sábado, 1 de setembro de 2012

Canapés doces ^^

Olá pessoas!! Esta tarde voltei às minhas experiência colinárias docinhas. Há uns dias vi uma confecção que me deu logo vontade de fazer e, sobretudo, comer!! Eventualmente, hoje tirei a tarde para a doçaria, que uma vez não são vezes ^^

E perguntam vocês: oh Nightwisha, o que é que inventaste tu desta vez?! Ora muito bem, foram canapés. Sim, leram bem, canapés, aquelas coisas pequeninas, que normalmente são entradas com lugar marcadíssimo nos encontros das Tias de Cascais e et ceteras. Estes são com chocolate!! Aqui fica a receita, desta vez acompanhada de fotos com instruções passo a passo:

Canapés com mousse de chocolate:
  • massa filo ou quebrada (eu usei 230 gr de massa filo de compra - rendeu-me 28 canapés bem pequeninos);
  • mousse de chocolate
  • confeitos coloridos ou outras decorações

Pré-aqueça o forno a 190.º C ou Gás 4. Tenda a massa e utilize um corta-massa redondo para cortá-la. 



Pincele o tabuleiro para canapés com manteiga derretida ou outra gordura, e depois corre os buraquinhos do mesmo com os pequenos círculos de massa. Pode utilizar tanto massa filo ou massa quebrada, mas é importante que esta última seja tendida o mais fina possível. Ao contrário da massa filo, que não se quebra a ser cozida, a massa quebrada necessita de uma bola de folha de alumínio, pressionada sobre a base, para que mantenha a forma.


Leve ao forno por cerca de 10 minutos, retire as bolas de alumínio, e leve ao forno novamente por mais alguns minutos, para que a massa adquira um tom dourado. Prepare a mousse de chocolate (na receita disponibilizada, esta leva 5 ovos. Dependendo da quantidade de canapés, penso que basta utilizar um, e depois reduzir a quantidade dos restantes ingredientes de acordo com os ovos), e com ela encha as bases de massa.


Decore a gosto. Eu usei confeitos =)


E tenho que dizer... Estavam muito bons!! Tive que declarar cessar-fogo para que ainda sobrassem alguns para se comer amanhã. De um total de 28 soldadinhos doces, apenas 10 sobreviveram esta noite... Vamos esperar que até amanhã não haja nenhuma emboscada surpresa!! ^^ E já agora experimentem: é mesmo bom!

7 comentários:

  1. Uhm, vou experimentar um dia, lá bom aspecto têm eles!

    ResponderEliminar
  2. conquistaste-me com a parte do chocolate. assim que tiver um pouco mais de tempo vou fazer esta receita. depois digo-te como correu. se quiseres a receita da sobremesa que eu fiz, diz que eu deixo-te aqui num dos comentários :) beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Heartless - Pois sou!! E tu também és!! =P

    XL - Por acaso até dá algum (muito) trabalho. Mas quando chega o momento de os comer, sabem pela vida! =)

    Ritinha - Experimenta!! Têm bom aspecto e sabem muuuuitoo bem ^^

    Veronica - Fico à espera de saber como correu. São bem bons, acredita! Agradecia imenso que me deixasses por aqui a receita da tua sobremesa para experimentar um dia destes! ^^

    ResponderEliminar
  4. Ora então... a minha encomenda consiste em uma dúzia, para AGORA!

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)