domingo, 11 de setembro de 2011

- Castle...?! - Becky!? xD

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/70/Castle_title_card.pngPara quem não conhece (o que eu duvido que seja possível, mas se for o caso shame on you!), Castle é uma série televisiva americana, e é um máximo. Conta já com três temporadas, e no dia 19 deste mês esta marcada  a premiere de uma quarta.

A trama começa como tantas outras séries policiais: com um homicídio. E depois outro. E outro. Paralelamente, Richard Castle, um famoso escritor que se dedica ao género de mistério e crime, lança o seu mais recente livro, onde "mata" a sua personagem principal. Castle diz ser uma estratégia, mas na verdade ele enfrenta um valente bloqueio de escritor. Mais tarde, a equipa da polícia de Nova York que investiga os homicídios referidos, liderada pela detective Kate Beckett, liga os crimes com o autor. É aí que acabam por descobrir em conjunto que anda à solta um serial killer que imita os assassinatos que Castle escreve nas suas obras. Assim, Beckett e o seu "novo amigo" juntam-se para resolver o mistério em torno dos crimes. Porém, Rick Castle não se quer ficar por aqui, e depois de ter ajudado na investigação policial, toma-lhe o gosto e quer continuar o seu novo passatempo. Para conseguir o que quer, o escritor puxa todos os cordelinhos que tem, já que é muito bem relacionado, e acaba por se tornar uma espécie de "ajudante" para a detective e a sua equipa, com a desculpa que viu neles a sua inspiração para um novo livro. Ao início, Beckett não acham muita piada ter um excêntrico autor sempre atrás dela, mesmo sendo fã da sua obra, o que não revela logo. Mas ao fim de algum tempo percebe que as ideias de Castle, que pensa sempre outside the box, se vão tornando essenciais para resolver inúmeros mistérios.

Para ser sincera, mal percebi que o actor Nathan Fillion fazia parte do cast e que dava vida ao personagem principal, não vi nada mais lógico a fazer do que sentar o rabiosque em frente da televisão. Depois de ver o seu trabalho em Buffy, Firefly e Serenity (especialmente estes dois últimos, que amei de paixão), não tinha dúvidas que esta seria mais uma série de êxito. E pelos vistos não me enganei. Sabem aquele nosso amigo ou conhecido cromo, que é chanfrado até dizer chega, mas que adoramos sempre que nos aparece pela frente e que consegue dizer todas as verdades de maneira cómica e não menos séria? Aí temos Nathan Fillion. Esse tipo de papeis assentam-lhe que nem uma luva, tal como é o caso de Rick Castle ou do Captain Malcolm Reynolds.

De facto, Castle é uma personagem que tanto tem de idiota como de alguém com bom coração. Ele é impulsivo, e pode-se dizer até que vive no mundo da lua, ou num mundo só dele em que pode ter o privilégio de ainda ser criança. De facto, a filha adolescente de Rick consegue ser mais adulta que ele próprio. Para contrastar, Beckett é bastante terra-a-terra e racionaliza quase tudo, retraindo-se assim um pouco do mundo que testemunha todos os dias como sendo sujo e cruel. Às vezes a interacção entre estas duas personagens faz-me lembrar as picardias constantes de Booth e Bones.

Curiosamente, ou talvez não, já que vivemos na era de ouro do marketing, a ABC, o canal que produziu a série, editou os livros que Castle escreve na série inspirados em Beckett, onde uma detective chamada Nikki Heat resolve os mais variados crimes. Ao todo são três livros, Heat Wave, Naked Heat e Heat Rises, e em todos eles "Richard Castle" é mencionado como autor. Ainda este mês, a Marvel prepara-se para lançar uma comic relativa ao anterior sucesso literário de Castle, Derrick Storm, em  Castle: Richard Castle's Deadly Storm.

Aqui fica o trailer da primeira temporada para verem e gargalharem por mais ^^ (Desculpem lá a falta de qualidade de imagem, mas foi o melhor que consegui).

1 comentário:

  1. Não é das minhas séries favoritas... mas Firefly e Serenity safam-se muito bem ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)