terça-feira, 8 de setembro de 2015

TAG - Certified Bookaholics

Tcharaaaa!! Não sei se gostam ou não de desafios, mas aqui está um. Só que este é especial! Foi criado em colaboração com a C. do O Meu Reino da Noite e o Tio do Cenas do Tio (para quem não sabe, é o Moço ^^ ). E porquê? Porque nos deu na pinha e porque somos, assumidamente, Certified Bookaholics!!


Este TAG não foi criado com regras, por isso acho que cada um pode criar as suas =P Por mim, é só pegarem na imagem do desafio, responderem às perguntas, e nomearem quem quiserem. Eu cá vou nomear as seguintes pessoas:
asminhasquixotadas do As Minhas Quixotadas
Ricardo M.B.B. do contRacapa
S. do Wildflower

E claro, quem mais passar por aqui e gostar do desafio, fachabori de se sentir nomeado também ^^

Aqui ficam as minhas respostas =)

1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça
Assim de repente, sem pensar, a saga Harry Potter, de J.K. Rowling. Porque sim, tenho sido bombardeada com memes sobre como o filho mais velho do Harry e de outra-personagem-que-não-vou-dizer-por-causa-dos-spoilers ter ido pela primeira vez para Hogwarts no dia 01 de Setembro... e, como sempre, a minha carta continua perdida nos correios... há 13 anos.

2. Um livro que dizes a todos para não ler
Acho que não há nenhum livro que eu diga às pessoas para não lerem. Há alguns de que não achei lá grande coisa, mas aprendi que os que para mim podem ser daqueles livros que nem para usar de apoio de mesa me serviam, para outros podem ser fantásticos. Ou simplesmente tive alguma sorte e ainda não encontrei um livro mesmo muito mau. Excepto O Memorial do Convento... mas esse era de leitura obrigatória, por isso, não conta.

3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam)
O livro mais caro foi o Cosmos de Carl Sagan, que me custou 25,24 euros, apesar de cerca de metade desse valor ter sido pago com o saldo acumulado no cartão Bertrand.
O livro mais barato... na verdade foram vários =P Costumo ir a uma feira de usados em Braga, onde consigo comprar diversos livros a 1 euro cada. Mas como tenho de dizer um, então seja o Farpas Escolhidas, de Ramalho Ortigão (uma selecção de Rodrigues Cavalheiro de alguns textos que compõem os 18 volumes de As Farpas, escritas, numa primeira fase, em parceria com Eça de Queirós).

4. Conto de fadas favorito
A Bela e o Monstro, tanto a versão "mais Disney", como a original de Jeanne-Marie lePrince de Beaumont.

5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não)
Não necessariamente por esta ordem:
Levi bar Alphaeus, mais conhecido por Biff (Cordeiro - O Envangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo, de Christopher Moore).
Os gémeos, Fred e George Weasley (saga Harry Potter, de J.K.Rowling).
Jane Eyre (Jane Eyre, de Charlotte Brontë).

6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não)
Não necessariamente por esta ordem:
Sansa Stark (saga A Song of Ice and Fire, do Tio George).
Douglas Tate Barley (As Confissões de uma Adolescente, de Camilla Gibb).
Lord Asriel (trilogia His Dark Materials, de Philip Pullman).

7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar
Arda (da obra de J.R.R. Tolkien)
Hogwarts (saga Harry Potter, de J.K. Rowling)
O País das Histórias (A Verdadeira História de Tom Trueheart, de Ian Beck)
Westeros é um lugar demasiado perigoso.

O País das Histórias, ilustração de Ian Beck (A Verdadeira História de Tom Trueheart, de Ian Beck)

8. Uma personagem que trarias à vida real
Levi bar Alphaeus, mais conhecido por Biff (Cordeiro - O Envangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo, de Christopher Moore).

9. Um livro que te fez feliz
O Guarda da Praia, de Maria Teresa Maia Gonzalez. Foi dos primeiros livros que li e que me impulsionaram para a leitura. Mas para além disso, foi um livro que fez com que me apercebesse do mundo ao meu redor, de um modo subtil mas, ao mesmo tempo, muito profundo. Uma sensação que ainda hoje conservo ao reler as suas páginas.

10. Um livro que te fez chorar
Harry Potter e a Ordem de Fénix, de J.K. Rowling. Acho que todos sabem porquê, e... não vamos falar sobre isso.

11. Um livro que te fez pensar
A trilogia de Os Mundos Paralelos, de Philip Pullman, em especial o terceiro volume, O Telescópio de Âmbar que, dos três, é o meu favorito. Ao início pensava que estes livros seriam um YA com pouca relevância, mas à medida que a leitura foi avançando, a minha opinião foi mudando consideravelmente. Não acho assim tanto que estes sejam livros para miúdos, mas também para adultos.

12. Um livro que te fez rir
Cordeiro - O Envangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo, de Christopher Moore. Este livro também me fez pensar, e muito, mas foi, provavelmente, de todos os que já li, o que mais me fez rir.

13. Pior adaptação cinematográfica de um livro
Decididamente, Game of Thrones. Não quero saber que me digam que sou uma "purista", que uma adaptação é não suposto ser igual, que a história vai dar no mesmo e mais não sei quê. Eu li todos os livros de A Song of Ice and Fire do Tio George já editados (sim, este é o verdadeiro nome da saga, Game of Thrones é o nome do primeiro livro e da série televisiva) e acho que estão a estraçalhar a história. Pronto, não gostei da adaptação.

