quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Eu quero a sorte de um cartoon

No dia 28 de Outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud projectou, pela primeira vez na História, imagens animadas para uma audiência. Nessa data, no Museu Grevin, em Paris, o mundo viu Pauvre Pierrot

Por isso, este foi o dia escolhido para se comemorar o Dia Internacional da Animação.


Eu cá, adoro desenhos animados. Posso dizer que nunca deixei de o fazer. Porque, não posso negar, que gosto mesmo de animação. Bem sei que com os cada vez mais avançados efeitos especiais dos filmes, quase tudo é possível. Mas na animação nada é impossível. Talvez porque, desde muito cedo, as regras da lógica deixam de ter sentido nos desenhos animados. É um meio mais natural para acontecer qualquer coisa, mesmo que tremendamente inverosímil. É uma arte onde a imaginação e a magia não têm limites.

Depois, claro, é uma forma de voltar à infância, àquela época em que tudo era simples, e mesmo ante um obstáculo ou uma "coisa má", bastava um passo de magia e a determinação do Son Goku, para que tudo voltasse a ficar bem. E de nos lembrar-mos de muitas lições importantes que, ainda que na altura não tenhamos percebido totalmente, ficou lá no fundo da nossa menta, à espera do momento certo para despertar.

 

Sou do tempo dos clássicos da Disney, como A Bela e o Monstro ou A Pequena Sereia. Sou do tempo dos animes que revolucionaram o mercado/conceito de animação em Portugal, como o Rurouni Kenshin (Samurai X), Sailor Moon e Dragon Ball, sem que me tivesse atirado de um muro abaixo. Ainda sou do tempo de alguma animação norte americana, sempre acompanhada de músicas de rock, como o Mighty MaxBiker Mice from Mars (Motorratos de Marte). E claro, dos eternos Mickey Mouse ou das travessuras do Tom & Jerry. É certo que também gosto de animação mais recente, mas a que nos devolve à infância é aquela que fica sempre connosco.

 

E vocês? Quais foram os super desenhos animados que mais rapidamente vos remetem para aquelas tardes sem aulas (sim, também sou do tempo em que a escola era só de manhã!), cheias de magia e expectativa para saber o que ia acontecer no episódio seguinte?!

        Vão lá dar uma olhadela à música dos Azeitonas.

6 comentários:

  1. Estou a sentir-me tão velho neste momento haha. Que saudades de acordar às 9h da manhã aos fins-de-semana só para poder ver os desenhos animados na televisão. Devorava tudo desde Dragon Ball, Motorratos, Sailor Moon, e Disney, claro. Quem me dera poder voltar atrás no tempo!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, ouvi essa música pela primeira vez num concertos dos Moços e posso dizer que desatei a chorar. É tããão linda mas tããão triste. Quanto aos desenhos animados ainda hoje vejo! O meu gosto recai sobre animes (Obrigada Dragon Ball, Samurai X, Sailor Moon e Digimon pelo bichinho!). Infelizmente a falta de tempo faz com que não veja tantos animes quanto gostaria.Mas posso dizer que volta e meia vejo Phineas e Ferb e Adventure Time x) Mas, para mim, os japoneses são os mestre da animação, principalmente o grande Miyazaki :)

    ResponderEliminar
  3. Sou como tu, também adoro desenhos animados!! Transportam-nos para outras dimensões, deixam a imaginação fluir e é tão bom! *-* E tens tanta razão quando dizes que os da nossa infância são os que ficam connosco, para sempre! <3
    xoxo* - mafs: http://alittleguess7.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Todos, todos os que referiste :) Desenhos animados excelentes!

    ResponderEliminar
  5. Também adoro desenhos animados ^^ Adorava a Sailor Moon e o Pokémon (todos os fins-de-semana acordava cedo para ver :D). Nas tardes sem aulas, entretinha-me com o que dava no Disney Channel (bons tempos em que davam desenhos animados, em vez das séries dobradas com vozes irritantes que dão hoje --' adorava o Recreio, a Sabrina, entre outros :P) ou no Canal Panda...Doraemon e afins xP Era tudo tão fixe xD E, claro, também sou do tempo dos clássicos da Disney ^^ Cheguei a ter uma boa colecção de filmes em cassetes de vídeo :D Ainda hoje gosto de estar a par dos novos filmes de animação (especialmente Disney/Pixar) que são lançados...e geralmente fico sempre ansiosa por vê-los, eheh :D

    R: Ahah, comprei na Tino González :P E também tinham em preto ;)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)