quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bombons de chocolate recheados com morangos ^^

Às vezes não tenho que fazer. Ok, isso é mentira, que tenho sempre coisas para fazer e, quando não tenho, invento logo umas vinte, de modos que passo a ter muito que fazer outra vez. Daí que, um dia lembrei-me de, tendo o Moço “se ausentado” umas horas para ir ao Centro de Emprego para um entrevista, cuja carta a indicar tal obrigatoriedade de comparecer não dava qualquer informação sobre a que cargo se estava a candidatar e para que empresa, pensei em fazer-lhe bombons. Já alguma coisa me dizia que o iria ter que compensar =P

Como foi assim uma coisa que me passou pela pinha tipo relâmpago, tive que me desenrascar com o que tinha em casa. Fazer os simples bombons de “chocolate maciço” pareceu-me meio “sem graça”, mas não queria fazer bombons recheados, uma vez que nunca experimentara e sabia que ia perder muito tempo em pesquisas, é algo suja meia cozinha e, claro, quando ele chegasse a casa, ainda não estariam prontos e lá se ia a surpresa. 

Saraquitei pela casa, a ver se era bafejada com alguma inspiração ao olhar para as mercearias e afins, e foi então que vi: na prateleira de cima, mesmo com a luz do frigorífico a dar-lhe valente, estava um tupperware com morangos. Peguei na forma de bombons que ainda não estreara e no chocolate preto e meti mãos à obra.


Numa tigela coloquei o chocolate e meti no micro-ondas para aquecer. Confesso que isso nem sempre me corre bem, mas já descobri o truque: agora não uso tupperwares para aquecer o chocolate e coloco sempre o micro-ondas na temperatura mais baixa. É verdade que assim demora mais tempo, mas é pouquíssimo provável que o chocolate queime. Depois, fiz o que faço sempre: pôr o micro-ondas a trabalhar por lapsos de tempo curtos, tirar a tigela, mexer o conteúdo, e fazer tudo igual outra vez. Claro que o facto de ter usado chocolate de melhor qualidade também ajudou.

Entretanto, lavei os morangos, tirei-lhes o raminho verde, e cortei-os em pedacinhos pequeninos. Depois de o chocolate ter a consistência desejada, fui enchendo a forma e colocando dois ou três pedacinhos de morangos lá dentro. Não é muito difícil, mas neste caso, como estava a usar fruta fresca e não desidratada, o chocolate ficava um pouco “húmido”. Mas com jeitinho, lá ficou. Depois de encher os buraquinhos, peguei na forma pelas extremidades e bati com alguma força contra a mesa. A ideia é eliminar as bolhas de ar que os bombons tenham. Finalmente, coloquei a forma no frigorífico e esperei que os “pequeninos” solidificassem.


Limpei a sujeira toda que fiz e arrumei os ingredientes no sítio, para não deixar vestígios nenhuns na cozinha. Claro que depois esqueci-me completamente que tinha a forma no frigorífico, e foi só quando o Moço chegou que tive todo o cuidado de não o deixar lá ir. Quando ele não estava por perto, fui ao frigorífico para me certificar se os bombons já estavam prontos. E estavam, uffa! Enquanto os desenformava, às escondidas, ele perguntou: Que estás a fazer?! Eu, que entretanto tinha voltado para a cozinha para ir buscar um prato*, respondi: Já vais ver.

Quando lhe mostrei os bombons parecia um puto. Comeu logo dois, mesmo antes do jantar. Também não são lá muito grandes… aquilo não cabe “na cova de um dente”, quanto mais encher a pança =P Mas o que importa é que ele adorou! Escusado será dizer que os “pequeninos” não duraram muito tempo, mas isso, na verdade, até é uma coisa boa ^^ Experimentem!



* Pode parecer estranho (e efectivamente é), mas eu tenho o frigorífico na sala2. Vivo numa casa de estudantes, em que a sala “verdadeira” foi transformada num quarto. Nessa divisão agora não está ninguém, por isso passou a ser sala outra vez. No entanto, a casa tem uma pequena divisão, ao lado da cozinha, que foi transformada em sala, uma vez que a “verdadeira” era um quarto. Para que se orientem, é aquilo ao que antigamente correspondia o quarto da empregada. Como na cozinha, apesar de espaçosa, foi adicionada uma banca a mais, comprida, estilo “ilha” (é mais uma península, mas está bem =P ), a única ficha eléctrica disponível para o frigorífico é, precisamente, onde a banca termina, e não dá espaço para se passar de um lado para o outro da cozinha. Por isso, o frigorífico está na sala2/quarto da empregada.

3 comentários:

  1. E estavam muito bons. Lembro-me bem de os ter comido todos XD

    ResponderEliminar
  2. Ah carago, as gajas arranjam sempre maneira de prender um homem e normalmente pela boca. É pela boca que morre o peixe. xD

    R: não faço a menor ideia de quem seja essa pessoa com quem me achas parecido. eheheh
    Andaste tanto tempo desaparecida que te perdi o rasto na mudança. :)

    ResponderEliminar
  3. Opááá, agora fiquei com água na boca xD Parecem deliciosos...e tão fáceis de fazer!

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)