quarta-feira, 23 de maio de 2012

A ocasião faz... a música =)

Nestes últimos tempos, em razão das horas ainda não muito desmesuradas de estudo e de outras tantas sem dormir à conta da bela da insónia e dos barulhos alheios, tenho estado mais virada para a música instrumental, em especial, o dark ambient. Podem ficar apreensivos pelo nome, mas nada temam queridos amigos, não vai morder nada a ninguém =P

E com isto tenho hoje para vos apresentar três bandas dentro do género: Nox Arcana, Midnight Syndicate e Van Helsing's Curse.

Os Nox Arcana (algo como "noite secreta") são formados por dois elementos, Joseph Vargo e William Piotrowski. Vargo é também artista plástico, desenhou todas as capas dos álbuns da banda e é responsável por inúmeros trabalhos gráficos que tendem essencialmente para gótico e o horror (que, desde já, recomendo). Também produziu os dois primeiros cd's dos Midnight Syndicate, mas acabou por deixar a banda. Piotrowski tem um back ground de composição de bandas sonoras. As referências para Nox Arcana residem, essencialmente, na mitologia, obras literárias de autores como Edgar Allan Poe, Brothers Grimm ou H. P. Lovecraft, e outros compositores como Hans Zimmer ou Beethoven. As suas músicas quase sempre instrumentais, mas há pelo menos uma em cada álbum que é cantada por um artista convidado. Adoro-os, não tenho mais nada a dizer =P

Relativamente aos Nidnight Syndicate, o que posso dizer sobre eles é muito pouco. Estou bem mais familiarizada com Nox Arcana, que das três é a banda que mais gosto de ouvir. Os Nidnight são actualmente compostos por Gavin Goszka e Edward Douglas, sendo que muitos outros passaram já pelo grupo. A onda deles é mais banda sonora de filmes, ainda que muitos desses filmes existam apenas nas suas cabeças, já que recorrem a bastantes tipos de efeitos de som para criar as suas músicas. Também têm qualidade, mas acho os trabalhos dos Nox Arcana mais ricos, não só em termos da própria melodia, como também da quantidade de cultura a si ligada.

Já os Van Helsing's Curse têm apenas um cd, Oculus Infernum, de 2003, mas que vale por muitos. Esta banda tende um pouquinho para o progressivo, sem esquecer os elementos de orquestra. A ideia da criação do grupo surgiu da cabeça pouco convencional de Dee Snider, que para quem não conhece (shame on you...!) era o vocalista dos Twisted Sisters. Oculus Infernum (que significa "olho do inferno") conta uma história narrada pelo próprio Dee, de um pequeno rapaz que fica órfão após todos os da sua aldeia serem assassinados por uma entidade maléfica, e que assim começa a sua jornada de vingança. Para quem estiver atento, consegue descortinar acordes do Hall of the Mountain King ou do Adagio. Muito bem conseguido, devo dizer.

E pronto, é isto. Se fosse para estar aqui a descrever e dizer tudo o que sei, nem na próxima semana estava despachada xD Para quem gosta do género, por favor (por favor!) não deixe de procurar quem estas fantásticas bandas são, pois vale mesmo a pena. E com isto vos deixo, que tenho Sucessões para estudar (ai Cristininha, Cristininha, a quanto obrigas!! =P).

...E cuidado com aquelas moças que não sabem distinguir um bife de frango congelado de uma posta de salmão congelado (não é peta, aconteceu mesmo na minha frente... a minha pêga Clarisse sabe do que eu estou a falar... xD)

4 comentários:

  1. Ai que grande dificuldade... se calhar era um frango aquático ou um salmão de aviário.

    ResponderEliminar
  2. Hum....
    Vou ouvir.
    Gosto de música instrumental!

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Pois, não sei... Se calhar... xD

    Xs - Eu dantes não gostava muito, mas agora adoro, especialmente quando estou a trabalhar em alguma coisa. Faz muito melhor companhia que os programas totós da tarde que dão na tv =P

    Corina - Arranja, que vais gostar! ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)