sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Catan - o jogo

Uma das últimas aquisições "cá da casa" foi, como já vos tive oportunidade de contar, o jogo de tabuleiro Catan - Descobrir os Segredos da Ilha. Depois de o ter jogado na Comic Con, achei aquilo relativamente simples, mas ao mesmo tempo tão fantástico, que o quis ter (e o Moço também).

Este jogo de estratégia foi criado pelo alemão Klaus Teuber, comercializado em Portugal pela Devir. O seu tabuleiro representa a ilha de Catan, a qual se encontra dividida em diversos territórios. Cada um deles produz um dos cinco recursos possíveis e essenciais para fazer a colónia de cada jogador crescer: cereais, lã, barro, madeira e minério. Há ainda o deserto, que não produz nada e é colocado no centro do tabuleiro. Os recursos são utilizados pelos jogadores para construir aldeias, que mais tarde podem ser elevadas a cidades, conectadas entre si por estradas. A cada terreno disposto aleatoriamente no tabuleiro, irá corresponder um número, também aleatório. Dependendo do posicionamento das aldeias/cidades, e dos números que saem nos lançamentos de dados, os jogadores receberão os recursos onde ser encontram as suas edificações (as estradas não contam), que utilizaram para construir novas infraestruturas, para trocar no mercado ou com outros jogadores, ou ainda nos portos - que se encontram nas extremidades da ilha, e podem ser adstritos à troca de bens específicos ou não. Também é possível adquirir "cartas especiais", ou atingir pequenos objectivos, para se ganhar alguma vantagem. E depois há o "ladrão", que começa no deserto, mas vai sendo movido pelos utilizadores que obterem sete em lançamento de dados, e o posicionado num terreno à sua escolha. Enquanto aí permanecer, o terreno não será capaz de produzir recursos, sendo que o "ladrão só mudará de "poiso" quando algum jogador voltar a ter sete ou ser utilizada uma "carta especial". Tudo isto vai fazendo com que os "colonizadores" ganhem pontos, sendo que ganha aquele que primeiro conseguir 10 pontos.

(Isto é apenas um resumo das regras do jogo original, para terem uma ideia "da coisa". Existem mais tabuleiros/mapas, incluindo um de Star Trek que o Moço se babou todo só de olhar =P ).

Como disse, não é um jogo com regras complicadas, até porque está recomendado para maiores de 10 anos. A ideia é pôr as cabecinhas a pensar, e tentar desenvolver uma estratégia que nos faça ganhar o jogo, tentado combinar todas as variáveis possíveis, com 3 ou 4 jogadores (número recomendado). Tem sido extremamente divertido jogar este jogo com o Moço (mesmo com duas pessoas pode ser divertido e extenuante), o que tem dado um novo alento às minhas horas de almoço. Nem sempre chegamos aos 10 pontos, porque o meu tempo de almoço é bastante limitado, mas vá, tentamos optimizar o tempo jogo - o que acaba por nos obrigar a fazer escolhas "à pressão" e torna tudo muito mais intuitivo.

Não vou dizer que não ando, se certa forma, viciada em Catan, mas tendo não jogar a todas as horas livres, para não criar rotina e, consequentemente, perder interesse no jogo. Até porque ele custou os olhos da cara, mesmo tendo sido comprado a meias. Já o Moço, apesar de também ser comedido no vício, tem um contador do seu blog, para dar conta das partidas jogadas e... ganhas por cada um de nós. Digamos apenas que, em relação a isso, ele está um pouquinho "revoltado" por eu lhe estar a ganhar... =P

Experimentem o jogo. Mesmo que não o comprem, podem sempre procurar algum grupo que organize encontros de pessoal que goste de jogos de tabuleiro. Apesar de ser um jogo de estratégia, acho-o bastante acessível e divertido. Aqui por casa, a nerdice é elevada a outros níveis, como podem ver ^^

6 comentários:

  1. Gosto imenso de jogos de tabuleiro. Sao uma optima forma de juntar imensa gente e divertir-nos :) O jogo que falas nao conheco, mas segundo o que explicaste parece interessante

    ResponderEliminar
  2. Adoro este tipo de jogos!
    R: Ahah, obrigada querida! Também já tinha saudades de cá vir :b

    ResponderEliminar
  3. Parece muito porreiro :D eu gosto bastante de jogos de tabuleiro mas o moço daqui nem por isso...

    ResponderEliminar
  4. Parece engraçado, tenho que experimentar :P

    PS: Estás a ler um dos meus livros favoritos (A estranha vida de Nobody Owens) :P
    estás a gostar?

    ResponderEliminar
  5. Chiça, pelo resumo parece-me um jogo difícil e com umas regras do Catan'o. ahahahah

    ResponderEliminar
  6. Cheguei a experimentá-lo numa tarde, véspera de passagem de ano, em casa de amigos. Não estava com "espírito de jogos de tabuleiro" e portanto compreende-se que não lhe tenha dado uma oportunidade decente para me impressionar...um dia destes volto a tentar (os meua amigos também estavam totalmente viciados...e admitiam :D)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)