terça-feira, 24 de novembro de 2015

P(l)anos ^^

Quem já vem acompanhando este meu cantinho sabe da minha veia de nerd invertebrada. E, provavelmente, saberá de um recente hobby descoberto por moi: o cosplay, do qual já tenho falado algumas vezes.

Com a Comic Con quase aí, tenho dedicado algum tempo e afinco, nas últimas semanas, a preparar os fatos que vou levar este ano, coisa que, admito, já deveria estar pronta há bastante tempo. Mas a costureira de serviço (a minha mãe, claro está), tem sempre a agenda muito ocupada com tudo e mais alguma coisa, menos costurar-me "meia dúzia de panos".

Ainda assim, a coisa vai bem encaminhada e já está quase tudo apostos para o evento, com dois fatos "na calha" para usar no sábado e no domingo. Na sexta-feira irei de Nightwisha Maria, uma vez que tenho uma diligência para essa tarde, e só irei mesmo para "validar" a pulseira (porque se for só no sábado, a fila vai ser enooooormeee!) e conhecer os "cantos à casa", como fiz no ano passado.

Mas estes são planos (ou panos =P ) para apenas dois cosplays. Há muitos outros que, por esta ou aquela razão, mas especialmente porque sinto empatia e proximidade em relação às personagens escolhidas, gostaria de dar corpo, voz, gestos. Vida.


1. Leia Organa, Star Wars franshiese


Adoro-a. É um osso duro de roer, decidida, e justa, ainda que um pouco orgulhosa e meia bossy. Mas ainda assim, gosto dela. A personagem usa diversos fatos durante os episódios IV, V e VI, mas este é o meu favorito e, de certa forma, o mais característico. Há outra personagem que gostaria de fazer destes franchising, a Padmé Amidala, porque partilha muitas características com a Leia (quem conhece a história deverá estar a sorrir neste momento).


2. Storm / Ororo Monroe, X-Men


A Storm era a minha X-Men favorita. Não só porque conseguia controlar o tempo e fazer, sei lá... nevar!, mas também porque podia voar. E o cabelo dela era qualquer coisa de fenomenal. Sempre tive uma panca por cabelos brancos/platinados. Esta personagem também tem diversos fatos, mas estes são os meus dois favoritos (os outros têm demasiada pele à mostra e isso é coisa que não me faz sentir lá muito bem... nada contra o meu corpo, mas simplesmente sinto-me "exposta"). Se, por um lado, o branco é o fato da Storm da minha infância, o preto é mais "a minha cara" e também acaba por fazer um melhor contraste com o cabelo.


3. Arwen Undómiel, The Lord of the Rings


Novamente, muitos fatos. Mas este é, decididamente, o mais bonito, mais nenhum é uma possibilidade. O meu conhecimento da personagem baseia-se essencialmente daquilo que vi nos filmes. Os livros estão ali, na estante, à espera do momento de paz interior ideal para serem lidos.
Podemos ter um destino alegadamente traçado, mas isso não significa que não possamos escolher como queremos como lá chegar.


4. Allucard, Hellsing


Vampiro mauzão com armas. Gosto. É um personagem masculino e acho interessante ver cosplays em que o cosplayer é do sexo oposto do personagem escolhido. Nesses casos, ou o cosplayer decide fazer um fato fiel, sem ligar à questão do género, ou então faz uma versão um pouco diferente, onde tem alguma margem para criar. Estou a trabalhar num cosplay assim, de um personagem masculino, em que estou a adaptar algumas partes do fato para ficarem mais femininas, mas mantendo o "traço original".


5. Liz Sherman, Hellboy


De miúda perdida a mulher segura do seu poder, é esse o percurso de Liz nos dois filmes da saga Hellboy. Tenho predisposição para personagens sombrias e meias out of this world. É, acho que sim =P Estas imagens são do segundo filme, The Golden Army e, dos dois actuais registo da personagem, o que mais gosto.


6. Elsa, Frozen


Sou uma criança dos anos '90, não tenho como não gostar da Disney ^^ Esta nova maneira que os estúdios encontraram de retratar os seus personagens (não apenas as raparigas, mas também os rapazes) é algo que tenho gostado. Torna todos mais iguais, e mais diferentes ao mesmo tempo. Os príncipes agora são rapazes comuns, com um passado menos fácil, e as raparigas são aventureiras, cheias de recursos e que querem mais do que ser simplesmente perfeitas. A Elsa é confusa, mas percebe que há momentos em que se tem que bater a porta. E sermos nós próprios e não apenas aquilo que os outros querem que sejamos. Por isso, também gostava de fazer cosplay de Merida e de uma outra princesa mais clássica, mas que não vou dizer... por ora =P


7. Lyanna Stark, A Song of Ice and Fire

 

A Lyanna é, desde que comecei a ler os livros no final do ano de 2007, uma das minhas personagens favoritas da saga. Ouso dizer que é, até, a minha favorita de todas. Sim, já sei, ela já estava morta quando a história começou, mas há tanta coisa que gira em volta dela e, de acordo com as palavras do Ned e de alguns outros personagens, era fantástica.
Como não aparece na série, as únicas fontes que existem são a parca descrição física dela no livro, embora seja dito que é parecida com a Arya (e mais não digo... =P ) e a fan art que se encontra na net. Por isso, não há grandes linhas orientadoras para seguir, sobrando bastante para a imaginação. Também gostava de fazer cosplay de Cersei ou Daenerys, mas a minha primeira escolha seria sempre a Lyanna Stark.


