terça-feira, 26 de julho de 2011

Ser estudante é um emprego de risco

Agora que estou de férias, o que infelizmente não vai durar muito tempo, nem sei o que hei-de inventar para o meu coraçãozinho não se manter tão calmo. Só de pensar nos dois últimos meses que passei à conta da universidade (e não só, mas sobretudo por causa desta), acabei por perceber que não preciso de ir ao médico para que ele me diga o que eu já sei: Night, tu não tens problemas cardíacos.

Desde o final de Maio que comecei a estudar e só parei no fim-de-semana passado. Para não bastar, os professores este ano decidiram passar-se da cabeça em quantidades industriais e fazer-nos a vidinha num mini inferno. Desde acharem que não sabemos ler a ultrapassarem em larga escala o prazo para corrigir testes (o campeão em título demorou 5 meses para corrigir as frequências do primeiro semestre), e outras coisas mais que ficam por dizer, achei que ia ter um esgotamento nervoso. Isso e estar numa de não saber se ia passar de ano ou não. Mas felizmente e com uma carrada de sorte (ou não), para o bem ou para o mal, para o ano sou finalista e que venha uma coisa de cada vez, que é para ver se eu aguento.

Mas a desgraça não acaba por aqui, até porque nunca aparece uma sozinha. Não. Faz mesmo questão de trazer a família e os amigos todos com ela só porque pode. Só por causa das bolsas de estudo perdi anos de vida. Para além de ter tido problemas informáticos e panicansos astronómicos graças aos erros do portal que não me deixavam entregar os papéis via online como devia ser para a candidatura à bolsa do ano que vem, ainda houve os atrasos no pagamento da última prestação da deste ano, o que impossibilitou alguns alunos de pagarem as propinas no prazo devido. E digo alguns porque ainda faço parte da fracção de bolseiros que recebe a bolsa porque precisa mesmo dela para pagar a propina, ainda que depois disso não me reste dinheiro nenhum, nem para um café. Conclusão: não podia aceder a algumas plataformas online da universidade porque estava em divida para com a instituição. A serio Apolinário? A DGES que vá apanhar no c*.

E é isto meus amigos. Graças a esta palhaçada, 20 mil alunos da Universidade no Minho não puderam fazer as candidaturas as bolsas do ano que vem, e estamos só a contar com os actuais bolseiros, porque os outros ainda não se podem candidatar e nem sabem quando isso poderá ser. Ah! E não esquecer um dado importante: se arranjar um emprego de verão e ganhar uns 200 euritos pelo meu trabalho, no ano seguinte cortam-me a bolsa porque já tenho dinheiro para me sustentar. A serio Apolinário? Às vezes chego a pensar que não sei o que querem de nós: se trabalhamos ficamos sem dinheiro para estudar, se ficamos em casa é porque somos preguiçosos e não queremos trabalhar.

Ser estudante é um emprego de risco. E mais não digo.

3 comentários:

  1. Eu bem sei o que passaste... mas já acabou ^^

    ResponderEliminar
  2. Vais ser finalista?... *lança-se num pranto* Eu já FUI finalista, que lindo *_____*

    *xnif xnif*

    Ok, pode parecer cliché mas aproveita mesmo este ultimo ano!

    Quanto ao resto, as bolsas... oh well, tendo em conta que a minha mãe trabalha nisso, não me vou pronunciar.................... Ok, vou-me pronunciar. O Governo é tão bom, mas tão bom que no ano passado só em JANEIRO é que os "já" bolseiros é que viram o seu processo revisto e reanalisado. Porquê? Não que as pessoas que estivessem a analisar os processos tivessem preguiça... Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao. Isto porque o Governo decidiu só dar a legislação de análise de processos em DEZEMBRO! Ou seja, 1 mês, para analisar carradas de leis, para depois saber aplicá-las a milhares de processos. 1 mês para analisar e estudar leis que por conseguinte vai afectar muita gente, acho pouco. But that's just me.


    Em jeito de conclusão, who the f*ck is Apolinário?

    ResponderEliminar
  3. O facto de eu ser finalista não quer dizer que seja o meu último ano na Universidade, até porque tenho cadeiras para trás que me vão dar que fazer. E dps há aquela coisa do Mestrado que a OA quer que seja obrigatória para exercer... Enfim, palhaços.
    Eu sei que o Governo só deu as leis de avaliação no fim do ano. A minha candidatura só foi revista acho que em Março ou Abril pelo tlm... eu podia mentir que eles não iam verificar.
    Quanto ao Apolinário... um dia destes digo quem é xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)