    ResponderEliminar
  2. Bem... que bom aspecto!!!!
    Também tenho uma receita para experimentar!
    Um dia destes...

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Eu cá gosto de leitinho como a canalha xD Pois estava mesmo bom! Sou mesmo boa a fazer bolinhos ^^

    Xs - Obrigada! Bom aspecto teve o bolo na nossa barriguinha ^^ Depois partilha a receita!

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)