8. Tomoe Hotaru / Sailor Saturn, Sailor Moon


É uma das minhas navegantes favoritas. Ela e a Marte. Também gosto da Bunny, mais porque ela é desastrada, preguiçosa e gosta de comer como eu, mas não me vejo a fazer um cosplay de Sailor Moon. Vejo-me mais como Saturno que, como a Liz Sherman, começa confusa e aparentemente fraca, mas depois liberta todo o seu potencial e força de carácter.


9. La Muerte, The Book of Life


E para finalizar, a Rainha da Tierra de los Recordados. Como sabem, gostei muito do filme. La Muerte não é a típica figura austera e malévola que, muitas vezes, é dada aos regentes do mundo dos mortos (ou equivalente). É justa, alegre e graciosa, como a tradição mexicana exige. De todos o cosplays desta lista, este é aquele que considero o mais trabalhoso. Nas imagens não conseguem ver, mas o fato tem imensos pormenores, e a própria maquilhagem é uma verdadeira obra de arte. Daqui a uns anos, quando souber fazer o risco dos olhos sem tremer e acertar nas sobrancelhas =P


Estes são alguns cosplays que tenho em mente, para um futuro mais próximo... ou não =P O truque é ir experimentando, começando por fatos mais simples e ir escalonando para outros níveis =P O próximo passo é, sem dúvida, comprar uma máquina de costura, fazer muitas aselhices e melhorar cada vez mais, para costurar eu mesma os meus cosplays ^^

Gosto de escolher personagens com as quais me identifico e gosto. E por falar nisso, acho que tenho uma predisposição natural para as miúdas confusas e perdidas, que eventualmente se transformam nas suas próprias heroínas. Em personagens mais dark, mas que têm a sua própria elegância. E... não estão aqui incluídos os cosplays programados para a Comic Con. Não, não!! Isso vai ser surpresa ^^

6 comentários:

  1. Adorava fazer cosplay de Penguin e de Riddler. De Jokerja não, está muito batido. =P Os cosplays que gostava de fazer é de maioritariamente vilões. Boa Sorte no Comic Con, também gostava de ir. =P

    ResponderEliminar
  2. Adoro o da Arwen Undómiel, esse vestido é qualquer coisa de maravilhoso. E finalmente alguém que também tem a Saturno e a Marte como favoritas! A minha favorita era a Marte, adorava-a :D Oremos.

    ResponderEliminar
  3. Desde que comecei a ver Anime que quero fazer Cosplay. Primeiro foi o Edward (de FullMetal Alchemist), depois o Dante (Devil May Cry), passando pela Euphemia (Code Geass), Miku e alguns outros. A miku só cá está pelo cabelo, de certeza, porque não gosto de Cosplay em que há mais pele à mostra do que roupa. Gosto mais de roupa de personagens masculinas. O Cosplay que agora gostava de fazer é de Ezio Auditore, do jogo Assassin's Creed II. Babo-me com aquela roupa.
    Quase me babei com a Arwen, ando a namorar o colar dela e o vestidinho não ficava mal no meu armário. Se fosse à Comic Con dizia já que me me ia encontrar contigo, mas este ano não vou :( Depois mete aqui fotos, estou curiosa para saber o que escolheste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me estava a esquecer do Hallucard, há Cosplays fantásticos por essa internet fora. É pena ser tudo tão caro, porque eu nao tenho jeito para a costura.

      Eliminar
  4. PORTANTOS! Cheira-me que vamos comparar notas :p isto porque depois da Lara Croft, sempre quis fazer um cosplay da Storm (já tenho a peruca e tudo muahahahahaha) porque é simplesmente a minha personagem favorita dos X-Men; outro cosplay que queria fazer e já me ultrapassaste nesse ponto, é da Wednesday Addams :D outra personagem favorita (já tenho o cosplay feito, só falta mesmo ocasião lol),;outro é a Tifa (FF7) mas ainda não tenho nada feito deste. Outro também mas este seria em conjunto com as minhas amigas (e amigos se eles fossem corajosos lol) era fazer das Navegantes da Lua mas eu seria ou Júpiter (a minha favorita) ou a Marte.

    Só há assim um pequeno problema, pelo menos eu vejo assim... para nós raparigas os cosplays tornam-se às vezes um pouco... badalhocos. E precisas sempre de uma copa D para o cosplay ficar fiel. Oh well... posso ser só eu.

    ResponderEliminar
  5. Estou encantada com a ideia de uma nerdy tuga que vais ao ComiCon! :)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)