14. Livro(s) que vais ter que reler
A saga Harry Potter, quando finalmente conseguir comprar o último volume (edição antiga da Presença).
As Confissões de uma Adolescente, de Camilla Gibb
Saga A Song Of Ice and Fire, do Tio George. Um dia, talvez. Se ele não esticar o pernil antes de terminar a história, claro...
Cordeiro - O Envangelho Segundo Biff, o amigo de infância de Jesus Cristo, de Christopher Moore.
E muitos outros... =)

15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque
A Muralha de Gelo (A Game of Thrones parte II, edição Pt), do Tio George. Li três vezes uma certa passagem, porque não conseguia acreditar que tinha acabado de ler o que tinha acabado de ler. Foi um momento que mais parecia um vácuo no tempo.

16. Um livro que aches que esteja incompleto
Os do Saramago, ou pelo menos O Memorial do Convento, que foi o único que li dele. Falta todo o tipo de pontuação. Ai e tal, mas é a técnica dele escrever. Está bem, mas se for eu, está errado. Para mim, isso é incompleto.

17. Um livro com um final inesperado
The Kitchen Boy: Os últimos dias dos Romanov, Robert Alexander. Só posso dizer que é um livro fantástico em todos os sentidos. Não vou dizer mais para não spoilar o pessoal, mas vale mesmo a pena ler.

18. Um livro que terminou num cliffhanger 
A Estranha Vida de Nobody Owens, de Neil Gaiman, ainda que seja suposto que a história termine em aberto, num momento que faz o leitor quer saber mais.

Algumas ilustrações de Chris Riddell, que podem ser encontradas
em A Estranha Vida de Nobody Owens, de Neil Gaiman

19. Um livro com um final de arrancar cabelos
Drácula, de Bram Stoker. O que é que foi aquilo?! A sério... quero o meu príncipe que "have crossed oceans of time to find me". Não é o Ed. Isso é uma fada. Estou a falar de vampiros vitorianos bem educados, muito chiques e extremamente cruéis, como é suposto serem. Quando cheguei ao último capítulo de Drácula pensei: é agora que vou ter acção, luta e sangue por todo o lado!... nada disso. Vai masé ali para um canto embalar-te contra a parede.

20. Uma citação importante
Sei que vai soar a cliché, mas cá vai.

Citação por Jojen Reed, (A Dance with Dragons, do Tio George).

21. Uma música perfeita para ler
Eu não costumo ouvir música enquanto leio. Mas se escolher alguma, será instrumental, de certeza. Provavelmente, será dos Nox Arcana. Vou aqui deixar a música Calliope, que faz parte de um dos álbuns deles que mais gosto, o Carnival of Lost Souls .

The End

6 comentários:

  1. Ehhhh obrigada! :D Vou fazê-la mal tenha tempo!!
    Aleluia que alguém partilha a mesma opinião sobre o Saramago. Uma vez fui apedrejada num fórum de escrita português porque dei a minha opinião respeitosamente dizendo que o Memorial do Convento tinha uma estória muito bonita mas que não gostava de Saramago. Ui "porque portugeses como eu são uma merda", "porque não só damos valor aos estrangeiros" e coisas que tais. Escusado será dizer que foi a última coisa que fiz naquele fórum, porque não suporto extremistas que não aceitam outras opiniões e partem para o insulto.

    Para mim Saramago é mesmo isso: bons livros, boas estórias mas a falta de pontuação é um erro crasso. Não me ensinam a escrever como ele, não tenho culpa que tenham inventado a pontuação. Sempre me esforcei para nunca dar erros e colocar a pontuação no sítio correcto e depois tenho de ler livros que vão contra o que aprendi só porque "é um estilo"? Ninguém aceitaria o meu estilo no exame de português.
    Drácula, como te compreendo! E não vamos falar da fada, porque aquele livro não se enquadra aqui. Talvez noutra tag intitulada "Livros de retrete".

    ResponderEliminar
  2. Eh...vou fazer! E meio que a C. me disse para fazer também, aliás, acho que disse mesmo =P Mas só vou fazer quando terminar de ler o livro que estou a ler, ok? É que acho que este livro me vai marcar muito e pode ser que o possa colocar no desafio. :D Assim que li a primeira pergunta vi logo o que ias responder =P

    ResponderEliminar
  3. Tão giro :D Vou fazer quando puder ^^
    Adoro a frase que escolheste para a pergunta 20 ^^ Já a tinha visto algures pela internet há uns anos atrás e gostei tanto dela, é tão verdadeira ^^
    Hmm, Nox Arcana parece-me interessante. Vou ter que investigar esta banda :P

    ResponderEliminar
  4. Muita obrigada :D
    É algo bastante interessante e giro! Vou fazer assim que puder :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto desta tag e identifiquei-me tanto com as tuas respostas!!!

    Finalmente "encontro" alguém que também chorou no 5º livro de HP! Sirius <3

    E ainda me faltam os dois últimos volumes na estante, também edição antiga. Ando a comprá-los em segunda mão pois claro. Se vires promoções jeitosas apita ;)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)