sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Conselhos jurídicos #2

Isto não é bem um conselho jurídico, mas tem a ver com o ofício: "frequentar" serviços públicos. E quando digo frequentar é porque, tendo em conta o tempo médio de espera em alguns deles, passamos lá mais tempo que em qualquer café a dar dois dedos de conversa com um amigo.

Hoje precisei de ir aos CTT e às Finanças. Logo de manhã, mesmo antes de chegar ao escritório, e como já sabia que tinha que ir a esses dois serviços, já andava a fazer contas à vida quanto ao tempo que iria perder nas filas monumentais para ser atendida. Decidi esperar pelas onze horas da manhã para ver o que acontecia (correndo o risco de só conseguir almoçar à hora do lanche.

Nos CTT, tinha apenas umas 4 ou 5 pessoas à minha frente. Nas Finanças (onde precisei de ser atendida em dois balcões diferentes) estavam meia dúzia de gatos pingados, isto é, deserta. Ao todo, fiquei cerca de meia hora nestes dois locais. Normalmente, e apesar de termos um horário flexível, costumamos "frequentar" estes serviços quase como qualquer cidadão que entra cedo ao serviço: bem cedido ou então à hora de almoço/depois da hora de almoço. Esqueçam!! Se tiverem disponibilidade, passem a ir aos serviços públicos a meio da manhã ou a meio da tarde. Mesmo que achem que outras pessoas vão fazer o mesmo que vocês, serão muitas mas muitas mais as que não o farão.

Como disse, não é um conselho jurídico, mas dá jeito para minimizar as horas de espera a olhar para o balão, e maximizar o trabalhinho do dia.

P.S.: Isto não funciona lá muito bem para os serviços da Segurança Social... Se forem para lá, aconselho outra coisa: uma sande ou uma senha prioritária (o filho "piqueno" do vizinho do lado serve =P ).

3 comentários:

  1. Ir a esses sítios nunca é fácil! Então em Lisboa, deus meu perdoe pelo que vou dizer a seguir, mas, uma pessoa em Lisboa se manhã cedo só não consegue ir a esses serviços porque quando lá chegamos há uma fila inteira e grande de velhos. Sim velhadas, esses que já não fazem nada mas no entanto parece que o emprego deles é mesmo esse: levantar cedo e ir para os transportes e serviços atrapalhar a vida do pessoal q trabalha!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Tirando as SS (Segurança Social), onde parece que o tempo parou e não adianta ir cedo ou tarde, nos outros serviços funciona assim.
    Há tempos pedi o cartão da ADSE e, feito parvo, fui um sábado para o balcão multi-serviços da loja do cidadão. Ainda estava encerrada e a fila dava a volta aos cinemas do C. Comercial. Fui-me embora. Fui ao mercado comprar caracóis e quando voltei, a fila tinha começado a andar, mas estava maior.
    Fui fazer as compras ao pingo doce e por volta das 10 horas voltei lá e em 10 minutos estava despachado.
    Outro dia fui ao balcão das finanças a meio da manhã, sem stress, fui beber um café nas calmas, depois tirei uma senha na máquina e quando cheguei ao balcão, já me estavam a chamar.
    Meio da manhã, ou meio da tarde, é bom até para ir às compras. xD

    ResponderEliminar
  3. Felizmente já não tenho que tratar de nada disso LOL

    Gostaria de te desejar um santo Natal junto de quem mais gostas e muitas prendinhas eheheh
    Beijinhos *

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)