segunda-feira, 16 de março de 2015

AONIME 2015 ^^

No último sábado, eu e o Moço fomos à primeira edição do AONIME, um evento de cultura japonesa que decorreu aqui mesmo em Braga, organizada em parceria pelos alunos da Escola Profissional de Braga e a loja Altercos daqui da cidade. Se não me engano, houve já dois eventos anteriores realizados pelos alunos dessa instituição de ensino, nas suas instalações, mas aos quais não consegui ir. Nesta edição, já com o apoio da Câmara Municipal, as actividades decorreram no Parque de Exposições da cidade e, por isso, num local muito mais central, e cuja entrada custava uns simbólicos €2. Não é todos os dias que temos eventos destes cá pelo nuorte, por isso, tivemos de dar uma espreitadela =)

Alguns trabalhos de papercraft (construção de objectos tridimensionais em papel)
pela Kokoro Papercraft (podem visitar a página de Facebook aqui).

Só pudemos ir de tarde, mas daquilo que vi, gostei bastante. Notou-se que a organização se esforçou para que o evento corresse bem, tendo em conta que era a sua primeira edição naquele espaço. A afluência foi positiva no meu ponto de vista, não esperava tanta aderência do público em geral, e dos cosplayers em especial. Desta vez fui "de mim mesma" porque não consegui fazer nenhum fato assim de um momento para o outro, e não queria repetir nenhum dos que levei à Comic Con (manias! =P ). O espaço disponibilizado não era muito grande, mas estava relativamente bem distribuído entre bancas, torneios de jogos, workshops e karaoke. Infelizmente, a acústica não era a melhor, uma vez que era quase impossível ouvir os workshops, e eu até queria ter assistido ao de cosplay. Por acaso, estivemos a falar com um senhor da organização, e ele disse que seria um aspecto a melhorar para o ano. Acredito que, uma vez que o evento se realizava naquele local pela primeira vez, não estivessem a contar com algumas contrariedades, insonorização incluída. Mas acredito também que para o ano farão mais e melhor.


Levei uma pancada vergonhosa no Street Fighter. Não me atrevi a jogar mais coisa nenhuma, uma vez que sou claramente uma nódoa. Se bem que posso sempre culpar o comando por ter demasiados botões =P Também não joguei Magic porque notava-se que os moços que lá estavam sabiam o que estavam a fazer e eu sou uma pequena iniciada. Andei de banca em banca, à procura de uma pequena recordação que me fizesse apaixonar loucamente à primeira vista, mas nestas coisas não tenho grande sorte. Eu encontro sempre coisas fabulásticas, mas que são sempre para o Moço - ele comprou duas versões diferentes do One Ring de O Senhor dos Anéis, a original em dourado e uma "alternativa" em preto, mas não havia o meu número. Sniff.

(À esquerda), Arno (Joana Ferreira) do jogo Assassin's Creed Unity (o meu cosplay favorito ^^);
(à direita) Zelda (Inês Silva), do jogo com o mesmo nome, com o emplastro do meu afilhado.

Sem dúvida que a minha parte favorita foi o concurso de cosplay. Notava-se que alguns concorrentes eram "veteranos" pelo seu à vontade, mas fiquei muito contente por ver pessoal a dar os seus primeiros passos nesta arte. Tive pena que não houvesse um palco propriamente dito para os cosplayers fazerem as suas actuações, até porque teria tido um impacto estético muito melhor. Igualmente, poderia ter sido aproveitado para a apresentação do Kendo Club de Braga, que eu gostei muito de ver no evento.

Foto final de todos os concorrente do AONIME Cosplay Masters.

Espero que para o ano haja mais. Se houver, estou lá! (Excepto se os exames de agregação da OA não me deixarem ^^ ).



P.S.: Aos intervenientes, se escrevi alguma aselhice, por favor digam, para eu poder corrigir ^^

3 comentários:

  1. Só eu é que não tenho sorte...não há eventos assim aqui perto da minha cidade, o mais perto penso que é em Lisboa e fica a mais de 200km daqui... Podias ter ido de Abby, gostei bastante desse teu cosplay! :)

    ResponderEliminar
  2. Não que me interesse particularmente pelo foco deste evento, mas fui convidada a ir, por estar constantemente a ser comparada os animes japoneses, quando esboço um sorriso! No entanto, gostei do que descreveste e até fiquei - confesso! - com um bocadinho de curiosidade :)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)