quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Happy Jólabókaflód ou O natal mais estúpido

Para quem já me conhece há algum tempo, sabe que eu detesto esta época do ano. Não gosto das músicas deprimentes que passam nas ruas das cidades, não gosto de ir comprar prendas porque toda a gente também pensou o mesmo e ainda restam poucas almas no mundo que não nos atropelam com a avareza típica da época, não gosto das famílias perfeitas de fachada, não gosto das tradicionais discussões que quase terminam em desgraça que temos sempre nestes dias, não gosto lá muito de pinheirinhos, não gosto de bolo-rei, não gosto de bacalhau, não gosto da hipocrisia e dos eternos pedidos de paz no mundo que só duram umas horas.

Gostos dos chocolates, dos filmes de animação, das prendas e dos presépios gigantes que parecem uma super casa das bonecas. Mas disso gosto o ano todo. Essencialmente, só não gosto é do natal.


Cheguei à conclusão que, para mim, o natal podia ser riscado do calendário. O ano passado já tive oportunidade de cuspir todo o meu veneno aliado à época natalícia, por isso, este ano, vou tentar cingir-me às coisas boas - ou menos más, dependendo da prespectiva. Não podia ser de outra maneira, tendo em conta que este ano a tempestade que se avizinha para a noite da ceia já se prevê devastadora e "pascoética" (vai haver naufrágio e martírio à vista). Devia cobrir a casa com panos roxos e distribuir, por aqui e por ali, uns coelhos de chocolate.

Por isso, vamos começar com a minha lista de prendas. Já sei que hoje já é véspera de natal, mas ainda não vou receber os presentinho todos hoje, daí que vão sempre a tempo para me compensar do desastre que por aí vem. Aqui está ela:
  • Livros!!
  • Canecas
  • Globos de neve
  • Uma caixa grande de arrumações para os meus cosplays
  • Uma caixinha para bijuterias e coisas
  • Marcadores meios parvos para os livros de comédia
  • Outros marcadores todos kawaiis
  • Merchandising do Harry Potter, em especial dos Slytherin (a minha casa, oh yey!)
  • Um par de pantufas daquelas bem grandes, gordas e fofas
  • Caixa de distribuição de gomas
  • Cenas de nerds

Parece-me bem. Para além disso, gostava de incorporar uma tradição na noite da ceia, oriunda da Islândia. Na véspera de natal, os islandeses oferecem e recebem livros de presente, e passam o resto da noite a ler. Por isso, é chamada de Jólabókaflód (Christmas Book Flood). Nos meses que antecedem o natal, a quantidade de livros vendidos sobe exponencialmente, como forma de preparação para a época festiva, para o que contribuiu a entrega grátis em todas as casas de um catálogo de novas publicações, que ajudar no momento da compra. Aliás, um artigo da BBC prova que os islandeses adoram ler e escrever de tal forma, que a Islândia é o país com mais escritores, mais livros publicados e mais livros lidos per capita do mundo.


É pena ainda não poder implementar essa tradição onde passo o natal. Um dia será uma realidade, mas por agora, tenho que me contentar com os filmes de animação que me vão deixando ver, quando não se apoderam do comando da tv primeiro que eu. De qualquer das formas, já tenho a minha leitura de natal (que podem ver algures na coluna da direita), mesmo em cheio para a quadra natalícia: O Anjo Mais Estúpido, o fantástico Christopher Moore (já falei dele e das suas obras aqui, quando publiquei a opinião do Biff). É daí que vem o título deste post, "portantos", porque acreditem: este vai ser, sem dúvida, o natal mais estúpido de sempre nesta casa...

E, em jeito de "finalmentes", desejo a todos um óptimo natal/ hanukkah/ kwanzaa/ yule/ noite de empantorrar a pança com todo o tipo de doces e ver filmes de animação na tv. Há falta de melhor, "façam cenas" =P

9 comentários:

  1. Desconhecia completamente essa tradição. Tão giro ^^
    Bom Natal! Apesar de não gostares do Natal, espero que, pelo menos, te divirtas com os filmes de animação e com os chocolates e que recebas coisas de que gostes ^^

    ResponderEliminar
  2. Também não gosto nada desta altura mas olha: que passe rápido e doa pouco, bom Natal!

    Quanto à tradição dos Islandeses, parece-me mais que adequada!!!

    ResponderEliminar
  3. Ohhh quero essa tradição para o meu Natal, acho que é mesmo isso que vou fazer hoje, enquanto todos falam eu vou ler, preciso de acabar o livro que estou a ler antes do ano acabar. =P

    ResponderEliminar
  4. Sou viciadíssima no Natal, mas respeito todas as opiniões. Espero que passes estes dias da melhor forma e ler é sempre uma excelente solução. Belíssima tradição. Desconhecia por completo. :)

    ResponderEliminar
  5. Epá, olha eu também não gosto do Natal, mas o que tem de ser tem muita força e tenho o jantar no forno, não me posso demorar.
    Feliz fim de semana. eheheheheh

    ResponderEliminar
  6. o meu post de Natal combina bem com o teu :P

    ResponderEliminar
  7. Essa tradição bem que podia ser implementada cá em casa também! Infelizmente (por agora) só recebi um livro...miséria. Em contrapartida, recebi imensos chocolates, o que já dá para consolar a coisa :p

    ResponderEliminar
  8. Deixa lá, acho que qualquer dia sou como tu. Tenho sempre esperança que os meus natais sejam memoráveis, mas nunca são. Não posso dizer que sao horríveis, mas há sempre problemas, e stresses.
    Proponho isto:
    - Vou morar para perto de ti como se fosse tua irmã, com sorte a Ice Queen também quer e passamos a fazer essa tradição nos Natais :D

    ResponderEliminar
  9. Espero que tenhas tido um excelente Natal *

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)