sábado, 16 de janeiro de 2016

Shuffle time

Há uns biliões e biliões de anos atrás, a Ice Queen fez um desafio no seu My Life as an Unusual Girl que gostei bastante: era diferente de todos os outros e era sobre música. Na altura, disse que também iria fazer, maaaaas... Pronto, esqueci-me. Hoje decidi, depois de arrumar a casa e para me tentar alegrar um pouquinho, auto-propor-me a este desafio. Ora aqui vai!


Regras:
  1. Colocar a playlist em aleatório (usei o Windows Media Player do pc, mas podem também usar a do telemóvel, do mp3, ou qualquer outro dispositivo);
  2. Ver as cinco músicas que calham;
  3. Falar um pouco sobre as mesmas: onde as conhecemos, que significado têm para nós, há quanto tempo não as ouvíamos... e tudo mais que se queira acrescentar.


Aviso à navegação: por estes lados, quase só se ouve rock e heavy metal. É verdade, tenho os ouvidos e os nervos muito sensíveis, "Pitney Bears" e kizombadas dão-me tremeliques na pálpebra. Isso nunca é bom sinal. "Portantos", protejam-se.


1. Snake Charmer - Nox Arcana (álbum: Carnival of Lost Souls)
Ora, começamos bem! Gosto muito desta banda, que conta com apenas dois elementos e da qual já falei aqui. Todos os seus álbuns contam uma história, cujo enredo vamos percebendo através do nome das músicas e das próprias melodias de cada faixa. Por ser instrumental, é uma óptima companhia sonora para o estudo/trabalho ou simplesmente para relaxar.
Como conheci Nox Arcana? De uma maneira muito peculiar. Estava à procura de imagens sobre já não sei bem o quê, e apareceu-me a capa de um dos seus trabalhos, Grimm Tales. Achei o nome da banda interessante e fui pesquisar. Nunca me hei-de arrepender.
Esta música faz parte de um dos meus álbuns favoritos dos Nox Arcana, a par com Phantoms of the High Seas. Não vos vou contar o enredo de nenhum destes trabalhos, porque acho que os nomes são bastante sugestivos e, assim, talvez fiquei mais curiosos para ouvir e tirar as vossas próprias conclusões. Ainda não há muito tempo estive de volta "dos meus textos" a ouvir Carnival of Lost Souls. É fantástico fechar os olhos e imaginar uma historia, apenas através da melodia e dos vários instrumentos conjugados.

2. Enter Sandman - Apocalyptica (álbum: Amplified - A Decade of Reinventing the Cello)
Este é um verdadeiro dois-em-um. Enter Sandman fez parte do primeiro álbum dos Apocalyptica, Metallica by Four Cellos onde, como o nome indica, quatro moços finlandeses tocavam músicas da conhecida banda americana, da qual também gosto bastante (dos primeiros álbuns... vá). Não sei como nunca foram processados... Nesta altura, os Apocalyptica ainda não tinham baterista, o que, devo confessar, melhorou bastante os seus trabalhos. Não me lembro como conheci a banda.
Já não ouço nada dos Apocalyptica há bastante tempo, nem sequer o último álbum deles. Tenho que dizer que o trabalho não me tem dado hipótese de ouvir grande coisa, especialmente porque eu gosto de estar a ouvir música quando não estou a fazer mais nada, ou seja, realmente a ouvir e saborear cada acorde e/ou palavra. Acho que tenho que mudar isso =)

3. Center of the Universe, Kamelot (álbum: Epica)
Adooooooooro Kamelot. As suas músicas são sempre épicas. Esta, ainda é do tempo do seu segundo vocalista, Roy Khan. Epica, a par com o trabalho seguinte da banda, The Black Halo, é uma opera metal inspirada da história de Goethe, Faust. Conheci Kamelot, por acaso, enquanto estava a visitar uma página qualquer de symphonic / power metal. Na segunda parte desta opera metal, contamos com a voz de Simone Simons, dos Epica, banda cujo nome foi influenciado, precisamente, por este álbum dos Kamleot. Simons casou, entanto, com o actual teclista dos Kamelot, Oliver Palotai.
Esta música é a segunda do álbum, logo após Prologue, e que, verdadeiramente, inicia a sua história. Epica e The Black Halo (não podemos, realmente, falar de um sem o outro) são dos melhores trabalhos da banda.

