segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Labirinto do Fauno

Provavelmente conhecem o nome deste filme por Pan's Labyrinth, mas o seu nome original é El Laberinto del Fauno. Pensava eu que era mais uma produção americana, porém este é um filme mexicano, dirigido, produzido e escrito por Guillermo de Toro. A história narra acontecimento do pós guerra-civil espanhola, quando Franco estava à frente do país (daí a língua falada ser o Castelhano e não o Mexicano - sim, há diferenças para os mais desatentos =P).

Tentando não fazer muitos spoilers, a narrativa centra-se numa menina chamada Ofélia, que adora contos de fadas. Ela viaja com a sua mãe grávida para uma casa numa aldeia, onde se encontra o novo marido desta, um militar franquista absolutamente fanático e que tenta a todo o custo exterminar os rebeldes. Ele, por ser o pai da criança, arrisca a vida da sua nova esposa, só porque o filho tem que nascer onde o pai está, e conversa acabada (já estão a imaginar que tipo de homem é este...). No caminho, Ofélia encontra um louva-a-deus, acreditando que este é uma fada.

Durante a noite, o animal volta a aparecer-lhe no quarto, transformando-se numa fada e levando-a para o velho labirinto ao lado da casa. No centro do labirinto, a menina encontra um fauno (que não é Pan, contrariamente ao que o nome do filme em inglês pode levar a acreditar) que lhe revela algo maravilhoso: Ofélia é, na verdade, a filha do Rei do Mundo Subterrâneo (das fadas e não das alma falecidas), que tinha escapado do seu mundo de fantasia porque queria conhecer o mundo dos humanos. Quando chegou à superfície, a Princesa Moanna ficou cega graças aos raios do sol e perdeu a sua memória, acabando por morrer de doença. Para voltar para o seu mundo maravilhoso, Moanna, ou seja, Ofélia, tem que passar três tarefas para provar que a sua essência permanece intacta, tarefas essas que se vão revelando ao longo dos dias que faltam para a lua cheia seguinte. Esse é o prazo para Ofélia voltar para casa.

Não vou contar mais nada do filme, até porque não quero que percam a vontade de o ver. Adianto deste já que não é nada aoestilo The Chronicles of Narnia, como inicialmente pensei. Aquilo não tem nada de bonito. Tem fantasia, é certo, até porque nunca chegamos a ter a certeza se as fadas, o fauno e todos os acontecimentos mágicos são unicamente obra da imaginação de Ofélia, para se proteger do mundo cruel onde vive, ou se esses mesmos seres e acontecimentos são tão reais como a maldade dos humanos ali presente. Ainda, a película é daquelas de "rodinha vermelha", o que me pareceu estranho ao início, mas ao fim de meia hora de filme, percebi perfeitamente a razão para isso. Chega a quase a ser uma película de terror em alguns momentos.

Este não é um filme para crianças, nem pensar. É demasiado duro e cruel. Pode dizer-se, antes, que é um "conto de fadas para adultos". Não deixa de ser um filme de fantasia, com bons efeitos especiais, se tivermos em conta o tipo de produção em questão. É acima de tudo, uma história triste, mas bem real. Apesar disso, não deixem de ver o filme. A narrativa é muito bem conseguida, extremamente simples e bem imaginada. Se não fosse a realidade humana, seria um filme maravilhoso.

6 comentários:

  1. Ainda não fui ver!
    Vou ver o trailer e depois decido se vejo ou não!

    ResponderEliminar
  2. Eu fui ver esse filme, numa das sessões de culto dos cinemas do BragaShopping. Tenho a dizer que amei o filme! Longe do gótico algo infantil e ingénuo do Tim Burton, o Guillermo del Toro é senhor de um gótico mais maduro, mais adulto e mais consequente.
    Se gostaste do Labirinto do Fauno, recomendo-te vivamente a veres Cronos e El Espinazo del Diablo. Vais amar :)

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Me too

    Xs - É mesmo um bom filme. Algo duro e triste, mas ainda assim um bom filme.

    Alex - Eu também vi uma coisinha sobre El Espinazo del Diablo (que O Labirinto do Fauno era tipo uma sequela desse primeiro). O Cronos não conheço, mas vou ver se vejo ambos. Eu gosto bem dos filmes do Tim, mas estes são diferentes: com a fantasia mostram-nos a realidade. E o guião está mesmo genial =)

    ResponderEliminar
  4. Grande filme!

    Pensava que era mais um filme de fantasia qualquer para putos. Superou as minhas espectativas... super violento mas um autêntico espéctaculo :P

    ResponderEliminar
  5. Nerwen - Sim, gostei muito. É meio tristonho, mas gostei bem =)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)