domingo, 18 de setembro de 2011

E já cá estou outra vez...!

Pois é verdade, amanhã começam as minhas aulas de pretensa finalista. Se o vou voltar a ser para o ano, não sei, e espero que não, todavia este ano não vai ser nada fácil com 11 cadeiras, sendo 3 delas anuais (e dessas todas outras 3 estão em atraso e vão-me dar um bela dor de cabeça com a sobreposição de horários...). Mas nada se consegue sem esforço e eu vou fazer tudo para ser finalista uma só vez!

As coisas parecem tão estranhas... Ainda há pouco éramos uns miúditos saídos no secundário e a rebolar pela praxe, e agora olhamos bem para nós e já praxamos. E agora estamos no quarto ano da licenciatura e quase parece o fim. Não um fim definitivo, porque não tarde muito o mestrado será obrigatório para o ingresso na Ordem dos Advogados (para a m*rda com o Marinho Pinto e a sua corte... --'), só que é tão... nem sei bem o que é. Quando entramos éramos uns burrinhos que não sabiam mesmo nada da vida, agora estamos quase doutores de canudo na mão, com pelo menos 21 anos e quase todos arranjados com alguém. Deixamos de ser os ainda adolescentes que não se prendiam a nada nem por coisa nenhuma do mundo, fulgazões que só queriam copos e gajas/gajos, para já quase planearmos a nossa vida profissional e/ou a pessoal sozinhos ou a dois. O tempo passa mesmo depressa. Depressa demais.

Basta-me pensar numa coisa: estou a morar na minha actual "casa de estudante" desde o segundo ano, vai fazer três anos agora. Desde que vim para cá, só eu uma amiga minha que veio para cá no ano que passou restamos. Quantas outras raparigas já viveram comigo, quantas pessoas conheci por causa disso. E poderá ser o último ano que aqui estou (mas penso que não... Um ano para fazer cadeiras e mais um ou dois de mestrado... A coisa não tá fácil para possíveis futuros juristas). Faz-nos pensar, não faz? Deuses, o que eu cresci nesta casa, nesta cidade que não é (era) a minha, longe de tudo o que conheci. O que eu aprendi com as pessoas que conheci, do meu curso, de outros cursos, alguns nem estudantes eram; com os meus doutores, os meus caloiros e os meus afilhados ou sobrinhos de praxe. Todos eles são a minha família, a minha outra família, com quem partilhei tantas coisas boas e tantas coisas más. E não me arrependo de nada. Tudo o que fiz ou deixei por fazer ensinou-me alguma coisa e deu-me bons amigos (mas não todos, que alguns ficaram na terrinha ou também de lá saíram para ir para a universidade, e que continuam connosco no mater what. Mas valeu tanto a pena... ah isso é que valeu!

Pois então a então caloira Nightwish (com a Tarja) é agora um jovem senhora (not xD) com quatro fitas vermelhas sangue de quatro centímetros cada uma (a cor indica o curso - Direito - a quantidade de fitas e os seus centímetros o número de matrículas e o ano que se frequenta, respectivamente - 4 matriculas, 4º ano de licenciatura). O traje quase já parece uma extensão de nós próprios, a capa quase já nem tem espaço para pôr emblemas e o tricórnio está todo f*dido (para quem não sabe, o traje da UMinho tem um "chapéu de três bicos" daqueles que se usavam no tempo dos descobrimentos, ou coisa que o valha) de ter baptizado os meus afilhados (e que são três, nem mais nem menos, conta certa =P). Mas vida de estudante é assim, e é assim que tem que ser!

E pronto, e isto por hoje. Amanhã há Direito do Trabalho às 9:30 da matina, e vai ser mesmo um trabalho do c*railho para eu acordar cedo para lá aparecer. Mas o que tem que ser tem muita força, e às vezes faz força a mais! xD


Estas são as armas da UMinho, cujo emblema é cozido no ombro direito do casaco do traje e de onde pendem as nossas fitas, simbolizadoras de "quem somos" naquela que é a Maior Academia do País (desculpem-me os outros, mas quem diz a verdade não merece castigo =P).

2 comentários:

  1. Acho que só te apercebes mesmo que és finalista... quando ja nao vais ter mais aulas :)

    ResponderEliminar
  2. Acredito bem que assim seja. Mas não deixa de ser um cadinho triste...

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)