quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bolsas de estudo... só para os ricos!

Na semana passada saíram os resultados da bolsa... E juro que me apeteceu partir tudo em casa. A sério Apolinário, ide ser filhos da pu*ah ao c*railho! Põem-se sempre com tretas por causa dos cálculos e mais não sei quê, e estão sempre a mudar para pior...

Para começar, foi a palhaçada que foi com os prazos. Primeiro tínhamos mais ou menos quinze dias para mandar tudo através de uma plataforma electrónica que dava mais erros do que recebia documentos. Ou seja, tínhamos que arranjar os documentos todos nesse pouquinho tempo e enviar os ditos por uma coisa mais velha de o D. João V. Conslusão: foi andar a correr de um lado para o outro, ficar sem tempo para estudar para os recursos (porque foi nessa altura o prazo para entregar os papéis) e a coisa não ficar por aqui.

Depois acharam por bem que não era pior até abrirem um prazo suplementar e mais outro prazo e mais não sei quê, o que fez com que a coisa ainda ficasse mais confusa. Candidaturas para aqui, candidaturas para aqulá, documentos e mais documentos, e a Nightwish a correr para os serviços sociais todos os meses, porque inventam mais uma coisa nova de tempos a tempos.

O mês passado fui lá e disseram-me que o meu processo estava completo e que não eram necessários mais papéis... Agora com mais um exigência de revalidação de candidatura ou o diabo a quatro, afinal até que faltavam coisas... A sério Apolinário?! Mas qual é a ideia? É fazer as pessoas desistirem de pedir bolsa pela exaustão?! Isto não acontece em Portugal... só na Portugalândia mesmo. Assim, vou ter que andar a correr de um lado para o outro outra vez para entregar documentos a comprovar o que disse na candidatura de Julho: comprovativos que ninguém no agregado familiar tem dívidas às finanças (porque a nota de liquidação do IRS, aparentemente, serve como prova em todo o lado menos no sistema de atribuição de bolsas de estudo no ensino superior), outro comprovativo em que não temos dívidas à segurança social (como se eu fosse empresária) e, faleçam do choque, os comprovativos do dinheiro que tenho no banco.

É sobretudo sobre estes último que a comissão mais me "come". Mas afinal que m*rda é esta? Agora andam a investigar o dinheirinho que tanto me custou a guardar estes anos todos? É com 5 000 euros que tenho no banco, as poupanças dos meus pais, que já me consideram rica para pagar as despesas da universidade? Portugalândia. É com a minha mãe desempregada e com o meu pai a ganhar 800 euros por mês que vou governar a minha vida? Portugalândia. Quando o país está em crise e mandam as pessoas poupar, se elas tiverem mais uns troquinhos no banco os filhos já são penalizados nas bolsas porque já são milionários? Vamos voltar ao tempo dos nossos avós, em que o dinheiro mantinha-se bem guardadinho no colchão da cama e não haviam bancos a chular-nos. Portugalândia.

E depois vejo vacolas e c*brõezinhos com bolsas de 300, 400 e 500 euros, que ficam à espera da bolsa para irem às compras. Só que não é para comprarem comida para enfardarem, é mesmo para irem às roupas mais caras e perfumes de marca. E esses são precisamente os mais ricos a receberem bolsas mais altas, e os desgraçados que ou fazem empréstimos para as contas, ou então congelam ou até abandonam os estudos para dar a quem não precisa, e rouba o colega do lado para tem ainda mais dinheiro.

Como sempre, voltei a ter a bolsa mínima. Ao menos ainda dá para pagar a propina, mas ainda assim, é pouco. É muito pouco. Lá vou eu ter que fazer uma cada vez maior ginástica orçamental, e já não sei onde cortar mais. Lá terá que ser...

3 comentários:

  1. Saiu hoje no JN uma noticia sobre as bolsas serem dadas aos mais ricos

    ResponderEliminar
  2. Essa histórias das bolsas sempre foi uma grande treta!
    Quem precisa, não tem.
    E eu, vi darem bolsa a filhos de militares... que devem ganhar pouco....

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Sim, infelizmente já vi...

    Xs - E pessoas a chegarem com BMW à univ com bolsas milionárias... Eu que queria comprar comida com o dinheiro da bolsa que sobrasse, não tenho direito a tanto tostãozinho. Quem quer comprar perfumes Dona Karen e roupas não sei de que marca, esse já podem ter as bolsas altas. Portugalândia...

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)