4. The Point of no Return / Chadelier Crash, Andrew Lloyd Webber (álbum: The Phantom of the Opera - disc 2)
Pronto, não ouço "só barulheira". Também gosto coisas bonitas e tal e coiso, como musicais e a banda sonora deste é simplesmente maravilhosa. Não conheço a versão original, apenas o remake de 2004, que vi só por causa do Gerard Butler (nessa altura, já o conhecia de outros filmes) e acabei por adorar toda a história.
Há imenso tempo que não ouço a ost ou vejo o filme. Houve uma altura que sabia o filme todo de memória, linha por linha, melodia por melodia. Tenho o livro, ali na estante, para ler =)

5. The Cage, HIM (álbum: Dark Light)
HIM, uma das minhas bandas favoritas de sempre. Não posso referir, apenas, uma música. Tenho que referir todo o trabalho desta maravilhosa banda. Foi das primeiras da cena metal (mais ou menos =P ) que ouvi. Adorei. E nunca mais fui a mesma. Marcou uma transição na minha vida, um ponto sem retorno, como diz a música aí em cima de The Phantom of the Opera. Conheci, por acaso, quando um dos seus videoclips (curiosamente, não me lembro qual) passou numa canal de música francês da cabo. Na altura, isso da internet não era coisa abundante, mas fui pesquisando e fui, cada vez mais, ficando encantada com as suas músicas. Assim de repente, acho que gosto de todas. Ouço HIM com alguma regularidade.
Dark Light seguiu-se ao, talvez, mais icónico álbum da banda, Love Metal, e teve como inspiração um livro finlandês e diversas mitologias e religiões, cujas referências se podem encontrar por todas as suas faixas. The Cage é um bonus track, não é das minhas favoritas, mas não é má de todo.


E pronto, minha gente, foi isto que me calhou na rifa. Curioso... não me saiu nenhuma música dos Nightwish. Grande falha do Media Player =P Estas não são, na verdade, as cinco primeiras músicas que me saíram no "aleatório": evitei as faixas que já vinham de origem com o pc e músicas de bandas repetidas, uma vez que também vou falando um pouquinho sobre elas em cada faixa, de modo a haver mais diversidade.

Nas regras não estava nada escrito quanto a passar o desafio a outras pessoas, por isso, façam como eu: se gostarem, façam o favor de o fazer o desafio ^^


P.S.: Ainda nem sequer fui investigar Eluveitie. Ice, estou a falhar...! =P

7 comentários:

  1. Gostei do desafio, mas comigo não iria resultar :P Não tenho quase músicas nenhumas no PC ou no telemóvel. Uso o Spotify, e não sei como conheci as músicas :P Mas há algumas que têm histórias engraçadas :P

    ResponderEliminar
  2. Oh cum catano, vinha na esperança de ouvir qualquer coisinha do Anselmo Ralph. eheheh
    Beeeeemmm, isto é mesmo malta da pesada. Gostei, sobretudo de Kamelot. Confesso que cada vez ouço menos música e o que passa nas rádios, mesmo a nível de rock e heavy metal, são as bandas mais comerciais. :/

    ResponderEliminar
  3. curti imenso este desafio :D músicas brutais ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu tinha muito medo de fazer este desafio, a minha playlist têm precisamente um pouco de tudo e é mais versátil que uma salada de fruta. Desde Apocalyptica a Anselmo Ralph, passando por Bruno Mars e The Prodigy, uma voltinha com Lady Gaga e Richie Campbell, há mesmo de tudo tudo tudo um pouco, porque eu gosto de músicas porque sim e de acordo com o meu sentido de humor e não porque são de um género determinado. Até podiam aparecer músicas que são apenas jingles de séries xD agora fiquei curiosa pra fazer isso :P

    ResponderEliminar
  5. Estás mesmo a falhar, ando à espera de uma certa crítica e ainda não ma enviaste! :P (Estou a brincar :P)
    Ainda há uns dias lembrei-me desse desafio. Acho que vou fazê-lo outra vez :P Gostei imenso de o fazer, pois gosto de escrever sobre música ^^
    Conheço as bandas que referiste, mas conheço muito pouco de cada uma. À excepção de HIM, que gosto muito ^^ Não conheço a música que te calhou, mas prometo que vou ouvi-la :P Já ouvi uma ou outra coisa de Apocalyptica e de Kamelot, mas foram poucas as músicas que me cativaram. Nox Arcana é que não conheço de todo, apenas de nome. Penso que uma vez disse que ia investigar, mas ainda não o fiz xD

    PS: Penso que não vais gostar de Eluveitie...xD Lembro-me que comentaste uma música que publiquei no blog (dos Insomnium), em que disseste que era muito gutural... Eluveitie também é um bocado gutural x) Embora algumas das músicas tenham apenas voz feminina...e embora os instrumentais (fantásticos) compensem tudo o resto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh...esqueci-me de responder ao teu comentário xP Vou mesmo precisar da tua ajuda, acredita :P Um dia destes vou mandar-te um email... :P

      Eliminar
  6. boas músicas :) , vou fazer este desafio.

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)