segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agora é andar sóbrio até aos 18 anos... NOT!

Ao fim de não sei quanto tempo alguém se lembrou que a canalha não deve beber. Tem graça que eu ando a dizer isto desde os meus anos do secundário... É por estas e por outras que cada vez mais me considero à frente no tempo comparando com muita gente.

Aparentemente, hoje alguém "importante" anunciou que a partir de 2012, a idade mínima para consumo e aquisição de álcool vai passar dos 16 para os 18 anos, e ainda que esta nova medida será acompanhada de outras que têm por base desincentivar os jovens de beber. A ideia por detrás de tudo isto assenta em duas ordens de razão: primeiro, porque é considerada uma preocupação de saúde pública; depois, porque nos outros países europeus é assim, sendo que "não se justifica que Portugal não siga aquilo que é comum num número significativo de países europeus e não só no sentido de tornar o álcool apenas disponível para maiores de 18 anos".

Oh pessoa que disse isto, estimo muito bem que vossa excelência se f*da. Afinal é não só porque faz mal beber em idade precoce. Temos que ver que somos uns Maria-vai-com-as-outras, e que se os outros fazem, nos também temos que fazer. Se a Alemanha dá pulinhos, Portugal também tem que pular, se a França dança o Hula, Portugal não pode deixar de dançar também. Ide à m*rda masé...

Não obstante das considerações europeias da treta, a verdade é que a criançada começa a beber cada vez mais cedo. Sim, criançada, que gente com 12 ou 13 anos, são inadvertidamente crianças. Acredito que elas achem normal beber e que pensem que a bebedeira os torna muito adultos, mas não torna. Contentem-se com a idade que têm, porque quando tiverem 20, vão desejar os 12 ou 13 outra vez. Provar um golinho de vinho ou champanhe em casa, com supervisão, não é nada de mais. Também o fizeram comigo, e não virei bêbeda. É preciso é ter cabecinha e saber o que se faz, mas tendo em conta a educação que este povo tem hoje em dia, já quase nada me admira.

Acho que eles realmente querem fazer com que a juventude deixe de beber e apanhar altas "cabras", é muito simples: lei seca. O pessoal vai sempre querer beber e fazer cenas tristes, ir para o INEM, dar beijos a desconhecidos, ter sexo casual em casas de banho, e outras coisas mais. Se eles agora já pedem a pessoas mais velhas para lhes comprar a bebida, vão continuar a fazê-lo, só que por mais um par de anos. Os bares e roulotes vão continuar a não pedir identificação, porque o que eles querem é vender, que a vida não está fácil para ninguém.

O que têm que mudar são as mentalidades. Aos anos que ando a dizer que só se devia beber a partir da maioridade, mas ninguém me ligava puto. Afinal até que tinha razão. Temos que ensinar a esta canalhada que andar a cair na rua da pinguinha, gregar em tudo o que é canto e chegar ao cúmulo de ser levado em braços para casa não é bonito. Eu não preciso de beber para me divertir. Não é o álcool que vai fazer a minha noite, mas sim as pessoas com quem eu a vou passar. Cresçam primeiro masé, e depois sim, pensei em ser adultos e se comportarem como tal. E não é a apanhar altas mocas que vão ser mais "crescidos", ai isso é que não.

9 comentários:

  1. sinceramente sempre pensei que era a partir dos 18 anos que se podia beber legalment... aparentemente estava errado

    ResponderEliminar
  2. loool amei! eheh

    tens razão em cada palavra a criançada precisa de ser educada e os pais também. o problema é q muitos pais nem um exemplo decente dão... :\

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca bebi.
    Já provei, molhando os lábios, mas como nunca gostei, nunca bebi!
    Agora, não percebo quando vejo crianças de 13, 14, 15 e 16 anos a apanhar altas bebedeiras!
    Para quê?!

    ResponderEliminar
  4. Nocturnodesejamigo (*)

    Não sei se será necessário para ingerir capilés, groselhas, limonadas, e artefactos similares & correlativos porque tais bóbidas estão c=a=r=r=e=g=a=d=a=s de álcool metílico e desnaturado. Enfim, desnaturados são os gajos que as consomem sem autorização dos avós e até dos bisavós. Como é o meu caso, com setenta aninhos redondos. E cartão jovem.

    De qualquer maneira, louve-se esta gente muito curiosa que nos (des)governa: chega tarde... mas chega. Como era o comboio da Tua, da Minha e da Dela. Alguém tem, por singular acaso, uma "metralhadeira"?

    Este ancião ansioso vive na Travessa, onde gostará de te ver.

    Abç

    PS - Agora, a sério: o alcoolismo, o tabagismo, as drogas têm de ser derrotados; mas não é com medidas merdosas e mentirosas com esta, pífia. E, como dizes, se não se mudarem as mentalidades está tudo fo..., digo, lixado.

    ___
    (*) Tradução libérrima

    ResponderEliminar
  5. ADENDA

    1) Onde se lê Nocturnodesejamigo, deve ler-se Nocturnodesejamiga. Peço desculpa da troca; sou um verdadeiro trocadilho. Pelo menos éoke dizem os meus netos que, felizmente, acrescentam: mas bué da fixe...

    2) E em lugar de abç, leia-se
    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Heartless - És um tonto =P

    FME - Pois, há muitos pais que até incentivam e acham super engraçado a canalhada beber e apanhar pielas... Sãos uns tristes.

    Xs - Se calhar acham que isso os faz muito adultos. Também nunca precisei de beber para me divertir, mas aparentemente nem todas acham o mesmo...

    Henrique - Sim vêm tarde, e não vêm vem de todo. Deviam aumentar a idade mínima para consumir alcool para os 21 e tramar bem tramadinhos quem transgride.

    ResponderEliminar
  7. Gostei mto deste teu textinho :)

    Lei Seca não resolveria os problemas, tal como legalizar o aborto também não acaba com a gravidez precosse, e blablabla - não é por o aborto ser legal que não vai andar mta gente a fazer putos sem querer. O que é preciso mesmo é mudar mentalidades, tal como tu disseste. Às vezes as coisas chegam a um estado deprimente, e ouvir uma história ou outra de alta "cabra" até se pode aceitar, mas hoje em dia não é o caso: todas as semanas uma história nova, dinheiro mal investido. Os jovens queixam-se que não têm dinheiro, mas andam a estoirar 30 euros por semana em alcool!

    Concordo com a maioridade, mas minha gente, nos EUA conduz-se aos 16 anos em alguns estados, pk lá a maioridade é aos 16 anos. a "maioridade" é algo mt relativo, na polónia só se atinge aos 21 a idade legal para beber, fumar e entrar em clubes. concordo que mudem a idade, mas acordem, isso não vai levar mesmo a lado nenhum xD vamos mudar mentalidades

    ResponderEliminar
  8. Mas tu não és da terra das Sopas de Cavalo Cansado?

    ResponderEliminar
  9. Inês - Vamos é começar a educar pessoas. Isso é que era...

    XL - Posso ser da terra das Sopas de Cavalo Cansado, e do bom vinho verde (que aliás detesto), mas não sou desse tempo =P

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)