quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Bibliophilia

Este deveria ser um post de shaming... mas é mentira. Ler pode não ser o melhor remédio, mas é um dos melhores e que eu recomendo vivamente (àqueles que gostam, claro está ^^ ). Bibliophilia é o sentimento característico de um adorador de livros (bibliophile). Portantos, eu.

No ano passado, mantive as minhas visitas a feiras de usados, tendo apenas comprado edições novas em casos especiais. Mas o verdadeiro milagre surgiu em forma de stock off de uma livraria em Braga, que precisava de ganhar espaço e, por isso, fez uma mega promoção de vários títulos que simplesmente não eram vendidos. Sabem aquelas edições da Europa-América que já não se vêem nas livrarias há anos? E entre elas, verdadeiros achados.

Acabei, por isso, por comprar uma estante nova. Foi o suficiente. Durante alguns meses. Em minha defesa, tenho a dizer que a estante em questão é daquelas que servem de apoio para a televisão, logo, não é muito grande, e as suas prateleiras não são muito altas, albergando apenas livros de bolso ou de dimensões aproximadas. Já tenho, novamente, livros empilhados num cantinho, mas ainda assim, bem arrumadinhos, pois n'O Covil, não se maltratam esses pequenotes.

E é por tudo isso, porque adoro livros e porque também gosto de me gabar de vez em quando, que vou continuar a tradição iniciada o ano anterior de fazer contas às estantes (e à carteira), com as aquisições livrescas de 2016:

Agora é tempo de deixar as letras e passar aos números, não é? Tenho a dizer que este foi o ano em que comprei mais livros, superando em larga escala as aquisições do 2015. Ao todo, foram 59 livros, quase o dobro do ano passado. Mas, em contrapartida, gastei menos dinheiro, num total de € 97,24. Isto dá em média cerca de € 1,65 por livro, um número bem risonho (menos de metade que no ano passado) e um verdadeiro recorde.

Mas estas não são os únicos novos inquilinos das estantes do Covil. Nas contas não entram os livros oferecidos, todavia, sinto-me na obrigação (e na babação =P ) de os listar também:

Em resumo, o mercado de portais mágicos não está nada fácil, mas sempre se consegue encontrar desses pórticos que nos transportam para mundos encantados, repletos de magia, aventura e criaturas fantásticas. Apesar de medonho no geral, 2016 foi um ano fantástico para a minha bibliofilia. O mesmo já não poderão dizer as minhas prateleiras, que estão novamente sem espaço. Mas que posso eu fazer? Ler é, sem sombra de dúvidas, o meu super poder. Se pudesse, viveria mais tempo entre as suas páginas que no mundo real. Ler faz-me ser uma pessoa melhor.

E como não podia deixar de ser, a primeira compra do ano já foi feita, acompanhada, muito provavelmente, da oferta da nova colecção de livros da Visão ^^ 

Pessoa com problema de leitura extremamente grave procura nova estante para relação séria. Promete à estante muitos livrinhos para albergar no seu lindo Covil e, ocasionalmente, uma vela de aroma a canela ou madeira das Índias.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Nobrezas

Certo dia, eu e o Moço fossos levantar um voucher de alojamento grátis de uma agência de viagens. Chegados ao local, foi-nos pedido um código promocional que o Moço tinha, porque o contacto tinha sido estabelecido através dele, e ainda o nosso nome, idade e profissão. Como ele é que tinha sido o connect, começaram o inquérito com ele.

Indivíduo 1: Boa tarde, vieram para a apresentação da "Agência de Viagens X"?
Moço: Sim sim.
Indivíduo 1: Muito bem. Então como se chama?
Moço: Moço.
Indivíduo: E que idade tem?
Moço: 33 anos.
Indivíduo 1: E a profissão?
Moço: Operador de loja.
Indivíduo 1: Muito bem. E a esposa?
Nightwisha Maria, *relevando o título de esposa* - Nightwisha Maria.
Indivíduo: E a idade?
Nightwisha Maria: 26 anos.
Indivíduo 1: Profissão?
Nightwisha Maria: Advogada.
*Pausa*
Indivíduo 1: Advogada? E exerce cá?
Nightwisha Maria: Sim, aqui em Braga.
Indivíduo 1: Mas tem escritório na cidade?
Nightwisha Maria: Sim.
Indivíduo 1: Muito bem, vão só aguardar um minutinho e já vos chamo.


