domingo, 9 de outubro de 2011

Ora hoje é dia de aproveitar coisas =P

Pois é, o que é que se faz com as sobras da comida ou quando alguma coisa está prestes a ir para o lixinho?! Aproveita-se. Pelo menos, é o que eu faço sempre. Primeiro, porque a vida não está fácil e não se compra comida para se deixar fora e depois porque sou totalmente contra o desperdício. Assim sendo, tento sempre arranjar alguma maneira de aproveitar o que tenho em casa, tal como fiz com a massa folhada há uns tempos para cá (ver aqui).

Daí que vou fazer gelado de banana com as ditas que tenho aqui em casa e que estão demasiado maduras para serem comidas. A ideia assaltou-se não sei bem como, mas pareceu-me melhor a comê-las naquele estado e muito menos pô-las no lixo. Fui ver à Net receitinhas simples para executar a coisa, só que na sua maioria aparece-me um ingrediente que não tenho aqui: natas. Todavia, eu lembro-me que há uns anos atrás fiz gelado em casa, dessa vez de manga, e não usei natas, mas sim leite. Andei a verificar uma data de receitas e algumas realmente têm leite em vez de natas, e é assim mesmo que vou fazer.

Ou seja, para aqueles que estejam interessados, vai aqui um género de "guia" para o gelado:

- 2 a 3 bananas
- 75g de Açúcar
- sumo de limão
- leite

Esmague as bananas com o sumo de limão. Depois, coloque a papa com os restantes ingredientes num recipiente e misture-os. Leve ao congelador até ficar sólido. É mais ou menos isto. Não vos posso dar a quantidade de leite a pôr, mas verifiquem lá em que estado vai estando a pasta de banana e deitem o leite a olho, que é como eu vou fazer.

Quando ao recipiente onde pôr o gelado, qualquer tipo de tupperware serve para ir ao congelador, mas eu cá vou usar uns "coisinhos" de fazer mini-bolinhos, muffins ou pastéis de natas. Assim até fica em porções individuais e se quiser comer um pouquinho, não tenho que tirar o gelado todo para fora e arriscar que se derreta todo com este calor (e que se vai prolongar nos próximos dias). Como vêm, eu penso em tudo, mas só às vezes =P

Espero que saiam bem ^^ Depois tiro foto para mostrar como ficaram, isso e todas as outras coisinhas doces e boas que tenho feito ultimamente. E é para experimentarem vocês também, sim?! Vá, bom apetite!

4 comentários:

  1. "coisinhos de fazer mini-bolinhos" hahaha adorei :P isso e os croissants de chocolate parece-me tãooo bem... só coisas que agora descobri que não posso comer, não é fantástico? grr

    ResponderEliminar
  2. epá, nao sou mt fã de banana mas a ideia é brutal :D

    ResponderEliminar
  3. Eu fazia isso quando era mais nova!
    Hoje em dia não costumo comer bananas. É mais o Mr.XL, por isso não costuma haver muitas cá em casa, portanto também não há sobras!
    Mas eu adoro esse gelado!
    Principalmente da Haagen daz!

    ResponderEliminar
  4. Sofia - Não me lembrava do nome das forminhas xD E os croissants ficaram mesmo bons, podes experimentar! Ou poderias... f*ck =/

    Corina - Claro que é! Eu só tenho ideias brutais! xD

    Xs - Tens que experimentar, sabe mesmo bem com este calor. Dá ao Mr. XL e ele vai ficar deliciado ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)