domingo, 13 de maio de 2012

"Todo o destino é partir..."

Pessoas, estou vivinha da silva! É verdade que estive afastada do meu cantinho durante bastante tempo, mas esta semana que termina foi das mais atarefadas da minha vida académica.

Para não falar dos meus afazeres como estudante, delegada e colaboradora de um dos jornais da UMinho, sou também finalista. E para quem conhece as tradições da minha academia, esta é a semana das monumentais festas do Enterro da Gata. Por conseguinte, na passada sexta-feira tiveram lugar as Serenatas Novas no Largo do Paço, mesmo em frente à reitoria, onde tive que traçar a capa aos meus afilhados. No ano anterior, quando praxei, tive a honra de apadrinhar três bestas, agora noviços, aos quais tracei a capa pela primeira vez numa cerimónia que os torna dignos de praxar também, algo que cabe unicamente aos respectivos padrinhos.

Filhote Telmo

 Filhote Diogo

Filhota Filipa

No dia seguinte, toda avariada dos pés e às sete da manhã, já estava a acordar para me preparar para o dia imenso que me esperava. Permaneci quase o dia toda trajada para as restantes cerimónias que me esperavam: de manhã a imposição das insígnias, e à tarde a bênção de finalistas.

Primeiro tenho que esclarecer que cá na UMinho não temos fitas para queixar nem cartolamos. As insígnias consistem nos símbolos que nos distinguem como finalistas dos demais estudantes, sendo que são compostas por um tricórnio o um bastão da cor do nosso curso. No meu caso, vermelho, claro está. Segundo, a coisa atrasou-se, como já seria de esperar.

Após termos sido impostos pelos nossos padrinhos de curso (e não de praxe), seguimos para o almoço numa quinta no fim do mundo. Tivemos azar quando fomos marcar lugar num restaurante, mas o senhor de lá deixou-nos ir para a quinta que eles têm, normalmente utilizada para casamentos, baptizados e festividades afins, e cobrou-nos o preço que pratica no restaurante. Não tivemos muito tempo para ver o local, mas que era uma maravilha, lá isso era. Depois de toda a gente ter enfardado bem, fomos para a bênção, só que a mesma já ia a meio, e era uma confusão horrorosa para chegarmos ao nosso sítio. Decidimos, assim, permanecer à sombrinha, na relva, deitados, a ouvir a missa lá ao longe.

 A foto da esquerda mostra a forma maravilhosa como passei a missa e a da direita eu e o foufinho trajadinhos a rigor para a ocasião, eu com o traje da Uminho, ele com o da UA. (Aquela coisa laranja no meu pulso é a pulseira do Enterro para os estudantes colaboradores em algum grupo ou núcleo estudantil. É permitido andar com aquilo durante as festividades académicas por burla papal, logo, não estou mal trajada - só para avisar os mais distraídos ou desconhecedores =P).

Mal cheguei a casa, a primeira coisa que fiz foi tirar o traje à velocidade do funil. A segunda foi tomar um dos melhores banhos de que tenho memória. A terceira foi dormir. Acordei às dez e meia da noite para vestir o kit de curso e rumar ao gatódromo para ver Xutos e Pontapés. Estava tão tolinha de sono que nem sei o que me manteve acordada para ver o concerto e fazer o meu trabalho jornalístico. Já agora, a minha matéria vai sair no Correio do Minho, provavelmente amanhã - estejam atentos! =P

E hoje, bem... hoje quando acordei parecia que tinha levado uma tareia. Chegamos pelas quatro e meia, cinco da manhã, e fomos direitinhos para a caminha, mesmo com a casa virada do avesso. Estive agora a separar a roupa que é para lavar, a arrumar a que estava pelo chão, pus o traje no seu devido sítio, lavei a loiça, varri a sala, e arrumei tudo o resto que andava perdido por todo o lado deste santo apartamento. Ainda consegui ir às compras durante a tarde e comer uma natinha com canela. Tenho neste momento uma dor descomunal num dos tornozelos que mal ando, um cansaço bem mal corado e aula amanhã. Viva eu! =P

P.S.: O título deste post é a última estrofe do Hino da UMinho, o qual podem ler e ouvir aqui.

5 comentários:

  1. Interessa é que correu bem fofinha ^^ A minha gravata é que me quer abandonar :P

    ResponderEliminar
  2. Parabéeeens! :D Realmente estes dias são de mortes para nós, tenho pena que cá em lisboa não se viva nem metade do espírito académico cá de cima!

    ResponderEliminar
  3. Opah fizeste com que eu tivesse saudades da minha queima, e de trajar!

    Oh tantos filhotes pah, e tu e o teu homem ficam muito fofinhos juntos :)

    ResponderEliminar
  4. Heartless - A tua gravata gostava de mim masé =P

    CLO - Obrigada ^^ Não sei como são as coisas em Lisboa, mas se assim é, é realmente uma pena.

    Xs - Oh, obrigada ^^

    Ritinha - Tenho 3 filhotes, o número de matrículas que tinha o ano passado. E se tens saudades de trajar, olha: traja mesmo assim!! =P

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)