Primeiro momento de constrangimento ultrapassado com sucesso. Nível dois desbloqueado.

Fomos então chamados para uma sala, onde se encontravam vários promotores que iram fazer uma apresentação da agência de viagens e tentar fidelizar os vouchariano que ali se encontrassem. Devo dizer que o promotor que nos calhou era bastante simpático, ao contrário do fulano que estava encarregue de apresentar as propostas de pagamentos para a fidelização. Era um bronco autêntico e, vendo que não estávamos interessados nos valores que nos apresentaram, questionou várias vezes, ainda que indirectamente, se o promotor tinha ou não feito bem o seu trabalho, ao ponto de ter tido necessidade de lhe responder na mesma moeda. Se foi bom a tentar persuadir-nos? Sem dúvida. Mais ainda conseguimos pensar pela nossa cabeça, muito obrigada.

Mas como eu ia a dizer, o promotor lá iniciou a sua apresentação, começando por explicar como fazíamos para utilizar o voucher. Alguns blá blá blás depois, o rapaz abriu o voucher para nos mostrar e acabar de preencher e, fazendo uma pausa, pergunta:

Indivíduo 2: Mas quem é advogado dos dois?
Nightwisha Maria *erguendo o braço*: Eu.
Indivíduo 2: Bem... houve aqui uma confusão...
*Nighwisha Maria e Moço olham para o voucher e vêem que o único campo preenchido é a profissão... da Nightwisha Maria. Ainda pensam que há dois papeluchos para preencher, um para cada uma das pessoas em causa, já que o voucher só podia ser levantado em casal. Mas não, era apenas um papel para os dois.
Indivíduo 2: Bem, é para usarem os dois, não é verdade?
Nightwisha Maria e Moço: Sim.
Indivíduo 1: É que o meu colega preencheu o voucher com a profissão da Nightwisha Maria, apesar do contacto ser o Moço. Mas sendo assim, como é para usarem os dois... Vai levar a Nighwisha Maria, não vai Moço?? *risos* Vamos então preencher o voucher com os dados da Nightwisha Maria e depois coloco os contactos dos dois.
Nightwisha Maria e Moço - Ok.

Segundo momento de constrangimento ultrapassado com sucesso. Nível três desbloqueado, para aturar o palerma de quem já vos falei em cima. Naquele momento não deu para falar nada entre mim e o Moço, mas o meu alerta de *situação surreal* fez timm timm timm, mayday mayday! Ele era o contacto, mas eu é que tinha a profissão que interessava, a profissão que traz dinheiro para casa (not yet), a profissão nobre. Até o promotor ficou constrangido, mas até que conseguiu dar a volta à coisa sem fazer grande aparato. E isso é mais uma prova para o bronco de que ele é um bom profissional.


Claro que, no final, e em retrospectiva, a coisa deu para rir, mas mais para não chorar. Não entendo estas mentalidades comezinhas sobre nobreza de profissões. Se eu gosto daquilo que faço? Claro! Não investi anos e anos da minha vida para nada, muito menos para ter um suposto título. Mas a nobreza, independentemente do trabalho, nem sempre fácil, que eu e os meus colegas desempenhamos todos os dias, está, precisamente, no carácter de todos nós, não na nossa cédula profissional. Uma profissão é nobre quando os seus membros o são "cá dentro" e não nos botões do casaco. E não, não castigamos ninguém em nome da Lua.

Cheguei à conclusão, um pouco triste, que o Moço é tipo o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Não sabem quem é? Pois eu também não sabia até às comemorações dos noventa anos da Rainha Elizabeth II de Inglaterra. Sabem aquele senhor de certa idade, com vestimenta militar, que anda sempre com ela para todo o lado e que se mantém a uma passo a trás da monarca? Pois bem, é o marido dela, o Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca, Duque de Edimburgo. E eu que pensava que a mulher era viúva há décadas.