quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desenhos Animados, há quanto tempo...!

Hoje à tarde enquanto não tinha nada para fazer, decidi passar o meu tempo com algo extremamente produtivo: ver desenhos animados. E quem acha o contrário desta ocupação é um tonto. Tirando os filmes da Disney que tenho, mais os clássicos do que os recentes, e que vejo frequentemente, ou então os animes, há muito tempo que não me refastelava no sofá para ver "bonequinhos". E adoro ^^

Os melhores que ainda passam na tv são os Looney Toons ou o Tom & Jerry. Não consigo perceber lá muito bem como isso funciona, mas esses desenhos animados ainda me fazem rir, inclusivamente aqueles que estão sempre a repetir e eu já estou farta de ver. Oh pah, sei lá, as constantes judiarias mutuas entre o Gato Thomas e o Ratito Jerry são sempre divertidas, não importa quantas vezes já as vimos, ou que já saibamos os episódios de cor e salteado. E depois temos no team Looney, montes de personagens que têm tanto de bizarro como de hilariante, tais como Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, Sylvester, Tweety, Speedy Gonzales, Tasmanian Devil... eu sei lá quantos mais!

Não é estranho dizermos que ainda somos do tempo que essas coisas davam na televisão generalista? E que ainda somos do tempo em que apenas havia dois canais? Os nossos avós dizem que ainda são do tempo do "arroz de 15", e nós que ainda somos do tempo dos desenhos animados bons. Daqueles que nos faziam sair da cama às oito da manhã para ir para a sala ver os "bonequinhos", que naquela altura só havia uma televisão em casa e era na sala, para toda a gente ver, que esse luxo de ter quase uma tv em cada divisão da casa são modernices. Jasus, o que me faria sair de debaixo dos cobertores àquelas horas...

Mas não foi só de bons desenhos animados que a nossa infância foi feita, também foi dos maus e dos assim assim. De vez em quando apareciam algumas animações manhosas, o que infelizmente se tornou uma constante. Às vezes ponho-me a pensar que tipo de desenhos animados a canalha vê agora: só guerras,  tiros, maus exemplos e mafiosices, ou seja, mudaram os filme da acção e para adultos que nunca me deixaram ver quando era miúda para os "bonequinhos" de hoje, que de bonequinhos pouco têm. Acho que um dia que tenha filhos, se os tiver, não os vou deixar ver desenhos animados na televisão antes de inspecção meticulosa, ou então só vêm os meuzinhos, que esses sim são de confiança.

Voltando à história principal da coisa, hoje vi uma das animações da minha infância: Mummies Alive (não me lembro do nome disso em português). Aos séculos que eu não via aquilo! Já nem me lembrava que isso existia. Uma produção dos anos 90, que conta a história de um príncipe egípcio que renasceu no mundo presente, mas que ainda é perseguido por um feiticeiro que o matou na sua antiga vida para se tornar imortal. Para o proteger, o príncipe conta com a ajuda de quatro múmias que serviram o faraó no Antigo Egipto. A coisa em si pouco tem da cultura desse povo, apenas algumas referências básicas, visto que é mais virado para as "cenas modernas", o que é pena. Mas fez-me lembrar tantos outros "bonequinhos" que eu via nessa altura, como as Gárgulas, a Cinderella, o Zorro, o Dartacão e os Três Moscãoteiros... e o Dragon Ball!! Por acaso, a semana passada encontrei um poster que eu sabia que tinha por aqui algures com as personagens principais da saga, que saiu nuns pacotes de batatas da Matutano (será que isso ainda existe? Já nem sei... Parece que tudo que era do "meu tempo" ou acabou, ou está e vistas disso) e deu pulos de alegria.

Eu sei, isto não passa de tontice minha, mas acaba por ser uma lembrança de quando era pequenina e o que eu queria era viver num mundo feito de desenhos animados e não no mundo real. O que prova que já de pequenina era inteligente e sabia que a Terra do Nunca era um sítio bem melhor e apelativo que neste que vivemos.

1 comentário:

  1. Foi mesmo esse que falei ontem à noite... afinal não é assim tanto da minha infancia XD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)