quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Eu e a minha grande boca...! =P

Pois é, a minha linda boca qualquer dia ainda me vai deixar em maus lençóis, até porque eu não sou de me ficar, nem de levar desaforos para casa. Mas desta vez (ainda) não me meti numa coisa má, nada má de todo até xD

O que aconteceu foi o seguinte: conversa, daqui conversa dali, e comentei com algumas colegas de curso que durante as férias fiz uns pastéis de nata daqui (movimento de puxar levemente a orelhinha). Em consequência disso, fui acusada de lambona e mázona, por não ter partilhado os meus dotes com mais ninguém. Eu bem argumentei que foi numa altura em que não estava em Braga, porque a Universidade já tinha acabado e mais não sei quê, mas não foi suficiente.

Como medida de coação imposta à minha pessoa por tão grave falta, ficou então combinado que um dia destes fazemos um jantar entre coleguinhas e que cada uma tem que levar uma sobremesa. Estou mesmo a ver que aquilo não vai ser propriamente um jantar com comida, por assim dizer, mas um buffet de sobremesas para encher a pança até mais não. O que não é de todo mal, mesmo nada!! Eu adoro docinhos ^^ E claro, eu fiquei encarregue de fazer os pastéizinhos de nata, como seria de esperar.

Mas enquanto não faço os ditos bolitos, deixo-vos com água na boca e a receita:

- 1 embalagem de massa folhada fresca
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 5 dl de natas
- 9 gemas
- 9 colheres de sopa de açúcar

Estenda a massa. Pincele as formas com a manteiga derretida. Corte a massa em círculos do tamanho das formas e forre-as. Num tacho coloque os ovos, o açúcar e as natas. Leve ao lume em banho-maria, e mexa até engrossar. Deixe arrefecer. Encha as formas. Leve ao forno a 180.º C até a massa ficar cozida e o recheio tostado.
Sugestão: sirva com canela e/ou açúcar em pó.

E é só isto meus senhores e senhoras! Pode parecer que dá muito trabalho, mas bem organizadinho é sempre a aviar =P Convém é ter atenção ao forno e não deixar os pastéis de nata virarem pedra-tostada, mas isso também se aprende a tentar. Supostamente esta receita dá para 6 unidades, porém recomendo terem pelo menos 12 forminhas prontinhas para serem usadas, que quando foi comigo foi o que deu.



(Não são os meus =P Sorry)

1 comentário:

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)