quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cordeiro – O Evangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo

Biff, o meu novo melhor amigo.

(Talvez achem produtivo ler a sinopse do livro primeiro, por isso, o link está aqui ^^ )

Há uns tempos atrás vi uma lista de livros em promoção e encontrei um que me chamou especialmente a atenção. Apesar de não ser “a minha praia”, havia nele qualquer coisa que me deixou curiosa. A ideia de ler um evangelho revolucionário escrito pelo punho que quem melhor sabe como realmente foi a história de um dos maiores e mais conhecidos ícones mundiais, pareceu-me um pouco venenosa… e hilariante.

Cordeiro – O Evangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo de Christopher Moore, é dos melhores livros que li nos últimos tempos. Contrariamente ao que eu estava à espera, não é um livro venenoso. É verdade que é uma comédia extremamente sarcástica, mas não aponta o dedo a esta ou àquela religião: aponta o dedo à humanidade, e acho que é precisamente aí que assenta a sua genialidade. Obviamente que, apesar de ter por base bastante pesquisa histórica e religiosa, não podemos esquecer que é uma obra de ficção. Tal como o autor declara nas notas finais do livro, este limitou-se a preencher um vazio na história contada sobre a vida de Jesua de Nazaré, da mesma forma que os autores dos evangelhos: com a imaginação.

É então, pelas palavras do melhor amigos de infância do Filho de Deus, Levi bar Alpheus, também conhecido por Biff, que conhecemos as aventuras e desventuras de… bem, pessoas de carne e osso. A capa da edição portuguesa, ainda que não seja muito chamativa à primeira vista, está muito bem conseguida e é, de todas as edições, a minha favorita. Apesar de minimalista, acompanha o sentido da narrativa sem deixar de ser engraçada.

Acho que, curiosamente, Christopher Moore encontrou uma maneira bastante sábia para retratar Jesua de Nazaré. Há muito sarcasmo à mistura, isso é inegável, mas esta é a imagem que eu gostaria que os ministros da religião adoptassem para apresentar o “seu” Filho de Deus. Moore não nega a sua divindade, mas dá-lhe também a possibilidade de ser humano. Jesua brinca, cresce, faz escolhas, tropeça e cai, levanta-se, aprende e ensina, sem deixar de fazer piadas, de se divertir e ter amigos e família com quem partilhar os bons e os maus momentos. Consegue, mesmo com o seu amigo sarcástico e mundano sempre atrelado a si, atingir um nível de plenitude incrivelmente simples e incrivelmente certo, tal como é esperado do Messias. Biff é, ao mesmo tempo, o melhor amigo e o melhor cronista que qualquer um poderia ter. A sua devoção, não ao mestre, mas ao amigo pelo qual deixa o pouco que tem para trás, é verdadeiramente inspiradora – uma autêntica ode à amizade. A trama está muito bem construída, pois, como disse, aceita numa boa pesquisa, onde Moore enceta passagens conhecidas, dando-lhe uma leveza que não encontraríamos noutro lugar. Acima de tudo, transmite uma mensagem séria e carregada de significado, ainda que a brincar.

Resumindo, digamos apenas que adorei este livro. Acho que qualquer pessoa, independentemente das suas crenças religiosas, ou falta delas, deveria lê-lo. Afinal, é uma comédia. Talvez a mensagem final de Moore seja precisamente essa: a de que todos devemos saber rir. Recomenda-se!


Sobre o Autor:
Christopher Moore é um autor americano de ficção absurda, nascido a 1 de Janeiro de 1957, em Toledo, Ohio (a melhor cidade para se nascer tendo em conta o género =P ). Como filho único, aprendeu a entreter-se sozinho enquanto miúdo. Começou a escrever com seis anos. E converteu-se no menino-prodígio mais velho de sempre, ao publicar a sua primeira obra com trinta e poucos anos. Vive actualmente numa fortaleza, situada numa ilha inacessível no Pacífico (mentira, vive em São Francisco, Califórnia =P ).

As suas histórias apresentam-nos homens comuns que se vêem envolvidos em situações sobrenaturais ou extraordinárias. Em Portugal, apenas cinco das suas obras foram publicadas: Cordeiro, Minha Besta, Guia Prático Para Cuidar de Demónios, O Bobo e O Anjo Mais Estúpido. Apenas o último destes livros me falta na prateleira, provavelmente por ser o único que não custa entre € 3 a € 3,50 em qualquer livraria. Uma pechincha, tendo em conta a qualidade das histórias deste senhor.

Christopher Moore convida ainda os seus leitores a contactá-lo por e-mail (algo que estou a ponderar fazer mesmo a sério), através do endereço BSFiends@aol.com.

3 comentários:

  1. r: sim, eu estou a ponderar mesmo fazer, o efeito é muito bonito :) E ainda hoje estive lá na barraquinha a ver a senhora a fazer e ela não utiliza henna preta, utiliza a original (o que dá uma tonalidade ainda mais bonita à tatuagem) :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não fui eu a rapariga que encontrou o chapéu :P mas ainda o usei durante uns bocadinhos.
    Gosto sempre de ter sugestões de leitura, infelizmente não consigo ler tanto quanto gostava, mas como sou tão esquisitinha a escolher livros para ler, gosto sempre de boas sugestões e essa tua sugestão parece-me interessante.

    ResponderEliminar
  3. Li esse livro quando saiu e adorei. Dentro do mesmo género tens este http://asminhasquixotadas.blogspot.pt/2013/08/a-segunda-vida-de-cristo-o-balanco.html , de que falei no blogue há uns anos. O Biff tem mais humor, mas este também vale a pena. :)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)