sábado, 3 de setembro de 2011

Winter is Coming


A pedido de várias famílias, hoje vamos falar de coisas boas. Attention everyone, nerdice moment of the day! xD O tema deste post será a grande obra (e quando eu digo grande, não é só em êxito, mas também em tamanho) de Geroge R. R. Martin: A Song of Ice and Fire (a.k.a. ASoIaF).


George Martin trabalhou muitos anos em Hollywood, mas um dia decidiu retomar a escrita. Anteriormente, Martin dedicava-se à ficção científica e ao terror, porém um dia, numa luta com a sua própria imaginação, concebeu uma cena em que um grupo de miúdos encontrava um lobo gigante morto com uma haste de veado na garganta, que acabara de dar à luz um bando de lobos gigantes bebés. Os miúdos pegaram nos lobinhos e levaram-nos para que eles mesmos os criassem, e assim nasceu a ideia de escrever ASoIaF, que primeiramente estava pensado para se tornar uma trilogia. Neste momento, estão previstos sete volumes, sendo que cinco já foram editados. Por cada um dos originais, chegam às bancas portuguesas dois, o que perfaz um total (provisório) de quatorze livros. Este ano em Abril, estreou pela HBO a série televisiva da colecção literária.

A Game of Throne, (A Guerra dos Tronos e a Muralha de Gelo em Portugal) saiu para as bancas em 1996, e desde esse dia tem sido a maior e mais conhecida obra de Martin. Este tem como referências escritores como Tolkien e Lovecraft, mas ao contrário do autor de O Senhor dos Anéis, ao qual é constantemente comparado, e que se inspirou na mitologia, George prefere elementos medievais e reais, onde se destaca a Guerra das Rosas entre as famílias York e Lencaster pelo comando de Inglaterra.
Martin também não tem medo de enveredar pelos pormenores mais chocantes ou sórdidos, já que podemos ler cenas explicitas de sexo ou mortes extremamente detalhadas. O escritor também não tem qualquer problema em abordar temas como o incesto, o adultério, a prostituição ou a violação. Mas o mais interessante nesta colecção, é o facto de apesar de ser do estilo da fantasia ou do fantástico, as questões que tocam em temas como a magia ou os seres sobrenaturais são meramente sugestivos e pouco ou nada contribuem com para a história em si. A sua génese centra-se nas tramas palacianas, na vingança e na vontade desmedida dos seres humanos acederem ao poder. É quase como um policial de Agatha Christie num panorama espácio-temporal equivalente à idade média europeia.
George decidiu conceber os seus livros num tipo de escrita curiosa, e que eu nunca tinha visto antes: escrita em mosaico. Como funciona? O autor pega em algumas personagens, narra os acontecimentos através dos seus olhos e dos seus sentimentos, mantendo ainda assim uma prosa na terceira pessoa. Estas personagens são chamadas de POV characters ( POV = point of view). E mesmo essas não escapam à mão pesada de Martin, que não tem medo de matar qualquer homem, mulher ou criança na trama, desde os mais desprezíveis aos mais aclamados pelo leitor.

Hoje irei dar-vos como que um sneak peek de ASoIaF, já que é assunto que dá pano para mangas, golas, vestidos... um verdadeiro guarda-roupa de superstar.
A história tem lugar, principalmente, no continente de Westereos (que condiz em parte - uma parte substancial =P - com a Grã-Bretanha), que passa por várias mudanças culturais e políticas. No início era habitada pelos Filhos da Floresta, um povo pequenino, que vivia em harmonia com a natureza. Um dia chegaram vindos de Essos (outro continente, bem próximo de Westereos) os denominados Primeiros Homens com as suas armas de bronze e a sua religião antiga, e entraram em guerra com os Filhos de Floresta, que terminou com um pacto de tréguas entre eles. Assim, os Primeiros Homens ficaram com os espaços abertos e os Filhos da Floresta com as florestas. Porém, tempos depois, surgiram umas criaturas nefastas, os Outros, que dizimaram tudo e todos à sua passagem. Aí, os antigos inimigos uniram forças para os derrotar, acabando por exilá-los a norte, e construindo a Muralha de Gelo para que esses seres nunca mais voltassem. Essa mesma muralha é guardada pela Patrulha da Noite desde então. Gradualmente, os Filhos da Floresta começaram a desaparecer, e todos depreenderam que se extinguiram, o que não é tido como certo.

Posteriormente, chegaram a Westereos os Ândalos, que atravessaram também o Mar Estreito, trazendo armas de ferros, cavalos de batalha, e a Fé dos Sete, os seus deuses. A partir do Vale, conquistaram Westereos, excepto o norte, pelas suas exímias defesas, onde os Primeiros Homens permaneceram com a sua religião. Já os Ândalos ocuparam o restante território, que ao todo foi dividido primariamente em seis pequenos reinos, e mais tarde em sete. Alguns séculos depois, os exilados Roinares aportaram em Westereos e, aliados à casa Martel, conquistaram um novo reino, Dorne, o mais a sul do continente. Mas a história não acaba por aqui.

Valyria, um império distante grandemente desenvolvido, foi devastado por uma catástrofe desconhecida, e os seus sobreviventes, os Targaryens decidiram conquistar Westereos, nas costas dos seus dragões, os últimos três espécimes sobreviventes. Nesse momento, o continente tinha sete reinos, sendo que seis deles foram conquistados pelos valirianos, excepto o Norte. O seu último soberano, apelidado como o Rei que Ajoelhou, preferiu abdicar da sua coroa para não ver mais nenhum nortenho morrer, e assim os Targaryens tornaram-se os Reis de Westereos.

Este pedaço da história do mundo criado por George R. R. Martin é só o início, e é apenas o passado da narrativa que este concebeu. A Game of Thrones começa muito depois, 15 anos após o extermínio quase completo dos Targaryens graças à Rebelião encabeçada pelas famílias Stark, Baratheon e Arryn. Mas isso fica para uma outra altura ^^


Winter is Coming é o moto de uma das famílias mais influentes da história, os Stark, os antigos reis do norte. Se tivesse que escolher uma família para pertencer, seria esta.

3 comentários:

  1. Eu não sei porquê gostei da filha do dragão :p empurrada para o desconhecido e no entanto tentou apaixonar-se, já para não falar que é mesmo filha do dragão xD LOL tenho mesmo que ler os livros :D

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que ela é uma das minhas personagens favoritas. Sem nada, conseguiu ter tudo, ou quase tudo, à custa dela própria. Fiquei desolada com o que aconteceu ao Khal Drogo, eles eram mesmo felizes, numa altura que os casamentos arranjados davam quase sempre para o torto. Isso e a fixação do sr. Martin em matar quase todas as personagens que eu gosto =P E os livros são bem melhores, como de costume, por isso lê!! ^^
    E vou continuar a escrever sobre a obra, isto foi só um preliminar xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)