quarta-feira, 23 de abril de 2014

A menina dos livros =)



Hoje é o dia do livro. <3

De acordo com a Revista Somos Livros das Livrarias Bertrand: "A Unesco escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Efectivamente, foi a 23 de Abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia terá também nascido - e morrido - William Shakespeare, bem como outras grandes figuras que povoam as nossas estantes e o nosso imaginário."

Como já disse anteriormente, incluindo num dos últimos posts, eu cá tenho uma pancada-fora-de-horas por livros. Acho que a minha solidão de filha única, enquanto criança e adolescente, pesou muito para o meu gosto pela leitura. Sempre tive que criar brincadeiras só para mim, aventuras e histórias para as minhas tardes solitárias. Então os livros apareceram, como por magia, e eu já não estava mais sozinha.

A cena em que o Monstro dá toda a biblioteca do castelo à Bela, sempre foi a minha parte favorita do filme. Eu queria ser como ela, e receber um lugar tão maravilhoso de presente. Onde tudo acontece. Com os livros, conheci tantas pessoas/personagens, que quase parecia que lhes tocava; viajei para além da imaginação, a fui a lugares que, pareciam, por vezes, muito mais que pura imaginação.

Acho que ainda me refugio nos livros, hoje em dia, tal como em criança, como que se eles fossem um escudo mágico, que me protege de tudo e todos os que me fazem mal. Foram eles que durante anos me deram mil alegrias, e me fizeram chorar também. Vivi através deles, quando a vida real era demasiado cinzenta para valer a pena perder tempo com ela. Parece uma visão meio triste, eu sei, e era, realmente, uma vida triste, excepto quando me transportava para dentro de um livro, e "para fora" de todas as amarras impostas à minha revelia e do péssimo ambiente que tinha em casa (e que ainda tenho...).

Enfim, é um vício, uma loucura... uma paixão, esta que eu tenho. ^^


A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one.
- George R.R. Martin


2 comentários:

  1. Adoro ler ^^ Em criança não ligava nenhuma a livros; só comecei a deliciar-me com livros lá para a adolescência. Agora, pronto, é-me muito, muito difícil estar sem ler alguma coisa durante muito tempo :P Os livros são um refúgio e uma porta para outro mundo. Quero uma mini biblioteca na minha futura casa, para guardar toda a minha colecção ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá já estou a criar uma biblioteca para a minha casinha... Ainda não é muito grande, é certo, mas com os livros do moço, assim tudo junto, já dá uma estante bem recheada e pesadita!! Não vai ser tão monumental como a dos castelo da Bela e do Monstro, mas vai ser suficientemente mágica, sem dúvida ^^ *

      Eliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)